Leite vegetal – alternativas saudáveis

comsética vegan

Já sabemos que o leite de origem animal e os seus derivados não são saudáveis e adequados a humanos. Por isso a melhor opção passa pela adopção de alternativas saudáveis como o consumo de leite vegetal.

As vacas para produzirem leite são inseminadas artificialmente, injectadas de antibióticos e de hormonas, para que possam produzir até mais 4 vezes leite do que se estivessem a amamentar os seus bebês.
As vacas “leiteiras” são mutiladas sem recurso a anestesia, além de sofrerem de mastite, uma inflamação na glândula mamaria.

image

Os vitelos são retirados das mães momentos após o nascimento, o que causa uma grande dor nas mães. Se os vitelos nascem macho são enviados para abate, se nascerem fêmea, vão sofrer a mesma dor das mães.

As alternativas de leite vegetais são cada vez mais fáceis de encontrar nos supermercados, mas convém ter algum cuidado, pois a maioria dos leites vegetais à venda nos supermercados contém imenso açúcar, e muitos deles quantidades elevadas óleo vegetal… outro factor é o preço elevado dos leites vegetais comparativamente ao leite de origem animal, por isso o melhor e mais económico será mesmo fazer o seu leite vegetal em casa, com apenas água filtrada e grãos da nossa preferência.

Aqui fica uma listagem de algumas bebidas vegetais:
image

1. Leite de arroz
O leite de arroz é uma bebida com um sabor neutro que pode ser usada em diversas aplicações culinárias. A bebida de arroz é o resultado da cozedura de grãos de arroz e dependendo do tipo de grão, o seu sabor também é influenciado.

2. Leite de amêndoa 
O leite de amêndoa é uma bebida vegetal e uma boa fonte de proteína, fibra, vitamina e E e cálcio.
Para quem tem alergia a soja o leite de amêndoa é uma boa alternativa e o seu sabor é muito gostoso.

3. Leite de cânhamo
O leite de cânhamo é feito a partir das sementes de cânhamo e além de ser rico em proteína é também uma boa fonte de de aminoácidos incluindo omega 3 e omega 6.
O leite de cânhamo é umA boa alternativa a quem tem alergia a soja ou a nozes.

4. Leite de coco
O leite de coco é feito a partir da carne de coco e da sua água. O leite de coco é uma boa fonte de cálcio, vitamina B12 e vitamina D. O seu sabor intenso pode não agradar a todos.

5. Leite de soja

O leite de soja é a solução mais popular e é fácil de encontrar nos supermercados. Feito a partir de grãos de soja triturados é muito rico em proteína, cálcio e vitamina D.

Todas estas opções podem ser feitas comodamente em casa, em apenas alguns minutos com a máquina de leite de vegetal. a Vitamix ou a Chufamix

image

The Humble Co

1 comment

  1. Existe também o leite de aveia que pode ser feito em casa e é mais barato também!

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário