Outubro 27 2019 0Comentários

Os Cães podem comer ração vegan?

comsética vegan

WoW! Porque é que ainda não falei dos Cães e das rações vegan? Não sei, mas talvez por ter mais experiência com gatos que seguem uma alimentação vegetariana em primeira mão e os cães apenas por contacto com outras pessoas.

Mas voltando uns anos atrás no tempo, acho que ouvi falar pela primeira vez em ração vegetariana para cães no veterinário, quando a Natty estava doente e uma das opções para a recuperação era a ração vegetariana. Em 2007 não havia muita informação sobre este tipo de alimentação para animais de companhia e a sua distribuição centrava-se em círculos muito restritos, não existiam lojas online com a oferta e ela era encomendada directamente nas clínicas veterinárias. Normalmente eram recomendadas a Cães doentes, com problemas digestivos, cardiovasculares, alergias ou problemas de pelo, intolerância à proteína animal, leishmaniose, excesso de peso e obesidade em animais esterilizados ou no caso da Natty, com cancro e para recuperação pós-cirúrgica.

Os cães podem ser veganos?

Tal como nos gatos, não podemos chamar um cão ou um gato de vegano, ser vegano é mais do que uma questão alimentar, mas podemos oferecer uma ração 100% vegetariana aos nossos melhores amigos e eles vão ser saudáveis e felizes, recebem todos os nutrientes imprescindíveis para uma dieta equilibrada e sabemos que estamos a oferecer uma alternativa ética às rações de origem animal.

Podemos analisar o comportamento alimentar dos antepassados dos cães e percebemos que as presas naturais dos lobos são os grandes ungulados e que as partes favoritas deles são as vísceras, onde se encontra matéria vegetal parcialmente digerida. Além disso eles também se alimentam directamente de frutas, bagas e cogumelos, sendo por isso muito fácil preparar uma alimentação de base 100% vegetariana para cães.

Porque devemos optar por rações 100% vegetarianas?

As rações de carne, por norma. São elaboradas com subprodutos da indústria das carnes, pedaços de animais que não podem entrar no circuito de consumo humano, simplificando, animais doentes, incapacitados ou que morreram em circunstâncias por apurar. Além do mais, estão cheios de antibióticos e substâncias químicas, como hormonas de crescimento ou outras que vão ser passadas para os nossos animais de companhia.

As rações convencionais também têm sempre muitas cores que são resultados de corantes artificiais que podem muitas vezes ser prejudiciais para os animais. Na verdade, eles não estão lá a fazer nada, os cães não distinguem as cores, mas nós enquanto tutores, acreditamos que a cor representa um determinado alimento: o laranja a cenoura, o verde os brócolos ou espinafres, entre outras, mas na realidade os corantes químicos muitas vezes carcinogénicos.

Por norma não são adequadas para consumo humano, ao contrário do que acontece com as rações vegetarianas. Isto não significa que passemos a comer a ração vegetariana, mas que ela é segura para que o possamos fazer.

Como posso fazer a transição de uma alimentação convencional para uma alimentação 100% vegetal do meus Cão?

Para fazer a transição de uma alimentação convencional para uma alimentação 100% vegetariana é muito importante que o Cão não tenha tido muitas alterações na rotina e que se encontre calmo, por exemplo, uma mudança de casa, a chegada de um novo membro da família ou uma alteração de rotina pode causar um grande stress ao Cão (ou gato) e não será a melhor altura para introduzir um tipo de alimentação diferente.

Tal como nos gatos e para que não exista uma grande alteração na alimentação, recomendo também uma transição lenta, nunca menos de 5 dias, onde se mistura a ração antiga com as novas rações para que eles se habituem.

As rações vegetarianas, por norma não têm um odor muito forte, ao contrário do que acontece com as rações de supermercado, que tem aromatizantes e intensificadores de sabor para se tornarem mais apelativas. Uma maneira de a tornar mais atractiva é adicionar comida caseira ou levedura nutricional para ganhar mais sabor e aroma.

É fácil encontrar rações vegetarianas em Portugal?

Sim, felizmente as rações vegetarianas já não estão disponíveis apenas em veterinários, já existem várias marcas (AMI PET, Benevo ou Veggie Animals) e agora encontram-se à distância de um clique. Compro as minhas rações (felinas) na lojavegetariana.pt e lá também encontras ração vegetariana para Cão, desde cães pequenos até cães maiores.

A Ami, por exemplo, tem uma ração especifica para cães mais pequenos, com grãos que podem ser comidos por raças mais pequenas como os chihuahua.

Se tal como eu, tu também gostas de fazer uns miminhos para o teu melhor amigo, podes sempre complementar a alimentação dele com batata-doce, lentinhas, vagens, cenoura, abóbora, chuchu ou beterraba, as possibilidades são infinitas, mas este “miminho” não deve substituir a ração que é sempre o alimento mais completo que podes dar ao teu Cão.

Encontra aqui a ração vegetariana para cães

The Humble Co

Escreva uma resposta ou comentário