Abril 17 2011 0Comentários

Aditivos alimentares

comsética vegan

Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos para manter, modificar o seu sabor, ou melhorar a aparência dos mesmos. Com o desenvolvimento industrial foram introduzidos novos aditivos, que permitiram a produção em grande escala e o transporte dos alimentos em grandes distâncias, assegurando que o produto chega ao consumidor final com um aspecto atractivo.
Os aditivos presentes nos alimentos vêm sempre discriminados na embalagem e os aditivos utilizados pela indústria alimentar foram submetidos a testes e a uma aprovação para fazer parte da lista de produtos positivos.
Aqui fica uma lista de aditivos e como eles são utilizados pela indústria alimentar:
Acidulantes: são ácidos que são adicionados aos alimentos para realçar o sabor dos alimentos e também como forma de os conservar como antioxidantes, Alguns ácidos utilizados são: ácido acético, ácido cítrico, ácido tártaro, ácido málico, ácido láctico e ácido málico.
Reguladores de acidez: usados como controladores de acidez ou de alcalinidade.
Antiaglomerantes e antiumectantes: evitam a aglomeração de partículas nos produtos em pó.
Antiespumantes: reduzem a a formação de espuma.
Antioxidantes: conservam os alimentos inibindo o efeito do oxigénio sobre os alimentos.
Agentes de volume: aumentam o volume dos alimentos em no entanto alterar as suas características, como por exemplo o amido.
Corantes: são adicionados para substituir as cores perdidas durante a preparação dos alimentos ou para torna-los mais atractivos.
Fixadores de cor: preservam a cor original dos alimentos.
Emulsificantes: permitem a mistura de água e óleos numa emulsão.
Aromatizantes: adicionam sabores ou aromas aos alimentos.
Intensificadores de sabor: realçam o sabor natural dos alimentos.
Humidificantes: mantêm os alimentos, permitindo que eles não sequem ou apodreçam.
Conservantes: inibem a acção de fungos, bactérias e outros microorganismos que possam prejudicar a qualidade dos alimentos.
Estabilizantes, espessantes e gelificantes: tornam os alimentos mais firmes e ajudam a estabilizar as emulsões. Tornam os alimentos mais viscosos, sem alterar as suas propriedades nutricionais.
Edulcorantes: são adoçantes que reduzem a energia fornecida pelos alimentos e permitem que possam ser ingeridos por diabéticos.

The Humble Co

Escreva uma resposta ou comentário