Outubro 07 2016 9Comentários
Image: Pixabay

7 razões para se considerar o veganismo

Como todos sabem, o veganismo só traz benefícios, mas muitas vezes não paramos para falar sobre eles de maneira mais aprofundada. Então, eu decidi listar aqui alguns deles para mostrar que, realmente, a dieta vegana pode ser sim muito saudável e vantajosa.

1- Menos odor
Nem o desodorante segura o odor? Pois é, isso não acontece com os veganos. Veganos têm menos odor corporal e bucal.

2- Artrite
Você sabia que cortar derivados do leite diminui significantemente os sintomas de artrite? Uma dieta sem glúten e sem leite é ideal para pessoas que sofrem desse mal. Você logo verá a diferença.

3- Câncer de mama
Sua família tem histórico de câncer de mama? Você pode evitar esse grande problema cortando carne e derivados do leite. Países em que se consome muito pouco desses dois têm um número significantemente menor de vítimas de câncer de mama.

4- Produtividade
Veganos têm maior produtividade no trabalho e melhor humor. Não só nos trabalhos em frente ao computador não! Além de ajudar o cérebro a funcionar, auxilia os músculos também: muitos atletas mencionaram um aumento do desempenho depois de mudarem para uma dieta vegana.

5- Beleza
A dieta vegana melhora o cabelo e as unhas (pela abundância de vitaminas A e E na dieta), além de ajudar no controle do peso. Não é à toa que não se acham obesos veganos com facilidade.

6- Antibióticos
Muitos antibióticos são dados aos animais que são comidos, e isso pode gerar em nosso corpo bactérias resistentes aos mesmos.

7- Ambiente
Você sabia que 51% dos gases causadores do efeito estufa são gerados por pastos? Além de não ajudar o meio-ambiente, também somos responsáveis pelo abatimento de animais que sentem emoções assim como nós.

Viu quantas vantagens? Ainda assim, existem muitas pessoas acham que a dieta vegana é difícil de ser seguida, pois é muito limitada e são poucos os restaurantes que oferecem esta opção. Mas isso não é verdade, já que muitos restaurantes oferecem até delivery de comida vegana e as opções só aumentam a cada dia! Mudar a sua dieta é fácil, super saudável e ainda faz bem ao ambiente.

(autor convidado)

loja vegetariana

9 comments

  1. Confesso que ainda não sei cozinhar bem bem ao modo vegetariano ou ao modo vegan. Mas verifico – quer nos restaurantes, quer nas revistas sobre este assunto – que uma das características dos seus pratos é a cor, correspondendo elas à diversidade de alimentos necessários ao equilíbrio alimentar. Por outro lado, também verifico que os diversos alimentos, se tal for o caso, são cozinhados em separado, fazendo-se a mistura no prato, o que tb contribui para o colorido. No entanto, às vezes dou com restaurantes que anunciam coisas como ‘feijoada camponesa’ onde todos os diversos alimentos são cozinhados juntos (arroz, feijão, couves, cenouras, batata doce…), suponho que contaminando-se dos sabores uns dos outros e ficando, nas fotografias, com um aspecto muito pouco apetitoso… Isto é costume?

    Responder
    1. Não é muito usual cozinhar feijão e arroz, mas para dar cor a um prato escuro basta acrescentar uma salada simples (apenas alface, tomate e cenoura) o prato ganhará mais cor e vida.
      Alguns restaurantes mais tradicionais também não tem muita preocupação com a apresentação do prato e os olhos também gostam de ver o que se vai comer e servem sem qualquer apresentação, já há outros que se esmeram e apresentam os pratos vegetarianos (mesmo que não estejam listados) como verdadeiras preciosidades e aí já se enquadra no que se espera de um prato vivo e cheio de cor.

      até breve =)

      Responder
      1. Muito obrigada pela resposta. Vou continuar atenta à qualidade… e a aprender sempre!

        Responder
  2. Sei que uma alimentação vegetariana ou uma alimentação vegana, implica a ingestão de bastantes quantidades e variedades de feijão, grão, lentilhas… Desde bebé que sou alérgica a toda a espécie de feijões (incluindo soja) e a lentilhas e essa alergia mantém-se até hoje. Gosto do cheiro de ambas as coisas mas de cada vez que decidi experimentar, tive reacções alérgicas muito graves. Assim, quais os alimentos que, no lugar destes, me podem dar os nutrientes necessários a uma alimentação equilibrada? Alguém conhece o problema ou tem sugestões para o resolver?

    Responder
    1. Olá Teresa
      Para saber como equilibrar a alimentação sem o grão, aconselho a consulta com um nutricionista, mas para tentar ajudar, existem outros alimentos ricos em proteína e que poderão ser incluídos.
      Poderá experimentar o seitan, que é feito a partir do glúten de trigo, as ervilhas, a quinoa, as nozes, sementes, chia e toda uma variedade de alimentos naturais que podem ser consumidos e que tem grandes quantidades de nutrientes e proteína.
      Até breve

      Responder
    2. Uma vez mais, obrigada pela resposta pronta. Já consultei um nutricionista mas a resposta não me agradou pois manteve-se na ideia da inevitabilidade do consumo de carnes o que gostaria muito de evitar. mas quero saber como mudar, sem correr riscos para a minha saúde pois ela é já bastante frágil. Vou continuar a vir aqui.

      Responder
      1. obrigada Teresa, vou tentar aprender mais sobre uma alimentação vegana sem alguns alimentos. Procure um nutricionista vegano ou que tenha uma abertura ao veganismo.

        até breve =)

        Responder
  3. Preciso de receita de comida vegana. Pois meu filho de 21 anos me comunicou que quer comida vegana. Não sei fazer nada. Tenho medo que fique doente. Há dois dias que não come nada de origem animal.Pedi para me dar um tempo para aprender a cozinhar e o corpo dele se acostumar mas ele não aceita. Muita grata. Adorei suas dicas.

    Responder
    1. Olá Vivian.

      No blog pode encontrar várias receitas , vá à secção de receitas http://sociedadevegan.com/category/receitas-vegan/

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário