Setembro 04 2016 0Comentários
detox-adtrid-pfeiffer-000

Detox Dia a Dia – Astrid Pfeiffer – com receita

queijo vegan

O crescimento de livros de receitas veganas tem sido muito positivo, começo a perceber que há cada vez mais gente com interesse em aprender mais sobre a cozinha vegana, os seus benefícios ou apenas com vontade de reduzir o consumo de produtos e ingredientes de origem animal.

Sempre que compro um livro, gosto de saber quem o escreveu e quais as suas motivações. Tirando raras exeções, os livros que compro são de autores que já sigo e que me motivam a saber mais sobre eles. Um desses livros foi o novo livro Detox Dia a Dia, da autoria de Astrid Pfeifer.

Para quem não conhece a Astrid Pfeiffer é uma nutricionista, com várias provas dadas a nível de nutrição e alimentação funcional e é também conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira, tendo já colaborado em diversos títulos de culinária vegetariana, um deles de Eduardo Corassa.

O primeiro livro de Astrid Pfeiffer (A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer) foi eleito o sgundo melhor livro de culinária vegetariana do mundo, em 2012, pela Gourmand World Cookbook Awards.

Falando do livro, Detox Dia a Dia, é um guia de receitas e planeamento para quem pretende cuidar de si e quer fazer um plano detox, dando oportunidade ao seu corpo e organismo de recuperar dos excessos.

detox-adtrid-pfeiffer-003

Astrid faz uma breve introdução sobre o que é um plano Detox e como utilizar as receitas do livro, que estão divididas em capítulos de acordo com as com as refeições diárias (pequeno-almoço, lanche matinal, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e reforça várias vezes a necessidade de antes de fazer um detox, ser aconselhado por um nutricionista qualificado, já que durante o processo o nosso organismo sofre mudanças radicais durante as três fases do processo detox.

Cada receita vem com um guia nutricional do ingrediente principal de cada receita, para que possamos aprender sobre os benefícios de cada porção ou sugestão de substituição de ingredientes.

A receita que mais gostei do livro, é uma que gosto muito e que não resisto, o pudim de chia.

detox-adtrid-pfeiffer-002

Pudim de Chia
1 ½ chávena de leite de castanha de caju (360ml)
1/3 de chávena de chia (55g)
½ colher (chá) de canela em pó (1g)
½ chávena de mirtilos (80g)
xarope de agave (opcional)

Preparação
Coloque o leite, a chia e a canela numa tigela e misture bem, dissolvendo os grumos que se formarem. Deixe hidratar por 5minutos. Em seguida, acrescente o mirtilo e o agave, se desejar.

O leite de castanha de caju pode ser preparado no liquidificador ½ chicara de castanhas de caju cruas, sem sal, com duas chávenas de água filtrada(480ml), até que as castanhas fiquem bem trituradas. Depois é só coar várias vezes, até extrair todo o líquido.
O resíduo pode ser temperado com azeite e ervas e usado como ricota.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

proteína vegan

Escreva uma resposta ou comentário