Fevereiro 09 2016 4Comentários
image

Noz de Saponária – um produto 100% natural e ecológico

queijo vegan

A noz de Saponária é um produto que não se encontra em muitas lojas e que me despertou alguma curiosidade pelas vantagens que lhe são atribuídas.

A noz de Saponária pode ser utilizada de diversas formas, desde lavar a roupa, cabelo, detergente para a loiça, repelente de insetos e shampo para animais.

Uma das utilizações mais recorrentes que faço das nozes de Saponária é para o detergente da loiça. Para fazer 1 litro de detergente da loiça basta ferver 50gr de nozes num litro de água, durante cerca de dois minutos, deixar arrefecer e está pronto a utilizar. O líquido pode ser utilizado durante duas semanas, na lavagem da loiça manual. A nozes podem ser guardadas e utilizadas mais três vezes na máquina da loiça ou roupa.

Para utilizar as nozes na lavagem da roupa, basta colocar as nozes num saquinho apropriado, ou numa meia fechada e colocar no tambor da máquina,junto com a roupa. O cheiro da lavagem será neutro, para a roupa ficar cheirosa, basta adicionar duas gotas de um óleo essencial às nozes antes de as colocar no saquinho. A utilização das nozes dispensa a adição de amaciadores, a roupa sai limpa e fofa. A maior parte dos detergentes que se vendem nas superfícies comerciais tem Saponária nos seus compostos, mas também tem muitos químicos desnecessários. Para garantir uma limpeza mais eficaz,é aconselhável para pro programa da máquina de lavar assim que a roupa estiver coberta de água, para amolecer a noz e libertar mais saponina.

A noz de Saponária também é indicada para lavar os cabelos e funciona muito bem no couro cabeludo sensível.

Finalmente, também uso a Saponária para repelir insetos das plantas, basta vaporizar o líquido (semelhante ao detergente da loiça) sobre a planta que os insetos ou piolho são afastados, sem causar dano aos animais ou plantas.

Mas o que é a nós de Saponária?
A Saponária é o fruto de uma planta cultivada na Índia ou no Nepal, com saponina, que tem uma acção semelhante à do sabão. A noz de Saponária tem propriedades antialergénicas e pode ser utilizada por pessoas com pele sensível ou para lavar a roupa de bebés.

Pode comprar nozes de Saponária aqui

proteína vegan

4 comments

  1. Boa tarde,
    como posso preparar as nozes de saponária para lavar o cabelo? têm ideia? e durante quanto tempo posso utilizar o preparado?

    obrigada, aguardo resposta

    Responder
    1. Olá Joana
      A preparação que faço normalmente dura duas a três semanas, mas também utilizo nas plantas como repelente e detergente.

      Responder
  2. Obrigado pela informação!Deus te guarde!
    Gostaria de saber fabricar o meu champô de cabelo e também o condicionador caseiro,pode ajudar_me?

    Responder
  3. UAU! Eu já tinha ouvido falar. Meu objetivo de vida é ser o mais natural possivel com cuidados pessoais e da casa, então essa dica é muito boa pra mim! Obrigada por compartilhar a informação ^^

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário