Fim de férias e fomos à livraria Aqui há Gato conhecer a Sofia, a Migas, a Petinga e o Epá e tivemos uma surpresa.
A A. já há muito tempo que pedia para ir visitar a livraria Aqui há Gato em Santarém, por isso num fim-de-semana de final de férias levamos a pequena a conhecer a livreira Sofia e os seus amigos peludos.
O programa seria sair cedo de casa e aproveitar uma pausa em Santarém para ouvir uma história, mas com crianças os horários atropelam-se sempre e saímos mais tarde do que o previsto, o que acabou por ser uma agradável surpresa.
Era já hora de almoço e os miúdos impacientes por passar tanto tempo no carro, nesta altura comecei a procurar opções vegetarianas em Leiria, que seria a próxima passagem. Se há uns anos poderia conhecer vários sítios, confesso que estou um pouco afastada das novidades de restauração no centro do país, são locais que infelizmente já não passo muitas vezes.
Como gosto de conhecer restaurantes vegan e vegetarianos, pesquisei no google e a primeira opção foi Kukicha – o Tempero para a Mente. Liguei e estavam abertos com um menu que parecia super apetitoso: “Sardinhas” de tofu ou Caril, entre outros pratos. Nem procuramos mais, fomos diretos ao restaurante e encontramos o que parecia por fora um restaurante tradicional.
O menu surpreendeu por ter a opção de prato normal ou prato pequeno, quando se viaja com crianças às vezes é difícil que escolham o mesmo ou que queiram partilhar, o que causa muito desperdício. Optamos pelo menu do dia prato normal e pequeno.
Os meninos devoraram a sopa, era condimentada com especiarias e eles adoram esses temperos. Quando chegou o prato principal era muito simples, mas muito bem confecionado, a “sardinha” de tofu envolvida em alga nori acompanhada de batatinha a murro estava muito boa. Os meninos adoraram e os adultos também.
Para sobremesa, optamos pelo doce kukicha que também estava muito bom.
O staff também era super prestativo e simpático, pelo que será um local a visitar novamente e claro a recomendar.
Normalmente quando viajamos para o sul encontramos algumas dificuldades em encontrar sítios onde almoçar ou jantar, principalmente com crianças, por isso esta foi uma surpresa feliz.
Já conheciam o Kukicha? Ao que parece já tem 6 anos e espero que tenha muitos mais.