Julho 31 2017 0Comentários
gatos-veganos-banner

Gatos Veganos – Devemos dar ração vegetariana? Sim ou Não

O tema da alimentação vegetariana para Gatos é muito sensível e  causa muita discórdia entre os veganos e não veganos, mas o que aqui coloco é a minha opinião e está relacionado com o que aprendi ao longo dos anos.

Em 2014 assisti a uma conferência de um dos fundadores do Santuário Compasión Animal, na qual ele expôs as dificuldades que encontraram quando começaram a projectar o santuário. De uma maneira muito aberta, Alberto, colocou todas as dificuldades que encararam e como perderam alguns patronos que estavam dispostos a ajudar. Um dos pontos que fez com que um pretendente a patrono abandonasse o projecto foi o valor exorbitante que o santuário apresentou, para poder alimentar os seus cães e gatos com uma alimentação 100% vegetariana. Ele não concordava, havendo rações para animais mais baratas no mercado, seria incomportável alimentar os animais com aquele tipo de ração vegetariana. Para os fundadores do Santuário, não fazia qualquer sentido resgatar animais e ao mesmo tempo contribuir para a morte de outros para alimentar os seus animais.

Para mim, faz todo o sentido e actualmente existem muitas rações vegetarianas para gatos que tem todos os nutrientes que eles precisam para se manterem saudáveis, porque que é preciso morrer um animal para alimentar outro? Ainda para mais sabendo que as carnes que são utilizadas nas rações para animais são compostas por restos de animais doentes e não apto para consumo humano.
Sim, os gatos na natureza são animais carnívoros e alimentam-se do que caçam ou seja pequenos roedores e pássaros. Quando os apanham eles mastigam e ingerem os animais integralmente, o fígado, coração e também o seu aparelho digestivo, que poderá ter folhas vegetais e grãos, alguns já digeridos. As rações que encontramos em supermercados e lojas de animais são de animais de grande porte, que seria impossível um gato caçar e conseguir rasgar a sua pele e comer.

gatos-vegan-03

As rações vegetarianas para cão e gato, são formuladas com tudo o que eles precisam para ter uma vida saudável e bem equilibrada. Pode haver sempre a possibilidade de  fazermos as refeições dos nossos patudos em casa, mas isso exige um planeamento extra e apesar de preparar algumas refeições para o meu gato, apenas o faço como mimo e por não ter grande disponibilidade de rações húmidas em Portugal.

Falando agora do equilíbrio das rações vegetarianas que se encontram no mercado. O Pico come duas rações: Veggie Animals e Amì Gato. Ambas as rações para animais têm:

1 . Taurina 100% vegetal (sintética) que também é utilizada em grande parte das rações não vegetarianas.
A taurina é um aminoácido que se encontra em grande abundância nos músculos, nas plaquetas, no coração. A taurina é encontrada com mais concentração nos alimentos de origem animal, mas não significa que não se encontre nos alimentos de origem vegetal como as leguminosas e oleaginosas.

Funções da taurina
. actua como neurotransmissor e regula o equilíbrio de água no interior das células
. auxilia na desintoxicação de químicos estranhos e também está envolvida na produção e acção da bílis.
. é importante para o desenvolvimento e manutenção da retina
. tem um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro e regeneração do sistema nervoso central.

Fontes vegetais de taurina
Algas, frutos secos (amêndoas, avelãs), leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilhas, grão de soja), levedura de cerveja, sementes de abóbora

Para além da taurina, as rações veganas para gatos e cães tem tudo aquilo que eles necessitam, como Carnitina, B12 e Ácido Araquidónico
• Iodo: fundamental para o crescimento, ajudar a queimar o excesso de gordura, melhora a agilidade mental, regula o funcionamento celular
• B3 ou Niacina: Interveniente nos processos metabólicos essenciais para que as células tenham energia suficiente
• Vitamina B2: de extrema importância para o funcionamento de algumas células do sistema nervoso.
• Fósforo: para dentes e ossos saudáveis, além de equilibrar e manter o pH do sangue alcalino
• Vitamina B1: essencial para o crescimento e desenvolvimento

gatos-vegan-02

O Pico é vegetariano desde muito cedo, mas quando se muda a  ração do gato, não deverá ser de uma forma brusca. Quer seja mudar de tipo de ração ou para uma alimentação vegetariana, ela deve ser gradual, para que se possa adaptar ao novo alimento. As marcas sugerem que a adaptação seja feita da seguinte forma:
1º Dia 80% de ração actual e 20% da nova ração
3º e 4º Dia 50% de cada ração
5º e 6º Dia 20% da ração actual e 80% da nova ração
A partir do 7º dia em diante ofereça apenas a nova ração

Outros artigos sobre gatos veganos:
Gatos vegetarianos, seria possível?

Perros y Gatos vegetarianos

Veterinária Vegana, Marta Gamboa

Comprar Online Ração Vegetariana para cão e gato:

Amì: https://lojavegetariana.pt/marcas/ami/

VeggieAnimals: https://lojavegetariana.pt/marcas/veggieanimals/

loja vegetariana

Escreva uma resposta ou comentário