Abril 15 2015 0Comentários

A razão à mesa

NAS LIVRARIAS: A PARTIR DE 20 DE ABRIL de 2015

A Razão à Mesa leva-nos a perguntar se seremos livres para comer o que queremos. Será que a alimentação pode ser errada, não por não ser saudável, mas por ser moralmente incorrecta? Neste ensaio filosófico o leitor é convidado a acompanhar uma análise crítica da racionalidade que suporta o especismo na alimentação humana padrão. Afinal, quais são as diferenças moralmente relevantes entre a carne dos animais produzidos para ali­mentação humana e a dos animais de estimação?

“Esta obra convida os leitores a ponderarem um desafio. (…) trata-se de pensar a razão humana, não como aquele muro atrás do qual a humanidade sempre se protegeu da crueldade imposta pela nossa dominação sobre as outras criaturas viventes, mas como uma ponte estabelecendo ligações e intercâmbios entre todos os seres irmanados pela capacidade de sentirem dor e prazer.” Viriato Soromenho-Marques, excerto do Prefácio

SOBRE O AUTOR:
Ricardo Miguel. É licenciado em Filosofia e mestre em Ensino de Filosofia pela Universidade de Lisboa. É membro do grupo de investigação LanCog do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. As suas principais áreas de interesse são a Lógica, a Filosofia da Matemática e a Ética. Traduziu vários artigos de Filosofia e está actualmente naquela Universidade a realizar o Doutoramento sobre o estatuto moral dos animais não-humanos.

A esta obra foi atribuído o Prémio Engenheiro Fernando Barreiros Marques pela Cátedra A Razão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Pode ser adquirido online aqui

image

Formato: 15 cm x 22 cm
ISBN: 978-989-680-142-7
Data de Publicação: Abril de 2015
PVP: 11,90 euros

Escreva uma resposta ou comentário