Abril 03 2017 0Comentários
imagem-destaque

Uma tarde a aprender alta pastelaria vegana, com Toni Rodriguez

queijo vegan

Já passaram uns dias, o relógio não pára, mas quero registar no blog o workshop dado pelo Toni Rodriguez no Porto. Não é todos os dias que posso ver um chef  trabalhar e a criar as mais belas criações de pastelaria (lindíssimas e deliciosas), por isso como o iria ser no Porto, na escola de cozinha Da Terra, mesmo aqui ao lado, tinha que participar.

O workshop de alta pastelaria vegana, prometia uma tarde muito doce e animada, Toni Rodriguez é o fundador da Lujuria Vegana (entretanto extinta) e autor de vários livros de pastelaria vegan, entre os quais Delicias Veganas e Cupcakes Veganos, assim como colaborador activo de vários websites, entre os quais Hazte Vegetariano e DeliCooks.

toni-rodriguez-vegan-002

Confesso que sou muito trapalhona e para conseguir fazer bolos e pastelaria fina a precisão é a palavra chave! O workshop começou com uma introdução sobre a precisão e a obrigatoriedade que ela precisa para que o resultado seja o esperado, a medida utilizada durante todo o workshop foi a grama, não existiram Copos nem Mililitros como medida de peso, quer para líquidos ou sólidos.

O menu do workshop foi : Brioche com creme de amêndoa e framboesas; tarteletes de chocolate com leite de arroz e amendoim; Cupcakes de morango pistachios e chocolate branco; Individual de chocolate negro, praliné de avelã e tangerina e por fim Verrines de ananás, lima, chocolate branco e creme de queijo vegano.

toni-rodriguez-vegan-001

O workshop foi muito dinâmico, intercalando a preparação dos bolinhos entre si, enquanto esfriavam ou as leveduras começavam a actuar, foram cerca de seis horas e meia muito interactivas e animadas do inicio ao fim do workshop, onde também houve a apresentação de produtos vegan, como escolher os melhores produtos ou fazer a substituição dos ingredientes. Esta última parte é muito importante, muitas vezes bloqueamos numa receita porque não temos determinado ingrediente e não sabemos como substituir, isto pode bloquear a nossa criatividade e não nos permite fazer certas receitas que gostaríamos por falta de algo que pode ser facilmente substituído.

No final foi a parte mais deliciosa, a hora de provar os pastelitos veganos, mmmmmm estavam estupendos, uma deliciosa combinação de texturas e sabores, que terei de tentar fazer por mim, em breve espero.

Como um dia não são dias, fomos jantar, já muito tarde ao Black Mamba, onde há algum tempo atrás se vendia os cupcakes Lujuria Vegana.

Sigam Toni Rodriguez, através do Instagram aqui e o facebook aqui

toni-rodriguez-vegan-003

proteína vegan

Escreva uma resposta ou comentário