Limpezas ecológicas – bicarbonato de sódio

queijo vegan

O bicarbonato de sódio pode substituir vários produtos de limpeza. O bicarbonato pode ser utilizado para limpar: alumínio, cromados, jóias, plásticos, porcelanas, prata, aço inoxidável, neutraliza odores e remove nódoas.

Seguem aqui umas dicas sobre como usar o bicarbonato de sódio:
Desentupir Canos: deitar 4 colheres de bicarbonato de sódio no ralo e em seguida meia chávena de vinagre, tape os canos e após alguns minutos deitar água a ferver.

Manchas na roupa: esfreguar a zona afectada com um pano humedecido com uma solução de bicarbonato de sódio. Se a mancha não sair de imediato, deixe a mancha de molho uma noite.

Sofás e carpetes: espalhe bicarbonato de sódio e deixar actuar uns minutos. Aspirar de seguida.

Panelas queimadas: fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixar actuar. Lavar.

Forno: fazer uma pasta com água e bicarbonato de sódio. Espalhar a mistura sobre a superficie e deixar repousar uma noite. Limpar com um pano húmido.

Eliminar odores: misturar uma colher de bicarbonato de sódio em meio litro de água e mergulhar o recipiente por alguns minutos.

Manchas de ferrugem: misturar uma colher de bicarbonato de sódio com sumo de limão e esfregar.

Paredes riscadas: fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água e deixar secar, removendo com um pano seco.

Plásticos: fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio e limpar normalmente.

Louças de casa de banho: fazer uma mistura de chávena e meia de bicarbonato de sódio, uma chávena de água destilada e sumo de limão. Pulverizar as zonas, deixar actuar e limpar.

proteína vegan

2 comments

  1. Eu uso o bicarbonato como alternativa para xampu. 1 colher de sopa de bicarbonato para 2 copos americanos de água (cada cabelo é um caso. O meu é bem oleoso e lavo um dia sim um dia não, se o seu for seco, é melhor aumentar o intervalo ou diminuir a quantidade de bicarbonato) e como condicionador faço a mesma receita com vinagre de maçã. O bicarbonato tira a oleosidade e limpa, além de prevenir maus odores (eu tenho ceborreia e desde que comecei a lavar não tive esse problema), o vinagre equilibra o PH do fio deixando-o sedoso (não fica cheiro no cabelo, pois a quantidade de vinagre é pequena). Como é apenas uma mistura na água, a sensação é de lavar o cabelo com água mesmo, pois não faz espuma.
    Eu estava em conflito pois estou em transição para o veganismo (minha alimentação já mudei faz tempo, mas é difícil achar produtos cruelty free que sejam acessíveis). Como não tenho dinheiro, continuei usando produtos cotidianos normalmente, porém com peso na consciência. O bicarbonato está sendo uma salvação, pois ele pode ser usado de mil e uma maneiras, dá pra fazer pasta de dente caseira, xampú, produtos de limpeza com um produto barato e fácil de ser encontrado em qualquer mercado. <3 😀

    Responder
    1. olá Larissa, obrigada pelas dicas. Fazer os nossos próprios produtos é uma vantagem.

      até breve
      =)

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário