Novembro 19 2025 0Comentários

Receita de Bolachas de Manteiga de Amendoim e Chocolate (Vegan)

Uma das minhas memórias mais doces do secundário é o trajeto nos dias de inverno para a Escola Artística Soares dos Reis. Ao passar na Rua de Entreparedes, o ar gelado enchia-se com aquele aroma inconfundível e reconfortante de bolachas que saíam da Fábrica Imperial. Era um cheiro quente, doce, que conseguia, por uns segundos, anular o frio que se sentia na rua. Aquele aroma ficou para sempre na minha memória afetiva.

Talvez por causa desta memória, sempre adorei fazer bolachas e biscoitos caseiros. Experimentar receitas e repetir as que mais gostava tornou-se um dos meus passatempos favoritos. Os meus fins de semana eram dedicados a testar várias receitas de acordo com a estação do ano: no verão, biscoitos mais frescos, de limão ou laranja; no inverno, opções mais gulosas e reconfortantes, com manteiga de frutos secos.

Este fim-de-semana com a chuva e o frio, quis recriar essa magia com os mais pequenos e testar os dotes do meu ajudante mais novo, que ficou super entusiasmado com a missão. A receita que escolhi precisa de ser mexida com algum vigor (cerca de 30 a 60 segundos em cada etapa), o que não era muito adequado para as suas mãozinhas. A etapa que mais se repetiu, e que foi amplamente aprovada, foi a clássica: “uma para a taça, uma para a boca“. Adoraram a massa e, felizmente, o resultado final também foi um sucesso!

Fiz a receita com manteiga de amendoim, mas podes experimentar perfeitamente com pasta de amêndoa ou de caju. Fica ao teu critério!

Receita de Bolachas de Manteiga de Amendoim e Chocolate (Vegan)

Fazer bolachas e biscoitos vegan é reconfortante. As memórias transportam-me de volta àquela sensação acolhedora da Rua de Entreparedes e ao aroma das bolachas da Fábrica Imperial.

INGREDIENTES

* 120 g de manteiga vegetal
* 120 g de manteiga de amendoim
* 60 g de açúcar
* 40 g de puré de maçã (ou outro substituto de ovo)
* 170 g de farinha com fermento
* 1 colher de sobremesa de amido de milho (Maizena)
* 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
* 1/2 colher de chá de baunilha em pó (usei baunilha em pó biovegan)
* 1 pitada de sal
* 1/2 copo de pepitas de chocolate negro vegan

PREPARAÇÃO

1. Numa taça grande, começa por amolecer ligeiramente a manteiga vegetal no micro-ondas durante alguns segundos. Adiciona a manteiga de amendoim e mistura bem com uma vara de arames até obter um creme homogéneo. Junta o puré de maçã e envolve.

2. Noutra taça, combina a farinha com fermento, o amido de milho, o bicarbonato de sódio, a baunilha em pó e o sal. Mistura bem.

3. Adiciona os ingredientes secos à taça com a mistura húmida. Combina tudo com cuidado, utilizando uma espátula, até os ingredientes se unirem.

4. Forma uma bola com a massa, cobre a taça com película aderente e leva ao frigorífico para repousar durante, pelo menos, 1 hora. Este passo é crucial para que as bolachas não fiquem demasiado baças no forno.

5. Pré-aquece o forno a 180°C. Forra um tabuleiro com papel vegetal. Retira a massa do frio e forma pequenas bolas do tamanho de uma noz. Coloca-as no tabuleiro, deixando cerca de 2 cm de distância entre elas, pois vão alargar durante a cozedura. Achata ligeiramente cada bola com a palma da mão para formarem círculos.

6. Leva o tabuleiro ao forno pré-aquecido e coze durante 10 a 15 minutos, ou até as bordas começarem a dourar ligeiramente.

7. Retira do forno e deixa arrefecer as bolachas no tabuleiro durante 5 minutos antes de as transferires para uma grelha para arrefecer completamente. Quando estiverem mornas ou frias, derrete as restantes pepitas de chocolate e mergulha metade de cada bolacha no chocolate. Para um toque especial, polvilha com um pouco de flor de sal.

8. Deixa o chocolate solidificar completamente (podes acelerar este processo no frigorífico) antes de servir. Guarda num recipiente hermético, de preferência no frio.

Estas bolachas ficam ainda mais saborosas no dia seguinte, depois de os sabores se terem apurado. São um sucesso garantido com miúdos e graúdos e a prova de que a tradição pode ser recriada de forma 100% vegetal, compassiva e deliciosa.

Escreva uma resposta ou comentário