Porquê tornar-se Vegan

queijo vegan

Existem inúmeras razões para deixar de consumir produtos animais e derivados. Podemos argumentar que é uma questão de ética, saúde, vontade de mudar o mundo, mas ao mesmo tempo, existem ainda mais mitos sobre as falhas de nutrientes que uma alimentação vegana pode causar.
Aqui fica uma lista de motivos porque devemos ser vegan.

01. Ética
O motivo que muitos argumentam, mas que preferem continuar a consumir carne/produtos derivados, porque sabe bem. Muita gente prefere continuar a pensar que os animais criados para consumo humano, são tratados com dignidade e no fim da sua curta vida são mortos sem dor. O que não acontece. Os animais são confinados a uma vida de sofrimento e a sua morte muitas vezes é acompanhada de tortura. Mesmo os produtos de animais criados ao ar livre, estão repletos de abuso por parte dos criadores.

02. Ajudar os outros e contribuir para o planeta
70% dos cereais plantados são usados para alimentar os animais de criação intensiva, o que poderia ajudar a alimentar grande parte das populações que morrem à fome.
Na pecuária industrial, para produzir 1 quilo de carne são necessários 15 mil litros de água, enquanto que para produzir 1 quilo de cereais basta 1,3 mil litros de água (FAO – Food and Agriculture Organization)
Num hectare de terra podem ser plantadas 22,500 kg de batata, enquanto que na mesma área apenas se produz 185 quilos de carne bovina(FAO)

04. Saúde
A dieta vegetariana é muito mais saudável. Cortar no consumo de animais reduz o risco de ter o colesterol alto, previne vários cancros, aumenta a energia e ajuda a controlar o peso.

05. Os peixes também são sencientes
Ao contrário do senso comum os peixes também sentem dor e prazer. A pesca intensiva ameaça a população aquática e cerca de de 40 milhões de toneladas de animais mortos são devolvidos ao mar anualmente pelos pescadores. Por cada tonelada de camarão são mortos 15 toneladas de peixe que é jogado fora pelos pescadores. Os peixes de aquacultura são intoxicados por antibióticos e vivem em águas imundas, sem espaço para nadar.
A pesca também causa a morte a outros animais como as aves que ficam presas nas redes de pesca ou comem os anzóis.

06. Morte e Sofrimento
Para consumir carne, é preciso matar. Matar é um acto de violência. Normalmente quem trabalha nos matadouros são pessoas incultas e exploradas.
Os animais estão muito fragilizados, sentem medo e dor, os matadouros não garantem que os animais sejam mortos sem dor. Há inúmeros relatos de animais que chegam à linha de desmanche acordados, sem que o atordoamento os tenha adormecido, galinhas vivas que são submersas em água fervente,

07. Paladar
Será que a carne que carrega tanta dor e sofrimento tem um sabor bom? Todo o stress que o animal sofre vai ser consumido pelo humano,..

08. Risco de Cancro
Quem segue uma dieta vegana tem menos 40% de probabilidade de contrair cancro que um omnívoro que tem 88% de contrair cancro do cólon

09. Imunidade e Saúde
Os vegans têm uma imunidade maior e são menos atingidos por doenças oportunistas.

10. Pelos animais não humanos
Os animais são vítimas fáceis e não se podem defender. Se queimarmos um animal não humano, ele sente dor. Os animais não humanos sentem a dor com a mesma intensidade que os humanos, também sentem medo e choram.
Os seus pêlos ficam hirtos, urinam e tremem tal como nós fazemos quando nos assustam de morte perante a iminência de sermos feridos ou assassinados.

11. Os animais valorizam a vida
Não há nenhum animal que queira morrer, eles sentem e gostam de viver. Os animais de criação intensiva sofrem imenso com o stress do confinamento. Os animais não humanos querem ser livres e não sofrer os abusos de que são vitima.

12. Os testes em animais não são necessários
A prática de vivissecção não é necessária, hoje em dia existem imensos métodos computacionais que oferecem melhores resultados do que experimentação com animais vivos. Para testar os produtos para um creme de beleza, não é necessário torturar e matar animais.

13. E os vegetarianos?
Os vegetarianos (ovo-vegetariano, lato-vegetariano, ovo-lacto-vegetariano,…) fazem parte do grupo dos omnívoros, mas de um modo mais silencioso. Eles contribuem para a morte dos vitelos (as vacas não são fábricas de leite, para a lactação uma vaca precisa de engravidar), consomem produtos de animais que vão acabar na linha da morte, como afirma o Prof. Gary Francione “existe mais sofrimento num copo de leito do que num bife”

14. Os vegans não odeiam animais
Os vegan não odeiam os animais, os veganos odeiam a exploração animal e acreditam num mundo pacífico onde os humanos e os não humanos coabitam pacificamente, um mundo sem a exploração animal.

15. Porque sabemos que a exploração animal é errada e não é necessária!

proteína vegan

26 comments

  1. Meu Deus vocês querem acabar com o mundo de vez, vão fazer o que com os animais carnivoros? Educa-los? Nunca li tanta bosta na minha vida, a natureza funciona de forma harmoniosa por anos, até chegar um bando de retardado e falar que estão maltratando os animais… Eu sinceramente não entendo essa geração, isso faz parte de um ciclo, se não existir o carnívoro, o número de herbívoros vai extrapolar e comer toda vegetação do planeta, para com essa ideia imbecil de mudar o que esta completamente certo. O mundo está começando entrar em crise agora com essa geração… E outra coisa, a planta que você come é um ser vivo também vai falar de sentimentos agora?

    Responder
    1. Olá Ronald, o seu comentário merece ser aprovado e exposto. o que eu me ri com as suas idiotices.

      Responder
    2. Olá Ronald, tudo oque você diz não passa de ignorância, animais carnívoros precisam caçar pra sobreviver , se não eles morrem , e eles só caçam o suficiente para sobreviver , você deveria ter apredindo isso , e não saindo por ai dizendo várias ” besteiras” achando estar certo e quanto ao que você disse “chegar um bando de retardado e falar que estão maltratando os animais ” , não vou usar o mesmo vocabulário que o seu mas você acha o que ? Que eles vivem em uma fazenda feliz , e quando estão velhos eles vão lá e se entregam pra morrer ? Milhares de animais são mortos antes de mesmo de crescerem , você lê isso mas se nega a acreditar ou não liga mesmo , mas o que te da o direito de criticar quem é vegetariano ou vegano ? Vou considerar sua pergunta como curiosidade e não com maldade. Sim a planta que comemos é um ser vivo também , mas ela não tem sistema nervoso assim como os animais , pra isso ela precisaria ter um cérebro, se voce pisar em um cachorro ele vai latir e se defender , agora tente pisar na planta pra vê o que ela vai fazer! Esse ciclo que você disse se aplica a natureza é óbvio que devem ter mais predadores do que presas pra manter o equilíbrio , porque se tiver mais leões que presas não haverá mais alimento , mas NÃO SOMOS ANIMAIS , não precisamos disso , não precisamos de carne pra sobreviver e nem de laticínios. Você não sabe quantas vezes vegetarianos e veganos ja ouviram isso da “platinha” de idiotas como você . EU PREFIRIRIA NÃO ACREDITAR QUE VOCÊ É UMA PESSOA QUE FAZ PARTE DESSA GERAÇÃO . Você tá projetando nos outros algo que só tem em você , “retardado ” não somos nós, é você , é melhor rever o que você disse e talvez pensar antes de escrever . Isso tudo que você disse revela mais sobre você do que de quem você julga . TENHA MAIS RESPEITO, se você não quiser ser vegano não seja , mas não venha julgar como se o seu modo de pensar fosse o único correto. Talvez se fosse tivesse satisfeito com a sua vida você não estaria aqui falando dos outros . O mundo está começando a entrar em crise assim por causa de pessoas como você , não de toda a geração. Só o que estão tentando fazer é nos conscientizar , mas você está em negação, você sabe que maltratam mas se recusa a acreditar mesmo diante de evidências. Não vire vegano se não quiser mas não critique .

      Responder
  2. Bom dia,
    Concordo plenamente com tudo o que disseste. O problema é que os meus pais (eu ainda sou menor) não concordam com o que escreves e por muito que me custe eles mandam em mim. Eu neste momento não como carne, porem continuo a comer peixe. Eu queria imenso deixar de consumir porém acho difícil. Os meus pais aceitaram em eu não comer carne e se eu não quiser comer peixe também me autorizam o problema e que muitas vezes acabo por passar fome e não digo nada aos meus pais com medo que eles me obriguem a comer carnes. Normalmente eu apenas me alimento de batatas e arroz pois é o que os meus pais cozinham mais frequentemente de vegetais porque eles comem carnes e peixes todos os dias e eu apenas me alimento dos vegetais que os acompanham. Achas que me podes ajudar dizendo alguns vegetais que substituam a carne e o peixe e como cozinha-los?
    Obrigada pela atenção,
    Beijinhos
    Beatriz Gonçalves

    Responder
    1. Olá Beatriz

      O importante é que os teus pais compreendam os teus motivos e aceitem. O ideal seria ajudares a preparar algumas refeições veganas em casa para que os teus pais vejam como a alimentação vegetariana é fácil, saborosa e nutritiva. Os Pais preocupam-se com a saúde dos filhos e se não conhecerem os princípios da alimentação vegetariana podem ficar assustados. Fala com eles e tentem chegar a um acordo, para que comeces a criar mais refeições vegetarianas variadas. Se apenas comes arroz e batata poderás ganhar uma carência alimentar que poderá ser grave. Tenta incluir nas tuas refeições leguminosas e vegetais de folha verde escura, assim como frutas e legumes. No blog tenho algumas receitas fáceis de preparar que irão agradar a todos.

      Se tiveres alguma dúvida podes enviar-me um e-mail =)

      Beijinhos

      Responder
  3. Olá primeiramente parabéns pelo website!
    Gostaria de saber se veganos podem tomar vacinas provenientes de animais. Exemplo um soro antiofidico que no caso é feito com o próprio veneno retirado das cobras
    E outro ponto
    Admitindo que os animais já estão vivos em uma propriedade rural familiar por exemplo temos um par de vacas, se nunca ordenhadas elas podem vir a sofrer alguns tipos de infecções e dores com isso, e se ordenhadas a recomendação é de que jogamos esse leite fora ?
    Agradeço desde já uma resposta
    Att Theodor

    Responder
    1. Olá Theodor.
      As vacas apenas produzem leite se forem estimuladas para isso, ou seja, é preciso que engravide para produzir leite, assim como qualquer outro mamífero.

      As vacinas dependem da vontade de cada um. Eu tomo vacinas quando é mesmo preciso, noutros casos em que a doença pode ser prevenida (como por exemplo se for transmitida a partir de picada de mosquito) não a tomo e faço uma prevenção local, quando me encontro em países tropicais.

      até breve =)

      Responder
  4. Olá, Beatriz. Parabéns pela profunda abordagem que expôs de forma lógica e simples! Realmente maravilhoso! Gostaria de compartilhar esse texto em uma página prol veganismo que estou criando no face, se possível.Obrigado. Forte abraço!

    Responder
    1. Olá José =) Obrigada.
      Fica à vontade para partilhar =)

      Responder
  5. yah yah….desde os primórdios da existência do Homem que ele e omnívoro e o nosso corpo adaptou-se a isso
    agora concordo com muita coisa que esta ai escrito mas se eu caçar e pescar para o meu próprio consumo isto claro não excedendo as minhas necessidades… não estou a explorar animal nenhum … sendo assim vai dizer a um leão faminto que devia comer fruta comer…o homem e omnívoro e ponto final…

    Responder
    1. Concordo plenamente. Por essa teoria abatiam-se os animais selvagens que são carnívoros por natureza, ou obrigavam-se a comer erva. Coitados. que culpa têm? Os vegetarianos, alguns é claro, só pecam pela sua teoria animal que não tem sentido algum. Concordo em pleno com a proteção animal, com o tratamento digno e digo NÃO! ao abuso do animal homem para com os restantes. Agora não abdico de uma alimentação à base de carne e peixe, mas naturalmente que procuro adquirir carne de animais condignamente tratados, especificamente os que andam ao ar livre, e se possível, em ambiente caseiro. No que toca ao peixe procuro sempre o que vem do alto mar. Não consigo comprar peru, frango, ou outro que não diga que é criado dessa forma. Se todos fizéssemos assim se calhar travava-se as atrocidades crescentes que se verificam. Devemos agir corretamente, isso sim, não marginalizarmo-nos assentes em teorias descabidas.

      Responder
      1. Olá “Onívora”
        Nem sei por onde começo a resposta ao seu comentário.

        Está a colocar ou comparar-se com um animal carnívoro? não acredito que se fosse confrontada com um animal carnívoro tivesse alguma hipótese de sobrevivência, assim como também não acredito que tivesse capacidade de caçar sem ajuda de utensílios auxiliares. Os humanos por natureza repelem a carne e crua assim como o sangue, apenas os consomem cozinhados.
        Os animais devem ser livres para fazer as suas escolhas e não enclausurados e mortos apenas porque desejamos.
        A “Onívora” também deveria saber que ser sustentável é uma palavra que fica bem, se quisesse ser verdadeiramente sustentável não consumiria produtos animais, mas se acredita que consumir peixe capturado em alto mar é mais sustentável, vamos esquecer a quantidade de combustível que é preciso para a embarcação chegar e voltar e olhemos apenas para a Lista Vermelha da GreenPeace
        “A situação dos mares e oceanos do planeta é grave:
        1: ¾ dos stocks de peixe do mundo estão totalmente explorados, sobreexplorados ou esgotados;
        2: 88% dos stocks de peixe em águas comunitárias estão sobreexplorados.
        3: 90% das populações dos grandes peixes predadores (como o atum, o bacalhau e o peixe espada) estão esgotadas.
        4: Actualmente só 1% dos oceanos e mares do mundo estão totalmente protegidos, uma percentagem ridícula quando comparada com os espaços naturais protegidos em terra (11%).

        Também deveria saber que a pesca em alto mar não seleciona as espécies, ou seja se vão pescar atum, trazem também outras espécies que não era suposto, algumas bem fofinhas, como o golfinho que será considerado desperdício.

        Comprar um frango ou um pato ou uma embalagem de leite, com o rotulo de sustentável, feliz não existe, se existisse os matadouros não seriam na periferia das cidades e teriam portas abertas. Ao contrário do que acontece com os parques os matadouros não oferecem programas turísticos, já se perguntou porquê?

        A única forma de ser sustentável é seguir o veganismo! sem sofrimento animal!

        Responder
        1. Olá Beatriz.
          Com todo o respeito continuo a considerar todas essas razões irrisórias. Há Taaanta coisa, mas mesmo tanta, tanta, que fazemos ao contrário do que devíamos, contra o planeta no seu todo… Sinceramente nem sei dizer qual seria a melhor atitude. Neste caso concreto não considero imperativo deixar de comer carne ou peixe. Como já disse, no artigo anterior, procuro sempre os produtos mais naturais possível. Faço isso porque também sou sensível à causa, mas não consigo deixar de comer. O que é preciso é respeito e acho que com a minha visão e atitude respeito. Quanto ao ter de se matar uma vaca para se retirar o bife, continuo a dizer que, assim sendo, extermine-se o leão que estilhaça os seus semelhantes mesmo vivos. É a natureza e, nesse aspeto, nada vai mudar até que esta vida se extinga. Depois logo se verá o que se segue. Gostava mais de ouvir os vegetarianos e os vegans dizer que a escolha tinha a ver com a procura de mais saúde, pois sabemos que as carnes vermelhas em excesso podem ser prejudiciais. Também é por isso que a como apenas de tempos a tempos. A teoria animal é irrisória, mas merecem todo o meu respeito, se me respeitarem também nas minhas opções.

          Responder
          1. Cara “Onívora” não me parece que seja alguém capaz de respeitar as opções dos outros, já que o nome que colocou é uma verdadeira afronta e provocação.
            O veganismo não está relacionado unicamente com a saúde, é uma afirmação de libertação e igualdade entre todas as espécies e não colocação do homem no centro do universo. O veganismo tenta reduzir ao máximo a exploração de animais quer seja na alimentação, vestuário, cosmética, produtos para a casa entre outros, mas convido-a a ler outros artigos no blog onde poderá aprender mais sobre veganismo.

            Já que continua a defender que se devem eliminar todos os animais carnívoros e continua a querer comparar-se aos leões, eles são carnívoros e por isso tem características especificas que os distinguem dos animais herbívoros e coletores, como o homem, algumas dessas características são a velocidade, as garras e os dentes. Acredite que o homem não seria capaz de rasgar a pele de uma gazela com os seus dentes.

            A sua visão “onívora” é antropocêntrica, quer colocar-se no centro do universo e tentar justificar os animais como meras utilidades que existem apenas para satisfazer as suas necessidades e gula.

          2. Realmente, se comer carne de outros seres é saudável e sustentável, deveríamos voltar a aceitar igualmente o canibalismo como o prática socialmente aceitável, pois a acreditar na sua teoria que a carne tem os nutrientes mais adequados para o nosso organismo qual a mais adequada senão a humana? Tem todos os aminoácidos essenciais, ferro, cálcio, etc. As infraestruturas já existem, os hospitais poderiam ser os pontos de triagem e inspecção de forma a evitar que “géneros” portadores de doenças e contaminação de qualquer ordem entrassem na cadeia alimentar.

          3. Para mim é irrisória, sorreal e inadequada a teoria vegan e ponto final. Mas respeito, que remédio, porque tenho uma em casa que é puramente e doentiamente vegan. Espero que sejam todos muito felizes, como eu sou pelo estilo de vida que tenho, e respeitem também as nossas opções. Se não houver ataques de parte a parte é tudo muito mais fácil. Mas da vossa parte é difícil, nós é que somos os inconscientes… Sejam felizes, a sério, e que nunca tenham problemas de saúde como nós que somos louquinhos da mona.

      2. As pessoas falam que isso faz parte da vida das pessoas porque somos carnívoros , nada a ver comparar com a época de quando as pessoas caçavam com agora que eles são assassinados, a gente não precisa mais caçar então não precisamos mais comer carne.

        Responder
    2. Nós, diferente do leão temos a capacidade de julgamento. Não pode-se dizer a um leão faminto que deveria comer uma fruta, não. Agora nos pode ser dito para não comermos carne pois temos o todo aparato que nos possibilita julgar as situações e atitudes moralmente, eticamente – o que nos leva ao veganismo. Acho esse argumento comparativo ridículo. Você olha para uma zebra, uma vaca ou boi e sente fome? Parabéns, você não é um leão.

      Responder
  6. Sou vegana há 1 ano e 6 meses
    Gostaria de compartilhar o texto em.meu álbum no facebook.
    P que as pessoas tenha consciência.
    Espero sua resposta!!
    Muito obrigada
    Go vegan!!

    Responder
    1. Olá Andreia
      Fico muito feliz pela tua escolha e fica à vontade para partilhar os artigos do site,

      Até breve

      Responder
  7. ESSE É O LINK DE UMA PESQUISA QUE TO FAZENDO PARA O TCC DO MEU CURSO DE GASTRONOMIA, RELACIONADO A ALIMENTAÇÃO VEGANA… rESPONSAM POR FAVOR.
    OBRIGADA!
    https://docs.google.com/forms/d/10QYvv64ttlfVzZI9Ras-gw18J3woBsCPv3suW4TmofU/viewform

    Responder
  8. Concordo plenamente com tudo que li, e sonho com o dia em esses tais “seres humanos” se tornem verdadeiramente humanos e respeitem a vida dos nossos irmãos os animais!

    Responder
    1. voces se acham irmaos de animais, parabéns, se reduziram ao nível de um boi ou um peixe, acho veganismo bem consciente, mas nao quer dizer que somos iguais aos animais, pois estamos acima deles em tudo, até inteligencia

      Responder
  9. Ana,vc tbm é um animal!Lembre-se disso!Todos temos fome,sede,dor,medo….

    Responder
  10. afff, animal é feito pá cume mermo

    Responder
  11. Gostava que todos compreendessem isto…

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário