Outubro 12 2016 0Comentários
beijao-vegan-mesa

Receitinhas para você (veganas) e receita de beijão

O livro Receitinhas para Você, lançado pela SESI-SP vem compor as prateleiras que cada vez mais estão preenchidas com livros de receitas veganas e saudáveis.

O livro, não é um livro de receitas normal, ele faz um percurso pela história do veganismo e dos malefícios do consumo da carne, como compor uma dispensa vegana e as bases da cozinha vegana.

Todas as receitas do livro foram compiladas a partir de cursos e de adaptação de receitas não-veganas.

Uma das dicas que achei muito boa, para nos tornamos veganos, está logo no inicio, no prefácio do livro e é muito simples: “Quer ajudar? Comece por não utilizar roupas e acessórios confeccionados com pele ou couro animal, seda, lã, penas, plumas ou pelos, nem ornamentos feitos de ossos, marfim, chifres, cascos, entre outros. Deixe de comer carnes, peixes e ovos; não consuma leite de outras espécies e seus derivados, nem mel, enfim, nada que seja proveniente de animais ou que contenha substâncias de origem animal. Pare de usar cosméticos, sabonetes, cremes dentais, perfumes ou qualquer outro produto que tenha sido testado em animais ou que contenha substâncias de origem animal. Fuja de vestimentas, cortinas, tapetes, almofadas, cobertores, travesseiros, escovas, pincéis, vassouras, quadros, móveis e qualquer outro objeto que contenha matéria de origem animal. Prefira filmes e fotos digitais, divirta-se longe dos zoológicos, dos circos com animais, dos aquários e parques aquáticos com animais marinhos. Entre na luta pela abolição e proibição das touradas, dos rodeios, pela extinção das rinhas, da famigerada farra do boi, da caça, da pesca e de todos os procedimentos antiéticos. Evite o uso de medicamentos testados em animais e daqueles que fazem uso de animais, sistematicamente, quando já existem outros recursos disponibilizados pela moderna tecnologia. Acha impossível? Não é! Nós vivemos assim.”

Para adoçar ainda mais o livro, fiz uma receita bem docinha de Beijão (página 138)

beijão vegan

Beijão

Ingredientes
350 ml de leite condensado de soja (veja Dicas abaixo)
1 copo de leite de coco
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 coco ralado

Preparação

Cozinhe o leite condensado de soja com o leite de coco e 1⁄2 coco ralado. Acrescente o creme vegetal e mexa até soltar completamente do fundo da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas no tamanho desejado e passe no coco ralado restante. Disponha em forminhas e sirva.

Dicas
1. O leite condensado de soja pode ser pronto ou caseiro. A receita é simples: cozinhe durante bastante tempo o leite de soja (que também pode ser feito em casa – veja Dicas na p. 126) com açúcar, na proporção de 1 litro de leite para 1⁄2 kg de açúcar, até obter a consistência desejada.
2. O coco ralado deve ser preferencialmente fresco, mas pode ser usado o coco ralado industrializado, hidratado em leite de coco.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

loja vegetariana

Escreva uma resposta ou comentário