Novembro 08 2019 0Comentários

Limpeza ecológica com a noz saponária.

comsética vegan

Já escrevi antes sobre a noz saponária e como utilizá-la, mas cada vez mais tenho dado usos diferentes às nozes e por isso quero partilhar algumas receitas que podes fazer com a saponária e incorporar a noz no teu dia-a-dia.

A utilização mais fácil da noz de saponária midzu ou That Red house é colocar directamente no saquinho de pano e misturar junto com a roupa no tambor da máquina, mas convém entender que a saponária funciona bem com o calor, ou seja, com temperaturas abaixo dos 30 graus ela não vai activar. Nestes casos o melhor é utilizar a solução base correctamente diluída e colocada no recipiente do detergente normal ou colocar as nozes no saco em água quente durante cerca de 5 minutos antes de a colocar no tambor, para libertar as saponinas.

Aqui ficam quatro receitas de Noz de saponária para o dia-a-dia:

Sabonete base de saponária

Este sabonete vai ser a base das restantes receitas que irei colocar, por isso pode estar sempre preparado.

A receita é muito fácil, basta adicionar 10 nozes de saponária Midzu ou noz de saponária orgânica That Red House inteiras a 1 litro de água e deixar ferver entre 15 a 20 minutos. No final com a ajuda de uma colher deves espremer as nozes para espremer a saponina.

Quando arrefecer côa com o saquinho de algodão que acompanha as embalagens de saponária para que não fiquem resíduos. Podes utilizar estas nozes até três vezes, depois basta deitar fora no lixo comum ou compostor.

Para prolongar a vida útil da solução podes acrescentar umas gotas de limão, laranja ou lima que além de aumentarem a durabilidade da solução também vão dar um cheirinho agradável e evitar a aplicação de óleos essenciais (caso não os tenhas)

Podes guardar a solução num frasco no frigorífico

Esta solução pode ser utilizada como líquido da roupa, repelente para insectos (plantas).

Champô de Saponária / sabonete para as mãos e banho

Este sabonete é muito suave e pode ser utilizado para quem tem a pele sensível e até mesmo bebés e crianças. Para preparar o champô, apenas precisamos de goma xantana (ou guar / farinha de milho / ágar-ágar). Eu utilizei a goma xantana que irá ser o emulsionante nesta mistura.

Ingredientes:
500ml de líquido de noz saponária base
2 colheres de sopa de goma xantana
Gotas de limão ou óleo essencial

Preparação
Misture os ingredientes todos e com a ajuda de uma liquidificadora ou varinha mágica bata os ingredientes para que não se criem grânulos desnecessários.
A mistura fica com algumas bolsas de ar no início, mas basta deixar repousar algum tempo que perde as bolsas e ganha uma nova estrutura.

Podes colocar uma parte em frascos de champô / dispensadores e a remanescente num recipiente de vidro no frigorífico para aumentar a durabilidade.

Creme depilatório / barbear / emulsionante para bebé

Este creme é muito hidratante e pode ser utilizado no banho dos bebés. Para os adultos serve como creme de barbear ou depilatório.

Ingredientes:
100g de champô de Saponária / sabonete para as mãos e banho
15 ml de óleo de coco ou azeite
Podes enriquecer com óleo essencial de lavanda que é calmante.

Preparação
Mistura os ingredientes todos no liquidificador ou usando a varinha mágica.

Limpa metais / vidro

Para limpar os metais, fogões peças de aço inoxidável ou até mesmo os vidros, com um produto 100% natural e sem químicos, basta misturar 2/3 de líquido base de noz saponária com 1/3 de vinagre e colocar num frasco. Se tiveres um frasco com borrifador ainda melhor.

Espero que tenhas gostado destas dicas de produtos de limpeza ecológicos DIY com a noz saponária.

Encontras a noz saponária na lojavegetariana.pt

The Humble Co

Escreva uma resposta ou comentário