Julho 04 2011 0Comentários

12 activistas espanhois presos


Na quarta feira, 22 de Junho de 2011, 12 activistas dos direitos dos animais foram presos pela polícia espanhola, numa serie de buscas a mando do juíz de Santiago de Compostela.
As buscas domiciliárias e a captura dos activistas da Igualdad Animal e da Equanimal ocorreram em Madrid, Astúrias, Vizcaya e na Galiza, sendo que os activistas detidos doram levados para o tribunal de Santiago de Compostela onde foram acusados de ofensas contra o meio ambiente, desordem publica e formação de quadrilha.
A origem das investigações está centrada sobre a aparente libertação intensional de 20 mil visons da quinta Visones Bermúdez, localizada em Santiago de Compostela, em Novembro de 2007, o que indicaria o suposto dano para o ambiente. Ambas as organizações negaram qualquer envolvimento no actos.
As organizações Igualdad Animal e Equanimal condenaram publicamente a tortura e o massacre de mais de 300.000 visons anualmente pelo comércio de peles espanhol, tendo conduzido investigações secretas nas quintas de peles e montado campanhas importantes sobre o uso das mesmas.
Estas detenções representam um claro ataque por parte da indústria das peles para encobrir e sensionar os activistas que divulgam os horrores que esta pratica oculta (gaseamentos, mutilações, cativeiro, sofrimento)
As duas organizações definem-se como activistas não violentos que dedicam os seus esforços para sensibilizar a opinião pública sobre os direitos dos animais, informando a sociedade sob a consequiencia do uso de produtos de origem animal e promovem o uso das alternativas. Mesmo que nenhum dos elementos que neste momento está preso estivesse envolvido na libertação dos visons, a Igualdad Animal e a Equanimal, não condenam estas acções pois defendem os interesses de todos os animais, independentemente da espécie.
À semelhança do que aconteceu noutros paises europeus, as autoridades espanholas numa tentativa de criminalizar o movimento pelos direitos dos animais em Espanha, vários acivistas foram presos.
Neste momento encontram-se presos três dos doze activistas.

Está prevista uma manifestação de apoio frente às embaixadas espanholas e centros das cidades para o dia 24 de Junho de 2011. (morada de embaixada em Portugal Rua do Salitre, 1.- 1269-052 Lisboa).

Há uma petição online que todos podemos assinar para a libertação dos activistas :
http://www.thepetitionsite.com/1/free-the-spanish-12—animal-rights-activism-is-not-terrorism-libertad-para-los-activistas/

Para mais informações : http://thespanish12.wordpress.com/about/

Escreva uma resposta ou comentário