Março 03 2018 3Comentários
banner-donuts-vegan-000

Receita de donuts vegan com glaceado de matcha e amêndoa

queijo vegan

Sempre que tenho um tempinho livre e estou em casa, gosto de experimentar receitas novas, às vezes algumas que já estão guardadas há muito tempo e que quero experimentar. Há umas semanas atrás comprei a minha primeira forma de donuts e desde essa altura tenho experimentado fazer donuts veganos com e sem cobertura até conseguir fazer um que me agrade. Os últimos donuts vegan que fiz acho que consegui chegar a um equilíbrio de sabor e a cobertura de matcha (verde) e amêndoa crua (mais claro).
Ao contrário dos donuts convencionais, este donuts vegano, não é frito mas assado no forno, por isso assemelha-se mais a um bolinho. Se não tiveres uma forma para donuts podes sempre utilizar a massa para fazer um muffin, apenas precisa de cozer mais tempo.

donuts-vegan-009

Ingredientes

Para a massa dourada (6 donuts)
180 gramas de farinha
90 gramas de açúcar
1/2 copo de bebida vegetal
1/2 colher de vinagre de sidra
1 banana média
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de café de fermento
1 pitada de sal
Noz-moscada e canela qb

donuts-vegan-008

Para a massa de chocolate (6 donuts)
150 gramas de farinha
30 gramas de chocolate em pó
90 gramas de açúcar
1/2 copo de bebida vegetal
1/2 colher de vinagre de sidra
1 banana média
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de café de fermento
1 pitada de sal

Preparação
1. Preaquece o forno a 180º
2. Num recipiente começa por misturar os ingredientes secos
3. Com a ajuda de um garfo faz puré de banana e num recipiente à parte mistura os ingredientes líquidos. Mistura muito bem
4. Junta os ingredientes líquidos aos secos e mexe muito bem com a ajuda de uma vareta, para que não se formem “grumos”
5. Com a ajuda de uma colher começa a preencher os espaços da forma, não enchendo totalmente, ara que a massa possa crescer e manter a forma de Donuts
6. Deixa a massa repousar 10 minutos na forma antes de levar ao forno durante 15 minutos. A massa não deve ficar queimada, mas sim dourada, com um palito pica para perceber se a massa já está totalmente cozida.
7. Retira do forno e deixa arrefecer totalmente antes de desenformar e colocar a cobertura.

donuts-vegan-002

Cobertura (Glazze)
Esta é apenas uma sugestão de cobertura, como tinha poucos ingredientes, acabei por utilizar nozes picadas e coco (ralado e em lascas) para decorar, mas podes utilizar pepitas de chocolate ou outras coberturas mais coloridas.

Ingredientes:
Glazze Matcha (3 donuts)
2 colheres de sopa de xarope de ácer
1 colher de sopa de manteiga de cacau (derretida)
1 colher de chá de Matcha (usei a matcha vivo life)

Glazze de Amêndoa  (3 donuts)
2 colheres de sopa de xarope de ácer
1 colher de sopa de manteiga de cacau (derretida)
1 colher de sopa de creme de amêndoa crua (utilizei a manteiga Carley’s)

Preparação do glaceado de Matcha (3 donuts)
1. O glaceado deverá ser feito em duas fases distintas, mas se tiveres pouco tempo, começa pelo claro e de seguida o de matcha para não tingir a cobertura de amêndoa.
2. Começa por derreter a manteiga de cacau em banho maria
3. Quando estiver derretida, retira do calor
4. Adiciona o xarope de ácer e mexe muito bem para a mistura ficar uniforme.
5. Acrescenta a Matcha e mexe bem.
6. Com cuidado mergulha o donuts na mistura. (os bolinhos deverão estar completamente arrefecidos, para não absorver totalmente a cobertura)
7. Se a mistura solidificar muito rápido (nestes dias frios acontece) volta a aquecer em banho-maria, até ficar com a consistência desejada.
8. Aproveita a cobertura ainda morna para colocar os ingredientes que queres que fiquem na cobertura, como coco ralado chocolate em pó, etc…
9. Deixa arrefecer no frigorífico.

donuts-vegan-007

Preparação do glaceado de Amêndoa (para 3 donuts)
1. Começa por derreter a manteiga de cacau em banho-maria
2. Quando estiver derretida, retira do calor
3. Adiciona o xarope de ácer e mexe muito bem para a mistura ficar uniforme.
4. Acrescenta a Manteiga de Amêndoa e mexe bem.
5. Com cuidado mergulha o donuts na mistura. (os bolinhos deverão estar completamente arrefecidos, para não absorver totalmente a cobertura)
6. Se a mistura solidificar muito rápido (nestes dias frios acontece) volta a aquecer em banho-maria, até ficar com a consistência desejada.
7. Aproveita a cobertura ainda morna para colocar os ingredientes que queres que fiquem na cobertura, como coco ralado chocolate em pó, etc…
8. Deixa arrefecer no frigorífico.

donuts-vegan-005

proteína vegan

3 comments

  1. Olá :) adorei a página e vou seguir! Apesar de ser vegetariana, muitas vezes adoto uma alimentação mais vegan e escolhas que não prejudiquem os animais noutros produtos ou o ambiente. Estou a tentar transportar esses hábitos também em trabalhos de artes plásticas, que gosto de fazer. Não é muito simples, por vezes é necessário abdicar de algumas técnicas e materiais e encontrar outros, é necessário, também, uma aprendizagem. Beijinhos

    Responder
    1. Olá Ana
      Obrigada pela mensagem positiva =) Sim, infelizmente existem muitos produtos que ainda teem ingredientes de origem animal e que não existe forma de contornar =( Sinto o mesmo que tu em relação à fotografia, que adorava desde o click até à revelação do filme e impressão, infelizmente como os filmes ainda são feitos com gelatina animal tive que abandonar =( mas esperemos que os materiais evoluam e que existam cada vez mais opções vegan friendly =) até breve

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário