Substitutos

queijo vegan

Há muitas dúvidas quando no início nos deparamos com a questão: o que é que os vegans comem? Hoje em dia é muito fácil encontrar produtos vegetais para substituir a carne e os derivados animais às refeições, lanches,…
No entanto, comprar produtos já preparados, nem sempre é uma escolha saudável, quando temos imensas alternativas saudáveis e nutritivas, sem semelhanças com os produtos animais. Hoje em dia deixei de comprar maioritariamente produtos já preparados e comecei a criar as minhas próprias alternativas.

Os principais produtos que um vegan deve incluir na sua alimentação são:

Tofu: também conhecido por queijo de soja (já que a preparação é análoga). O tofu é fácil de preparar e dá para um sem número de receitas. O tofu também serve para substituir os ovos na preparação de bolos, doces,…

Proteína de Soja: ou soja texturizada é o mais usado quando se pretende começar uma dieta vegan. A textura é muito idêntica a da carne.
Tempeh: é um alimento com origem na indonésia, fermentado a partir das sementes de soja e uma textura densa e ligeiramente carnuda. Constitui um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja.

Seitan: feito a partir da farinha de trigo integral ou de glúten de trigo, é um óptimo substituto da carne, não só o conteúdo proteico como também para a preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.

Grãos: são os alimentos que estão na base da nossa alimentação. Fornecem hidratos de carbono, fibras e vitamina B. Os principais são: trigo, milho, aveia, centeio, cevada, farinha de trigo integral, farinha de milho, aveia, cevada, quinoa,…

Frutas e Vegetais: devem estar sempre presentes. Um prato colorido é sempre mais saúdavel. Dê preferencia aos aliementosfrescos.
Bebidas: bebida de soja, bebida de arroz, bebida de canhâmo, bebida de aveia, são “leites” vegetais com alto teor nutritivo, baixa em calorias e sem colestrol.

Iogurtes e Queijos: feitos a partir de grãos de soja.

Aqui estão enumerados alguns dos alimentos vegan, no entanto a lista é muito grande.
Quando comprar produtos já preparados para “vegetarianos”, é sempre conveniente ver a lista de ingredientes, pois muitos deles são enriquecidos com produtos animais, como acido láctico, albumina de ovo, etc.

proteína vegan

2 comments

  1. Bom dia. Sou vegana e me disseram que estou com falta de “albumina”. Qual seria o melhor substituto? Obrigada.

    Responder
  2. O melhor substituto da carne para os vegetarianos e veganos são as leguminosas (feijões).
    A combinação do cereal com leguminosas é o q nos fornece maior quantidade de proteína.

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário