Janeiro 24 2020 0Comentários

Ruby Roth – livros infantis sobre veganismo

ração vegan

Ainda agora começou o ano e já começam a aparecer muitas novidades veganas. Esta surpreendeu-me muito e confesso que já há algum tempo que a esperava.

Para quem não conhece a Ruby Roth, ela é autora e ilustradora de livros infantis sobre veganismo, mas não só! É também uma activista da causa animal, participando em inúmeras manifestações para a libertação animal. Mas agora queria escrever sobre os dois livros da Ruby Roth que foram (finalmente) traduzidos para português e que já se encontram à venda em Portugal!

Sim, estas são boas notícias e apesar de a autora já ter 4 livros infantis editados, estes foram os primeiros e confesso que já tinha oferecido alguns em inglês aos meus sobrinhos.

Mas os livros da Ruby Roth não são só para crianças, para quem gosta de ilustração, estes livros são obrigatórios. As ilustrações são intemporais e apesar da mensagem ser escrita para os mais novos, vale sempre a pena ter uma edição por perto.

Veganismo é Amor

O livro Veganismo é Amor (vegan is love) apresenta os jovens leitores ao veganismo como um estilo de vida baseado em compaixão e ação. Veganismo é Amor ilustra o modo como as nossas escolhas diárias acabam por se propagar, tanto a um nível local como globalmente, transmitindo o que podemos fazer para proteger os animais, o meio ambiente e as pessoas em todo o mundo. Ruby Roth explora as diferentes oportunidades que temos para tomar decisões éticas, tais como, recusar produtos testados ou produzidos a partir de animais; evitar oceanários, circos, raças de animais e jardins zoológicos; optar por comprar alimentos biológicos; e mais. A mensagem é direta, mas sensível, focando-se no significado de “transformar o nosso amor em ação”. No final, são ainda apresentadas sugestões para ações que as crianças podem realizar de uma forma autónoma, sendo este o próximo passo a dar para que adultos e crianças possam criar um mundo mais sustentável e compassivo.

E é por isso que Não Comemos Animais

E é por isso que Não Comemos Animais (That’s Why We Don’t Eat Animal) utiliza verdadeiras obras de arte coloridas e textos dinâmicos para apresentar o veganismo aos primeiros leitores (dos seis aos dez anos). Escrito e ilustrado por Ruby Roth, o livro apresenta um elenco adorável de animais: porcos, perus, vacas, codornizes, tartarugas, golfinhos, entre outros. Os animais são apresentados, por um lado, no seu estado natural (unidos, aconchegados, cuidando uns dos outros e das suas famílias de acordo com os seus instintos e rituais) e, por outro, nas terríveis condições da produção industrial.
São descritos ainda os efeitos negativos da alimentação à base de carne sobre o meio ambiente.
No final, temos uma secção intitulada “O que mais podemos fazer?”, na qual são dadas algumas sugestões para que as crianças possam aprender mais sobre o veganismo.
Trata-se de um livro informativo, repleto de empatia, que oferece uma leitura divertida e um recurso para inspirar pais e filhos a conversar sobre um assunto oportuno e cada vez mais importante.

Encontras os livros da Ruby Roth em Português, na lojavegetariana.pt

Auri Foods

Escreva uma resposta ou comentário