Agosto 22 2018 0Comentários

OrganiCup – a alternativa Eco(nómica)

queijo vegan

As escolhas que fazemos no dia-a-dia influenciam o nosso redor e agora cada vez mais urge a escolha ecológica e sustentável.

Podemos fazer várias escolhas que vão contribuir para um planeta melhor, reciclar, reutilizar e escolher produtos ecológicos que beneficiem não só o ambiente como a nossa carteira. Em casa já utilizo palhinhas de vidro ou bambo que me ofereceram, se antes não era adepta das palhinhas (utilizava raramente em papel), agora não dispenso o meu smoothie com a palhinha a acompanhar. A utilização de sacos reutilizáveis para as compras também já não é uma opção só de alguns, já começa a ser usual levar os próprios sacos de pano ou plástico.

Mas há uma escolha que apenas poderá ser efectuada pelas mulheres que é a substituição dos pensos higiénicos ou tampões por produtos ecológicos ou biodegradáveis ou ainda reutilizáveis, como o copo menstrual OrganiCup e é sobre ele que hoje quero escrever uma vez que cada vez mais precisamos de repensar as nossas escolhas.

O OrganiCup é um copo menstrual feito em silicone, bastante maleável e suave e de fácil aplicação.O uso de absorventes está associado a várias doenças, alergias ou infecções ou até mesmo ao síndrome do choque tóxico, que apesar de ser raro, pode causar muitos problemas de saúde e até mesmo a morte. Isto acontece porque os tampões e pensos têm muitas substâncias químicas que são absorvidas pelo nosso corpo quando os utilizamos.

Ao contrário do que acontece com os absorventes higiénicos, o copo menstrual OrganiCup não tem químicos na sua composição, sendo a composição do copo 100% silicone médico.

É estimado que uma mulher utilize cerca de 3600 absorventes ao longo da vida que representam um custo aproximado de 600 euros. O OrganiCup custa apenas 24€ e tem uma duração média de 10 anos. Apenas necessitas de 1 OrganiCup, que pode ser utilizado até 12 horas seguidas e em qualquer actividade, corrida, surf, praia, ioga, sem preocupação de fugas. É uma óptima maneira de nos conhecermos através do nosso fluxo, que muitas vezes pode ser menor do que achamos.

Se pensarmos em larga escala na quantidade de mulheres que utilizam diariamente os absorventes facilmente percebemos que não são uma solução sustentável e que é preciso repensar.

A utilização do copo é muito simples:

0. Antes da primeira utilização o copo deve ser esterilizado em água a ferver durante 3-4 minutos.
1. Para aplicar (experimenta antes da menstruação para ser mais fácil) basta apertar os lados do copo e inserir, quando soltares poderás sentir um pequeno vácuo que significa que o copo está bem aplicado.
2. Podes utilizar o copo até 12 horas seguidas
3. Se estiveres fora de casa não te preocupes e precisares de mudar precisas apenas de lavar o copo com o organiWash, OrganiWipes ou um sabonete neutro e podes voltar a colocar o copo.

Com o OrganiCup acabaram-se as malas com pensos ou tampões, além de discreto é muito ecológico.

Podes encontrar o OrganiCup na lojavegetariana.pt 

proteína vegan

Escreva uma resposta ou comentário