Julho 26 2016 3Comentários
me-luna-vegan2

Me Luna, o copo menstrual ecológico

queijo vegan

Este artigo, destina-se apenas às meninas, apesar de ser sempre imparcial, desta vez não o posso ser.

Este artigo é sobre um dos produtos que ultimamente tem estado em voga, nas redes sociais e websites, o copo menstrual ecológico e prático que vem substituir os absorventes e tampões.

Ao contrário do que se possa pensar, o copo (ou coletor) menstrual não é uma invenção recente, ele foi criado na década de  1930, por Leona Chalmers, que trabalhou em conjunto com ginecologistas, para desenvolver uma alternativa mais higiénica e económica para as mulheres. Apesar dos absorventes e tampões terem sofrido uma grande evolução, ainda não são cem por cento seguros na utilização e carecem de alguns cuidados.

me-luna-vegan

Os copos menstruais apresentam algumas vantagens, em relação aos outros absorventes, para começar são mais económicos, um copinho custa cerca de 25€ e pode ser utilizado até 10 anos (desde que devidamente cuidado).  A poupança ecológica é muito maior, uma vez que poupa centanas de absorventes que são usados, ao longo dos anos. Segundo os especialistas, cada mulher consome cerca de 30 absorventes por mês, 360 por ano e 3600, ao final de dez anos, que poderão ser substituídos por apenas um copo menstrual.

Apesar de existirem algumas marcas no mercado, fui aconselhada a utilizar Me  Luna, por ser uma das marcas mais seguras que existem atualmente no mercado nacional. Os copos Me Luna, assemelham-se a uma taça feita em TPE (Elastómero Termoplástico),  o mesmo material utilizados nas tetinas dos biberões dos bebés, em cateteres e implantes médicos e que coleta o sangue menstrual.

Ao contrário de grande parte dos absorventes, o copo Me Luna, não contém aditivos químicos, que são responsáveis por alergias e irritações. O sangue é mantido em vácuo e não oxida, as bactérias não proliferam e assim evita-se o síndrome do choque tóxico e outras infeções ligadas diretamente ao uso de absorventes tradicionais.

me-luna-vegan3

Os copos menstruais estão desenhados para se adaptarem ao corpo feminino, evitando as indesejadas fugas. O material é maleável e confortável e permite a prática de exercício físico, ida à praia e pode ser usado durante a noite.

Há vários tipos de copinho, que são adaptados a cada mulher. Há que ter em conta alguns fatores, como a altura, se já foi mãe e a condição física. Após a avaliação, o que mais se ajustava a mim, foi o modelo SPORT,  que está indicado para desportistas. O copo sport é mais rigido e faz com que a abertura se verifique sempre, mesmo em presença de uma musculatura pélvica muito desenvolvida.

Os copinhos também tem pegas diferentes, que servem para retirar o copinho com mais facilidade, o anel é mais fácil de agarrar e é preferido por iniciantes, a bola torna o copo mais pequeno e a haste está recomendada para todas as utilizadoras.

Pessoalmente achei a utilização do copinho muito segura, o facto de se poder manter no corpo até doze horas, é ótimo, principalmente quando se passa muito tempo fora de casa.

Os copinhos Me Luna não são testados em animais e são 100% veganos.

Os copos Me Luna podem ser comprados aqui

Salvar

Salvar

Salvar

proteína vegan

3 comments

  1. Sim. Porem, cada marca tem suas especificacoes e tamanhos. O mais comum e encontrar 2 tamanhos, o menor para mulheres que nao tiveram filhos e o maior para mulheres que ja tiveram filhos. Outras marcas tem 3 tamanhos e copos menstruais com diferentes medidas. Vale a pena pesquisar no site da marca o que melhor se adapta a voce.

    Responder
  2. gostaria de saber o preço do copo para menstruaçao.

    As minhas caracteristicas sao:
    1.60 x 63Kg
    36 anos sem filhos

    Obrigada :)

    Responder
    1. Olá Marta, no site da marca Me Luna tem uma tabela que poderá consultar para saber qual o copo se adequa mais a si.
      Tem o link no artigo.

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário