Janeiro 19 2026 0Comentários

O Pão-Doce que Aquece a Alma: A Minha Versão Vegan da Fogaça da Feira

Se há memória que guardo da faculdade, daquelas que aquecem a alma nos dias mais cinzentos, são as tardes intermináveis de estudo na biblioteca, com os livros abertos e o cheiro inconfundível da Fogaça de Santa Maria da Feira a pairar em casa de alguns colegas. Ainda sinto na ponta da língua aquele pedaço quente, quase a fumegar, com a manteiga a derreter e a escorrer pelos dedos. Era o conforto açucarado que dava energia para mais uma hora de revisões.

Este ano, com a chegada das Fogaceiras, a nostalgia bateu com mais força. Decidi que estava na hora de replicar aquela magia em casa, mas claro, na sua versão 100% vegetal. Queria não só o sabor, mas sobretudo aquele cheiro morno e reconfortante a canela a embair toda a casa. A ideia perfeita para um fim de semana frio, transformado num lanche especial feito com as crianças, entre risadas e farinha por todo o lado, no aconchego da nossa lareira.

Para quem nunca provou esta maravilha da doçaria tradicional portuguesa, a Fogaça é um pão doce típico de Santa Maria da Feira, e o seu formato curioso não é por acaso: estiliza o famoso castelo e as suas quatro torres. É uma verdadeira obra de arte comestível, carregada de história.

A adaptação foi mais simples do que esperava. A única alteração fundamental à receita original foi a substituição dos ovos. Em vez deles, optei por um substituto à base de tofu seda, que garante a mesma humidade e textura macia, sem comprometer o sabor. O resultado? Uma fogaça fofinha, perfeitamente doce e aromática, que nos transportou diretos para aquelas tardes de estudo, mas com a consciência tranquila e o coração (e a barriga) cheios.

Fogaça Vegana de Santa Maria da Feira
Receita Adaptada & Veganizada

Criar memórias doces em família é um dos maiores presentes. Hoje, convido-te a vir para a cozinha e recriares connosco este ícone da doçaria portuguesa, numa versão 100% vegetal, cálida e perfumada.

Ingredientes

Para a Massa de Levedura:

90 ml de água morna (cerca de 1/3 de chávena)
1 saqueta de fermento mestre – Biovegan
150 g de farinha tipo 65 (cerca de 1 chávena e 1/4, bem cheia)

Para a Fogaça:

120 g de açúcar (cerca de ½ chávena + 2 c. sopa)
1 ½ c. chá de sal fino
90 g de margarina vegetal ou manteiga vegetal, à temperatura ambiente (cerca de 6 c. sopa)
120 g de tofu seda escorrido (cerca de 1/2 chávena) batido com 2 colheres de sopa de bebida de soja
Raspas de ½ limão
25 ml de vinho do Porto (cerca de 1 ½ c. sopa)
½ c. chá de canela em pó
400 g de farinha tipo 65 (cerca de 3 chávenas e 1/3)
Farinha q.b. para polvilhar a bancada
Açúcar em pó q.b. para polvilhar no final

Modo de Preparação

Numa taça pequena, dissolve o fermento fresco na água morna (não quente!). Adiciona as 150g (1 cháv. e 1/4) de farinha e mistura até formsres uma pasta. Cobre com um pano e deixa repousar num local quente durante 20-30 minutos, até ficar bem fofa e com bolhas.

Numa taça grande ou na batedeira com gancho, junta o fermento que fizeste, o açúcar, o sal, a margarina amolecida, o substituto de ovo (tofu batido), as raspas de limão, o vinho do Porto e a canela. Mistura bem.
Acrescenta, gradualmente, as 400g (cerca de 3 cháv. e 1/3) de farinha. Continua a misturar até a massa se soltar das paredes da taça. Se estiveres a usar as mãos, polvilha a bancada com farinha e sova a massa durante cerca de 8-10 minutos, até ficar lisa, elástica e macia.

Coloca a massa numa taça ligeiramente enfarinhada, cobre com película aderente ou um pano húmido e deixa levedar num local sem correntes de ar até duplicar de volume (cerca de 1h30 a 2h).

Após a levedação, despeja a massa sobre a bancada e dá-lhe uma pequena amassadela para retirar o ar. Forma uma bola e achata-a ligeiramente num tabuleiro forrado com papel vegetal, criando a base do “castelo” em forma de cone. Enrola e faz dois cortes no topo.

Cobre a fogaça modelada e deixa levedar novamente por mais 45 minutos a 1 hora.

Pré-aquece o forno a 180ºC. Leva a fogaça a assar durante 25 a 30 minutos, ou até ficar dourada.

Deixa arrefecer completamente sobre uma grelha.

Para um brilho extra, podes pincelar a fogaça ainda morna com um pouco de xarope de agave diluído em água ou maionese vegana.

Escreva uma resposta ou comentário