Canguru à venda no Porto

Recebemos a denúncia que na feira dos passarinhos, Porto, encontra-se à venda um canguru!
Esperamos ansiosamente pela feira seguinte, para poder ir verificar a situação e se tal fose verdade, denunciar às autoridades competentes o que se estava a passar na dita feira. No domingo 30 de janeiro de manhã cedo, fomos à feira, para poder verificar se realmente se encontrava um canguru à venda. Qual não foi o nosso espanto ao verificar que realmente o animal se encontrava lá! Ligamos imediatamente para a SEPNA, que nos informaram que o dito vendedor já tinha sido denúnciado anteriormente e que o animal está completamente legalizado e que o vendedor tem as respectivas facturas. Entretanto indicaram-nos que está neste momento a decorrer uma investigação e para voltarmos a contactar passadas 4 semanas. No entanto infelizmente fomos também informados que esta espécie de marsupial pode ser comercializada, já que não se encontra protegida pela legislação de conservação da natureza.
A feira realiza-se todos os domingos 7.30h e as 12.30h em frente à antiga “Cadeia da Relação” e ao Jardim da Cordoaria.

Para quem não conhece a feira aqui ficam algumas imagens:

18 comments

  1. Uma verdade que a massa de manobra adora ignorar: as pessoas ignorantes adoram comparar o Brasil com países Europeus ”Lá na europa é outra coisa, la o governo é bom de verdade, mas essas pessoas tampam os olhos para as atrocidades cometidas por esses países, principalmente no cenário internacional”.

    A venda de animais exóticos em Portugal é algo muito comum, você pode até mesmo comprar um leão ou tigre pela internet…

    Então para de chorar, seus saquinhos de merda, projetos fracassados de esquerdistas.

    Responder
    1. Por acaso é mentira. Em Portugal o único felino que pode ser detido legalmente em cativeiro é o gato doméstico.
      Em relação às espécies exóticas, bem… Funciona uma coisa chamada CITES!

      Responder
    2. Iruuu ótimo comentário, pensei o mesmo. Vão procurar o que fazer seus Nutellas.

      Responder
  2. Não é viajar para a Austrália e discurso de viajar na maionese.
    Aquele animal foi criado em cativeiro, devolver a natureza era o mesmo que o matar.
    Devolver a Austrália? Mandar numa carta, ou envelope, acordem, alguém tem ideia dos requisitos e custos para o animal poder viajar, na primeira noite era comido por um predador .
    Um parque onde normalmente são mal tratados e abusados, que garantias tem que o animal é melhor tratado que por algum comprador.
    Resgatar, seria por certo comprar uma vez que o animal esta a venda e de forma legal perante a lei.
    Resgatar ( roubar) sem comprar ao vendedor seria crime !
    No Alentejo produzem e vendem a sua carne, legalmente.
    Tantos bitaites comprem o animal e arranjem alguém que o trate e lhe de uma vida digna.
    Cumprimentos

    Responder
  3. morre tanat gente com fome …

    Responder
    1. E se deixarmos de nos preocupar com os animais as pessoas deixam de morrer à fome?? Cada um defende e luta pela causa que quer… é sempre a mesma história…

      Responder
  4. Quando se depararem com situações dessas, devem contactar o SEPNA de imediato.

    Responder
  5. …isso é absurdamente desprezível e deprimente…

    Responder
  6. …que horror…estar de mãos atadas,e não poder devolver todos esses pobres animais aos seus habitats é desolador…

    Responder
  7. Boas… Ao contrario de todos os que aqui escrevem, eu procuro animais desses para a minha casa, nao animais ilegais, mas sim animais como esse canguru por exemplo, legal e com documentos… Se alguém puder dar o contacto do vendedor do canguru ou dizer como contacta -lo agradeço .

    Responder
  8. Nem mais sr:Carlos FERNANDO estas pessoas antes de falarem pensem no k vão dizer este animal é primitido em portugal e sim sou contra o tráfico de animais mas s o senhor tem o legal kual o problema ? quem compra animais destes é porque gosta e os vai criar com carinho ,a tanta coisa preocupante em portugal e grave isso é k se deviam de preocupar ,eu próprio tenho aves exóticas e sabem quanto se gasta por ano em comida em veterinários em toda legalização das aves e muito trabalho agora m digam se as pessoas não gostassem de animais desses davão-se a todo a esse trabalho para quê?

    Responder
  9. Ao dono deste Blog:

    Não encontro aqui o articulado da lei que proíbe a venda do canguru em Portugal. Se realmente receberam “uma denuncia” tem que forçosamente começara a informar por aí! Sabe dizer qual é?

    É que se não sabe, salvo melhor opinião, viola a lei da Constituição Portuguesa e pode ser criminalmente acusado.

    Aconselho vivamente a ter mais cuidado no que escreve e faz tornar público!

    Responder
  10. Boa tarde Sra. Adriana Nunes,
    Frequento a feira de passaros do Porto à cerca de cinco anos, e realmente ja me deparei com algumas irregularidades que me chegaram a perturbar.
    Na verdade despertou-me atenção da venda do Kanguru abaixo referido, no qual me interessei profundamente em saber se o mesmo poderia ser vendido na feira do Porto (ou seja, se estava legal), ao qual me informaram que o kanguru estava devidamente legal e calmo na sua jaula.
    Custa-me perceber como é que se preocupam com a venda de um kanguru que por sinal estava bastante calmo e legal, e não se preocupam com a venda a escassos metros da feira, de cententenas de passaros ilegais e por sinal em vias de extinção (pintasilgos, don fafe, etc…), que em cada 100 passaros apanhados só 10 sobrevivem! como é que é possivel uma barbaridade destas e ninguém se preocupar com uma situação destas.
    E de quando em vez aparece a policia e identifica os vendedores ilegais, e apenas apreende os ditos animais…

    PARA ONDE IRÃO ESTES PASSARINHOS??? PRO SEU HABITAT OU PARA OS SEUS AMIGOS???

    Responder
  11. E o que pensam fazer em relação ao resgate do animal? Eu concordo plenamente com isso mas não tenho qualquer esperança de que possamos impedir que esse homem pare de vender animais selvagens..as autoridades também não têm “autoridade” para o impedir.. mas não custa nada tentar. Se quiserem apoio em algo eu posso ajudar no que for preciso..acima de tudo acho que é essencial salvar o animal apesar de saber perfeitamente que não vale de nada pois ele voltará com outro no dia a seguir se for preciso..

    Responder
  12. Olá eu sou a Adriana e gostaria de por uma proposta: como em portugal não temos santuarios para estes animais, porque o melhor mesmo seria devolver o canguru ao seu habitat natural, mas como penso que isso por agora seja um pouco dificil, deveriamos contactar o badoca safari park onde tratam muito bem dos animais e onde podem ao menos estar com animais da mesma especie e num ambiente mais ou menos adquado mas que ao menos têm os cuidados necessários como comida, água etc.. Tenho muita pena e raiva de quem vende este tipo de animais selvagens, mas como infelismente sei bem que nada o impedirá de vender, mesmo que tenha de pagar uma indeminização, a nossa justiça nunca fará nada em relação a isso!!
    Se o preço do animal for muito alto poderia-se abrir uma conta para que pudessemos angariar o dinheiro, mas se for pouco eu responsabilizo-me em pagar (se for por volta dos 200 euros a 500 no maximo). Tenho muito medo porque esse animal pode ser comprado por um excentrico qualquer, andam aí muitos malucos que querem esses animais, por alguma razão ele anda a vende-los…
    Obrigado pela atenção,
    Adriana Nunes Rebelo

    Responder
    1. Olá Adriana!
      A sugestão que enviou é muito interessante e atrativa, se o Badoka Safari Park pudesse acolher o canguru. Mas ao mesmo tempo estariamos a estimular a venda destes animais e as autoridades continuariam a a não actuar. Temos que chamar a atenção ao tráfico destes animais e tentar resgatá-los sem criar um negócio paralelo.

      Responder
      1. Sabem como começou o Badoka Park? lol

        Responder

Escreva uma resposta ou comentário