Fevereiro 26 2021 0Comentários

Os Melhores Locais de Portugal para Vegans

ovo vegan

O movimento vegan tem vindo a obter crescente atenção por parte da comunidade mundial. Portugal é, por norma, um país onde algumas tendências tardam um pouco mais em se estabelecer. Encontramos aqui, porém, os ingredientes ideais para assistir ao sucesso deste estilo de vida focado na saúde, no bem-estar próprio e animal, sem esquecer a sustentabilidade ambiental.

Seria expetável que um país com histórica tradição agrícola pudesse aliar o saber de todos esses anos com a oferta moderna de alimentos e produtos que são, seguramente, um dos principais meios para um mundo mais sustentável.

Como toda a evolução, esta não se dá de forma global e imediata. Mudar mentalidades e corrigir comportamentos é um processo mais rápido em centros urbanos com uma população mais jovem e dinâmica.

Quais serão, então, alguns dos melhores locais para um vegan viver em Portugal?

Lagos

Lagos tem um pouco de tudo para agradar a todos. Desde logo o clima ameno do Algarve e as suas praias convidam-nos a um estilo de vida mais equilibrado do que aquele patente nos grandes centros urbanos.

Movido por um crescimento da sua comunidade de expatriados, Lagos torna-se gradualmente uma meca de cidadãos jovens oriundos de todo o mundo. Consigo trazem ideais mais sustentáveis que passam, em muito, pelo estilo de vida vegan.
A abundância de produtos locais de elevada qualidade e baixo preço colocam este ponto do país na vanguarda do veganismo, encontrando espaço para um crescimento contínuo.

Faro

Também Faro sempre se marcou por uma abertura a tendências inovadoras. Usufruindo de semelhantes caraterísticas em comparação com Lagos, é rodeado por inúmeras explorações agrícolas que aqui fazem chegar alguns dos melhores produtos do país.

Desde há décadas presentes alguns dos primeiros restaurantes deste segmento no país, tem visto um crescente interesse por parte de Farenses e estrangeiros no que de melhor se produz em termos de produtos e alimentação sustentáveis.

Porto

O Porto não figura apenas do mapa de tendências turísticas a nível mundial e é, também ele, uma força no que toca à restauração vegan. Com atualmente cerca de 132 restaurantes exclusivamente dedicados, viver na cidade poderá muito bem resultar numa simbiose quase perfeita entre um estilo de vida sustentável e no coração da atividade quotidiana presente num grande centro urbano.

O crescente interesse no estilo de vida vegan está patente em inúmeras iniciativas locais que vão desde o mercado de Natal até inúmeras lojas com produtos absolutamente irresistíveis. Será expetável que se estenda a inúmeras outras áreas da cidade, à medida que as gerações mais jovens se vão estabelecendo no comércio local.

Lisboa

Sem grande surpresa, é na capital que o movimento vegan é mais forte. Com atualmente cerca de 226 restaurantes exclusivos, a escolha é tão diversificada quanto apelativa.
Ainda que Lisboa conste entre os locais onde é mais dispendioso habitar em Portugal, um recente decréscimo no preço do arrendamento poderá significar a oportunidade pela qual aguardava. Além da oferta em termos de confeção, existem ainda inúmeras mercearias dedicadas à venda de produtos totalmente vegan.

Braga

Uma das cidades com a média de idades mais jovem de Portugal resulta no adotar de tendências vanguardistas e de mudança antes das demais. Com efeito, o veganismo em Braga usufrui precisamente desse espírito inovador e da crescente importância em salvaguardar o futuro.

A presença de iniciativas como o mercado vegan trazem ao conhecimento de um público mais abrangente uma série de produtos vegan até então desconhecidos, enquanto pequenas mercearias já vendem somente produtos vegan.

Vego

Escreva uma resposta ou comentário