Maio 20 2018 0Comentários
bebida-vegetal-avela-ban

Como fazer bebidas vegetais em casa

queijo vegan

A base de uma alimentação saudável é tentar utilizar o máximo de alimentos naturais e pouco processados e estas escolhas passam pelas opções mais simples que fazemos e apesar de existir uma grande oferta de alimentos nos supermercados, escolher e conhecer o que consumimos é muito importante.

Uma das escolhas simples e saudáveis que podemos fazer são as bebidas vegetais. Existe uma grande disponibilidade de bebidas vegetais no mercado, algumas com melhor qualidade do que outras, umas orgânicas, outras com sabor, ingredientes adicionados, etc. O ponto comum nestas bebidas é a baixa percentagem de cereais, sementes ou frutos secos presente na sua composição, grande parte das vezes não tem mais do que 4% e a textura das bebidas é criada através da adição de açúcar, óleo ou outro aditivo, para conhecer melhor a composição, basta ler o rótulo e ficar a conhecer a lista de ingredientes.

Quando faço a minha bebida vegetal em casa, normalmente resume-se a ingredientes: 1 tipo de semente, cereal ou fruto seco e água. Se quiser, dependendo do tipo de bebida e onde a vou utilizar posso fazer a mistura de duas ou mais sementes.

As bebidas vegetais que hoje coloco aqui, são bebidas muito simples de preparar, basta demolhar a base e para triturar, basta utilizar uma varinha mágica, uma chufamix ou um saco para coar a bebida vegetal. O resíduo que sobra da bebida pode ser utilizada na confecção de diversas receitas ou utilizar como farinha. Alguns destes alimentos base deixam mais resíduo do que outros.

Bebida vegetal de Coco
A bebida vegetal de coco é muito simples, não exige qualquer tipo de preparação prévia (colocar a demolhar) e é muito rápida. Para isso basta utilizar 1 cerca de 200 gramas de polpa de coco (crua) e 3 chávenas de água de coco. De seguida é só triturar e coar*

Bebida vegetal de sementes de Linhaça ou Alpiste
As sementes de alpiste e linhaça, são ambas ricas em ómega 3 e cálcio. As sementes de alpiste são relativamente baratas e podem ser encontradas na secção de alimentos dietéticos ou na secção de animais (alimento para pássaros). Para preparar a bebida de alpiste ou linhaça basta demolhar 80 gramas de sementes durante 2 horas (ou se preferires podes deixar durante a noite), retirar a água, lavar as sementes e triturar com 1 litro de água. As sementes de alpiste são naturalmente adocicadas, é uma bebida boa para adicionar aos cereais, papa de aveia, granola ou pratos mais doces, permitindo reduzir a quantidade de açúcar que a receita poderá conter.

bebida-vegetal-avelaBebida de Avelã
Esta é a minha favorita. Adoro a combinação da avelã com o cacau e uma pitada de doce (tâmaras, agave, açúcar de coco…), quando não tenho Vego (o meu chocolate favorito), utilizo a bebida de avelã para preparar sobremesas doces que tenham cacau na sua combinação. Para fazer uma bebida de avelã mais intensa, basta utilizar 200 gramas de avelãs descascadas para 800 ml de água. De seguida é só triturar e coar*

Se gostares de bebidas mais doces, deixo aqui uma sugestão que irá fazer com que a bebida ganhe mais sabor e cremosidade:
Para as medidas de cada uma das sugestões acima mencionadas:
1 colher de café de extracto de baunilha
2 colheres de xarope de ácer, ágar ou 2 tâmaras (previamente demolhadas e picadas)
1 colher de sopa de lecitina de soja ou girassol (opcional)
1 pitada de sal (para impulsionar o sabor.

*se utilizares a chufamix a coagem é feita com o próprio aparelho. Encontra a tua Chufamix na lojavegetariana.pt: https://lojavegetariana.pt/produto/chufamix-preparacao-leites-vegetais/

proteína vegan

Escreva uma resposta ou comentário