pH da água que bebemos e o equilíbrio da acidez do sangue

Água alcalina e saúde

Os estudos médicos são claros: beber água alcalina é essencial para um bom equilíbrio da acidez do sangue. Esta água é produzida através do processo da eletrólise, onde a água é separada em água alcalina e água ácida.

A importância está no pH da água. É recomendado o consumo de água com um pH superior a 7,0, pois desta forma irá neutralizar os efeitos do consumo de alimentos ácidos, contribuindo assim para a redução dos sintomas de refluxo gastresofágico.
A verdadeira importância no consumo de água alcalina está na sua composição e nos efeitos inerentes a ela. Este alimento não contém resíduos ácidos, dai ser importante e crucial o consumo desta água quando está a fazer uma dieta intensiva, pois os ácidos que a dieta proporciona serão reduzidos através do efeito da água alcalina.
Este processo que vai desde a ingestão da água até ao funcionamento do estômago e do pâncreas faz com que o sangue se torne mais alcalino, e isso proporciona uma condição de vida mais agradável e saudável.
É importante verificar se a água que está a comprar no supermercado tem um pH elevado ou se bebe água da torneira, verifique os níveis de controle de água no site do seu fornecedor de água doméstica. Geralmente, isso distingue as grandes marcas das marcas brancas. Uma água com um pH baixo (abaixo de 7) considera-se ácida. No entanto, é possível encontrar no mercado águas que rondam o pH de 5,7 ou até mais de 6.

A água alcalina é também uma fonte de cálcio, magnésio e potássio, todos eles minerais alcalinos, que o corpo tanto precisa.
Para além desta riqueza, a água alcalina tem propriedades digestivas, pois o seu consumo regular contribui para uma melhor digestão, precavendo-o de situações com gastoentrites, gastrites, úlceras, indigestão, hiperacidez gástrica, entre outros. E mais do que isso, o consumo de água alcalina pode prevenir o aparecimento de doenças graves como o cancro. Há pessoas que não reagem bem aos tratamentos das doenças, pois o pH do seu sangue está muito em baixo, por outras palavras, está com acidez corporal.
Evite beber refrigerantes e álcool, pois têm um baixo valor de pH, que ronda os 2 valores.
Outra boa notícia sobre os milagres da água alcalina é que esta remove a placa bacteriana dos dentes. Use esta água alternadamente com a pasta de dentes. Bocheche durante alguns minutos e vai sentir a diferença quando acabar a escovagem. A longo prazo, é uma boa forma de manter os seus dentes saudáveis.
Se quiser tornar a água que tem em casa em água alcalina, basta adquirir um Jarro com filtro purificador de água onde pode encher com água da torneira e tornar assim a água purificada. Outra técnica não tão recomendável será adicionar uma colher de sopa de bicarnbonato de sódio para 20 litros de água. Mas tome cuidado se sofre de pedra nos rins ou hipertensão arterial, esta forma de alcalinizar a água não é recomendada.

Pela sua saúde, e pela saúde dos seus, opte pela ingestão de alimentos mais saudáveis e que lhes permitam ter uma vida mais activa, sem doenças ou indisposições. O cuidado com o nosso corpo começa com aquilo que introduzimos dentro dele e é isso que vai ditar o quão saudável somos.

Jarro com filtro purificador de água

 

loja vegetariana

64 comments

  1. Boa tarde.concordo com rose.o melhor filtro e o de barro.troquei pelo garrafao de 20 litros.a mudança foi notada logo nos primeiros dias.sinto me muito bem.tambem fiz o testei do ph.o resultado foi maravilhoso.recomendo a todos o filtro de barro.nao ganho nada de nenhum fabricante,apenas quero o melhor para todos.que Deus nos ajude.

    Responder
  2. boa tarde eu tenho um poço na minha casa e eu medir o PH e deu 5,17 gostaria de saber como posso tratar essa água para consumo ; sem comprometer minha saúde e da minha familiar e como posso saber se ela esta adequada para beber

    Responder
  3. aDA QUERO TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VC POSSA ME DAR. SO QUE VOCE NAO COLOCOU SEU E.MAIL. ESTOU ENVIANDIO O MEU leninhacasanova@hotmail.com obrigada

    Responder
  4. Tenho lido muito sobre as características das águas, mas nenhum diz:- os 6 elementos principais. 1º Pureza. 2º Ph alcalino + de 7,5. ORP negativo. 4º Alta condutibilidade elétrica. 5º Baixa tensão superficial. 6º Ionizada.

    Responder
    1. Você citou alguns dos benefícios dos purificadores purific. Ideal para quem cuida da sua saúde.

      Responder
    2. Caro Guilherme
      Hoje a água que bebo diariamente possui esses 6 elementos principais necessários para uma água que realmente cumpra com o seu papel em nosso organismo. O melhor custo benefício que resolveu o meu problema encontrei na união de 2 produtos, ou seja, o primeiro é um filtro que você coloca água de torneira e ele transforma em mineral, onde além de filtrar, purificar, mineraliza ficando com Ph 7,54, adicionando cálcio, fósforo, potássio, magnésio entre outros. O segundo produto é um artefato que faz a correção molecular da água por campo quântico unificado, que fica no compartimento da água já filtrada, dissociando as moléculas deixando-as hexagonal. Assim consigo tomar uma água vital, eliminando o excesso de radicais livres, acidez, sem metais pesados, promotora de saúde.
      Abraços…

      Responder
      1. Olá Cláudio!
        Por favor, onde eu compro o filtro e o produto para correção molecular da água? Grata, Márcia

        Responder
      2. Prezados, fico na dúvida de até quando a água alcalina, sem um propósito definido para algum mal, possa ser de fato útil em nosso organismo. Veja que, ao avanço da idade, o estômago vai perdendo a acidez e vai ficando alcalino, logo necessitando o organismo, não de água alcalina e sim o equilíbrio de ph para que nosso corpo funcione corretamente e mantenha a acidez do estômago para que mate as impurezas dos alimentos e não o contamine. Fica a questão: Até quando a alcalinidade é boa e qual o ph ideal para uma pessoa saudável independente da idade ? O neutro ? Abcs

        Responder
      3. Claudio, fiquei intrigada.. vc poderia me passar os produtos e marcas que vc está utilizando?? grata!!

        Responder
  5. À partida não. Esta “cautela”, justifica-se apenas pelos estudos existentes sobre o tema serem escassos e pela máxima sempre respeitada de que a “ausência de evidência não é a evidência da ausência”, princípio que claro está, raramente faz parte da consciência profissional de quem promove esta água como o anti-aging, anti-cancro entre outros “anti”.

    Começando então pelas boas notícias, faz sentido que uma água mais alcalina possa exercer um efeito “tampão” no pH a nível gástrico, e na inactivação da pepsina com consequente benefício em pacientes com refluxo extra-esofágico como aliás foi observado num estudo (mas apenas in vitro).

    Extrapolar alguns efeitos de carácter mais sistémico relacionados com o pH destas águas já entra no domínio do “wishful thinking”, embora um estudo (em ratos e cães) tenha verificado não um aumento do pH sanguíneo mas sim um aumento dos níveis séricos de bicarbonato, algo que de resto é normal uma vez que uma das razões que torna estas águas mais alcalinas é justamente uma maior presença de bicarbonato na sua composição sendo este amplamente utilizado no âmbito da nutrição desportiva precisamente com o objectivo de diminuir o efeito deletério que a produção de ácido láctico tem na performance. Aliás, o único efeito relativamente bem estudado relativamente às águas alcalinas passa pelo seu papel no metabolismo ósseo, sendo aqui bem mais importante (à semelhança do limão), o seu potencial ácido do que o pH por si.

    Águas com menor PRAL (potential renal acid load), parecem ser capazes de diminuir a reabsorção óssea (passagem do cálcio do osso para o sangue), sendo que uma forma simples de avaliar o potencial ácido de uma água através do seu rótulo não se cinge ao seu pH, mas principalmente à análise da sua quantidade em Sulfato (S042-), que se deseja a menor possível em contraponto com as quantidades de Cálcio (Ca2+) e Bicarbonato (HCO-3). Claro está que no bolo total da nossa alimentação e estilo de vida existem muitas outras acções mais prioritárias do que a escolha do tipo de água até porque a relação entre o potencial ácido da dieta a saúde óssea está longe de ser consensual.

    Responder
  6. Algúem já fez estes testes e deu certo? Posso usar o mesmo medidor de PH que se utiliza para medir o PH de água da Piscina?
    Abraços

    Responder
  7. Existe uma maquina que produz 5 tipos de agua, isto é ph 2,5, 6.0 7.0 8a9,5 e 11, eu conheço os representantes desta empresa aquí nas minas gerais., meu Email é, cicerosampminas@hotmail.com, é só entrar em contato, grato cicero.

    Responder
    1. Pra quem discute o assunto, vem para o estado do Tocantins, onde todas as águas minerais possuem pH aproximado de 4,5 a 4,7. Aí qualquer argumento tornasse banal. De duas uma: ou você compra águas minerais alcalinas, ou procura um gastroenterologista.

      Responder
  8. GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO E FICAR POR DENTRO QUAIS SÃO AS MARCAS DE ÁGUA QUE SÃO PURAS COM PH 7.0 NÉ COMO O COMENTÁRIO DISSE..ISMAELUIS

    Responder
    1. Alô PAULA, Parabens linda, precisamos de mais pessoas que se interesce pela qualidade da agua que bebemos, agua purificada é saude na certa, parabens.

      Responder
    2. Tomo e recomendo a Minalba, pois tem o PH próximo de 7,5.

      Responder
  9. Ola ,eu bebo agua Monchique o PH e de 9,5 e podem comprar no SuperMercados Pingo Doce,bjs

    Responder
  10. PARA ALCALINIZAR A AGUA BASTA COLOCAR UMA COLHERZINHA DE CAFÉ DE CLORETO DE MAGNÉSIO PA. UMA IGUAL DE BICARBONATO DE SÓDIO E UMA IGUAL DE SAL ROSA DO HIMALAIA OU FLOR DE SAL OU DE SAL MARINHO EM CADA DOIS LITROS DE ÁGUA O PH VAI PARA 10 OU ATÉ MAIS E SÓ TOME DESSA ÁGUA SERÁ ÓTIMO PARA SUA SAÚDE.

    Responder
    1. dura quanto tempo essa atividade benéfica nesta agua quantos dias?

      Responder
    2. Água alcalina demais causa alcalose. O ideal é em torno de 7,5.

      Responder
    3. Tomo só essa e daqui a uns anos vai ver a sua tensāo ir para os himalaias.
      O que aconselho é nunca beber sempre da mesma agua, e beber somente agua com pH neutro ou 7.5 a 8 se a sua dieta for deficiente em alcalinidade.

      Responder
  11. Só colocar uma pilha alcalina dentro a garrafas água e beber

    Responder
    1. Cuidado com esse tipo de comentário! Alguma pessoa mais ingênua pode acreditar e acabar fazendo! Pilha contém substâncias tóxicas e cancerígenas (metais pesados, dentre outras).

      Responder
    2. Sou paciente, em tratamento, de câncer e pude aprender e comprovar a importância do pH neutro na ingestão de água.
      PH entre 7 e 8

      Responder
  12. Oi tem uma Firma bem melhor comprei o filtro e um pouco caro mas se tratando de saude,vale a pena nao é mesmo.

    Responder
  13. como proceder o processo da eletrolize, existe uma maquina, ou uma energia, pos tenho desejo de fazer a eletrolize, mas preciso saber como ou quem sabe fazer.

    Responder
  14. Para alcalinizarmos a água em casa basta colocar 1 col de chá de sal rosa do himalaia, 1 col de chá de bicarbonato de sódio e 1 col de chá de cloreto de magnésio para cada 20 litros de água e o pH chega próximo de 10.

    Responder
    1. EU USO UMA COLHER DE CHÁ DE BICARBONATO DE SÓDIO UMA DE SAL DO HIMALAIA E UMA DE CLORETO DE MAGNÉSIO PARA CADA DOIS LITROS DE ÁGUA. ESTOU CERTO?

      Responder
    2. No comentário acima, do Jamessom, diz que é uma colher de chá de sal, cloreto, magnésio e bicarbonato, para 2 litros de água. agora leio no comentário da Lisiane as mesmas medidas para 20 litros de água. afinal qual está correto?

      Responder
  15. Olá galera eu tomo água mineira ionizada com ph 9.6 a mesma que sai da minha torneira de rua com o ph 8.9 isso é por causa da minha região que tem a melhor água de São Paulo , ribeirao pires … Vamos lá uso filtro de barro com 2 velas que é um dos melhores purificador do mundo isso foi feito pesquisa nos estado unidos e Japão que os filtros de barro brasileiro são os melhores do mundo ! Além disso eu coloco no fundo dele onde fica a torneira bastante pedra de dolomita branca que se encontra em qualquer casa de jardinagem lava bem e deixa umas 3horas na água com vinagre e enxaguar bem e pronto ! Ela ela vai deixar água com cálcio e magnésio e mineral ! E do lado de fora eu coloco um imã de neodímio super imã n 50 com gauss acima 4.800 tem até mais forte diz que ainda melhor dentro de poucos minutos água fica totalmente magnetizada no caso 20.. eu comprei no mercado livre a minha lá tem várias opções e tem o aparelho de medir o ph da água é uma maravilha eu comprei um amarelinho ! Única coisa é que tem que fazer a calibragem antes de usá e já vem os produto junto , no YouTube tem vídeo explicando como fazer dá uma olhada no vídeo antes e vê como é fácil ! Tô sempre medindo o ph de tudo o que for consumir se tiver com ph abaixo de 8 eu coloco o ímã debaixo de qualquer vasilhame em poucos minutos já tá acima de ph 9 não é mesmo maravilhoso! Boa saúde a todos e com serteza ela vem dos líquidos água é claro , sangue alcalino limpo é saúde 99% boa ! Abraço

    Responder
    1. Caramba…que aula! Obrigada
      Vou ver os vídeos e fazer Tb

      Responder
  16. Pessoal a qualidade da água que consumimos é um dos principais fatores de prevenção de doenças, e a alcalinidade da água exerce importante papel na água saudadel. Esta CIENTIFICAMENTE comprovado que a estrutura molecular da água que circunda as nossa células determina, em última instância, saúde e doença!
    Eu Bebo água alcalina ionizada e muito mal gripe eu tenho! E essa água é produzida por um aparelho que trabalha através da hidrólise, com placas de platina e titanium, separando a água alcalina, da água ácida! Assim consumindo só a água alcalina!

    Boa tard!

    Responder
  17. Se é de Monchique porque lhe dão outro nome?

    Responder
  18. A água da marca Continente, tal como a Auchan, é de Monchique

    Responder
  19. não confio na agua ionizada,pois vieram a minha casa fazer um teste e colocaram uns produtos para testar a água da torneira e ela ficou ferrugenta,sinal que o melhor era comprar o aparelho com os respetivos filtros.Na compra do mesmo davam um maple relax elétrico ,vários tipos de livros etc etc.No mercado á vários tipos de agua ionizada com preços variados o que dá para desconfiar. Para mim é beber agua alcalina superior a 7 de ph,já que o nosso organismo tem 7.4 de ph.Devemos variar as aguas de vez em quando.Eu por norma bebo aguas de Monchique que tem um ph de 9.5.
    fernando oliveira

    Responder
    1. Já viu a quantidade de sal que existe nessa água? Compara uma água mineral comum com a Monchique para ter noção.

      Responder
      1. É muito importante, essa de ph da agua, mas porque é tão caro, será que ninguem se concientizou da qualidade da nossa agua e porque, parece não haver interesse em trabalhar a qualidade da nossa agua. Eu gostaria de poder está comentando a respeito e está sabendo cad vez mais sobre este fator chamado ph!

        Responder
        1. Cicero sou pesquisadora alimentar e defensora da água e sei um método simples de tornar a nossa água mais pura alcalina e saudável. Caso queira saber mais me envia um e-mail e podemos trocar informações a respeito. Concordo com vc que deveria haver um interesse de pessoas consciente em trabalhar a qualidade da nossa água mais infelizmente essa pessoa tem que ser nós individualmente mas não é difícil.

          Responder
          1. A água de minha cidade tem um PH muito ácido. A que sai do meu purificador mede PH 5,5.
            Tenho dores no corpo e me disseram que uma água com qualidade melhor, a saúde também melhora.
            Como transformar essa água de péssima qualidade para alcalina?

            Por favor alguém e dê orientações.

          2. EU USO COLHER DE CHÁ SAL DO HIMALAIA CLORETO DE MAGNÉSIO E BICARBONATO DE SÓDIO PARA CADA DOIS LITROS DE AGUA.

          3. Olá
            Gostaria de sobre esse método de tornar a água mais pura e alcalina. fui contactada por um vendedor de um sistema de ionizar e alcalinalizar a agua mas para além de aquilo ser carissimo não sei se é fiável

          4. Caríssima! Estou fazendo tratamento Ortomolecular e o médico me recomendou água alcalinizada. Os filtros que localizei com representantes são muito caros. Existe outra alterna para alcalinizar e baixar o PH da água que eu possa utilizar? E se possível estarei multiplicando pois água no nordeste é uma problemática muito além da seca.
            Muitíssimo obrigada…
            Boa noite!

          5. Tenho interesse no assunto agua e gostava de beber a melhor possivel, tenho lido muito e tudo vai ter a essas maquinas carrissimas. Se tiver alguma dica agradeço.
            Abraço

          6. Boa noite Ada, me interessa muito suas pesquisas comprei um ionizador de água e ela ficou com o ph 7,6 e o ideal como é a forma que conseguiu aumentar o ph?

          7. Ada, estou interessado em saber mais sobre o PH, e não só, da água.

            Obrigado

            Artur

          8. Boa noite, gostaria de saber qual o método mais eficaz e simples que você conhece para alcalinizar, purificar e magnetizar a água. No aguardo. Edjane

          9. Boa tarde Ada
            Gostaria de saber mais sobre esse um método simples de tornar a a água mais pura alcalina e saudável.
            Obrigado

    2. Fernando, também tive um indivíduo a medir a minha água, mas não misturou nada dentro na água. Colocou um elétrodo num copo com água da torneira e outro com água do Luso. resultado a água da torneira começou a ficar com ferrugem e elementos suspensos como se fossem farrapinhos. Ficou um sedimento no fundo do copo que até me enojou . No copo com água do luso não aconteceu quase nada, apenas ficou um pouco amarelada. Pedi à pessoa que fizesse a mesma experiência com os dois copos de água, mas trocava os elétrodos. O resultado foi o mesmo. Assim que foi introduzido o elétrodo a água da torneia começou literalmente a ferver. Fiquei tão impressionada que nunca mais bebi água da torneira. Também andava sempre com azia. Hoje bebo água do Monchique com 9,5 de PH. Este é o meu testemunho.

      Responder
  20. Boa tarde.
    Infelizmente fala-se muito da água do mercado como sendo boa… é horrível como ninguém se apercebe que os químicos que as garrafas libertam para a água são cancerígenos!!!!
    Meu amigos, para mim e falo por experiência só há uma forma de obter uma água saudável e preventiva, água filtrada e que sofra um processo de eletrólise no momento de a tirar da torneira.
    Desde que adquiri um ionizador de água alcalina e comecei a beber água no pH 9 intermediário, 90% dos meus problemas de saúde foram-se!!!
    Podem dizer o que quiserem, mas felizmente adorei e adoro a experiência ao longo de mais de 3 anos…. toda a família ganhou com isto, apenas e só por isso deixo este comentário. Não seria justo fazer publicidade aqui, poderia dizer onde comprei tal equipamento mas vão ao google e procurem por agua alcalina ionizada e por water life que encontram bastante informação.
    Desejo que todos vocês tenham uma óptima saúde e acreditem, ionizar é a solução…. até porque acabam com as garrafas de plástico, para além de serem uma bomba para o meio-ambiente são um transtorno.

    Água ácida e contaminada mata mesmo!

    Responder
    1. Boa tarde, a agua das pedras também t~em um ph muito bom

      Responder
      1. Água das Pedras tem Ph de 6,1 o que não é nada bom.

        Responder
  21. água de Monchique só encontra no intermarch

    Responder
  22. Posso.medir a alcalinidade da agua de beber como a de piscina?

    Responder
  23. Amigo é so ferver a agua no microondas pois pelos meus teste ela ficou alcalina de 6.8 Torneira foi pra 10.5 ao ferver no microondas! Microondas dar cancer? é mito… vlw

    Responder
  24. tudo certo… quero agua alcalina, com as moléculas equilibradas, sem cloro, sem flúor… mas com tantas informações na internet, como encontrar um filtro ou purificador ou alcalinizado para colocar na entrada de agua de casa??? Vcs saberiam me dar alguma dica?
    Obrigada
    Claudia

    Responder
  25. Em Portugal, a água engarrafada com maior PH: 9,5 é a água de Monchique

    Responder
  26. Como posso adquirir essa jarra e o preço?

    Responder
  27. Onde encontro desse tipo de agua para comprar na região de Venda Nova Belo Horizonte?

    Responder
    1. Marcelo essa água vc mesmo pode fabricá-la basta querer. Tenho dicas sobre como fazer caso queira saber me passa um e-mail e muito simples o processo.

      Responder
      1. Preciso da receita para fz a água

        Responder
      2. ADA, querida/o, tenho interesse em saber como alcalinizar a água, mais facilmente, em casa. Por favor, faça contato, meu e-mail v25chris@yahoo.com.br. Grata. Christina

        Responder
      3. Ada, minha querida, gostaria que me ajudasse a purificar a minha agua. Tenho sofrido muito com refluxo e dores no corpo, preciso urgente cuidar disso. Meu e-mail: Edjanemdelima@gmail.com

        Responder
  28. Show de bola! Parabéns pela iniciativa!

    Responder
    1. O velho filtro de barro é a opção mais barata e infalível. Testei e medi o ph da água.
      Resolvi o problema e sempre que saio de casa levo comigo a água para meu consumo diário.
      O filtro de barro mantém a água viva.
      Paz

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário