Março 02 2022 4Comentários

Porque os vegan não usam lã?

O motivo pelo qual enquanto vegan não utilizo a lã, é porque ela é um produto de origem animal. De uma maneira simples bastaria isto, mas gostava de falar mais sobre o que está por trás da lã e das imagens fofas que nos chegam de animais felizes a ser tosquiados.

As ovelhas são aquele animal que nos acompanha desde pequenos, deve ter sido um dos primeiros animais que a minha filha identificou e que mais gostou (aparte dos seus irmãos felinos). Ainda hoje se delicia com as ovelhas e com histórias de ovelhas, adora que desenhe ovelhas e brincar com elas. Mas na escola também somos ensinados que as ovelhas nos dão (sim, é assim que se ensina na escola) a lã, o leite e a carne, mas não nos falam do que está por trás.

As ovelhas são animais muito inteligentes, com uma inteligência equiparável à vaca, são animais sociais, capazes de reconhecer até 50 rostos, reconhecem os seus bebés pelo chamamento e além do mais, uma ovelha pode viver até 12 anos em liberdade, ao contrário dos 5 anos que vive enquanto é explorada.

As ovelhas que são utilizadas para a produção da lã foram geneticamente modificadas, através de sucessivos cruzamentos que faz com que elas produzam maior quantidade de lã, causando é claro sofrimento, problemas de pele, sobreaquecimento e claro facilitam a propagação de parasitas.

É claro que a sobreprodução de lã obriga a que as ovelhas sejam tosquiadas e a sua prática não é simples nem indolor. A manipulação de uma ovelha para a tosquia causa-lhe stress e pânico. Os tosquiadores tentam tosquiar o maior número de animais no menor tempo possível e isso causa lesões e dores aos animais. Existe também uma prática chamada de mulesing onde é cortada uma parte de pele nas traseiras da ovelha para evitar que as moscas depositem ovos nos animais e evitar as larvas, claro que este procedimento é feito sem anestesia e causa muita dor e desconforto aos animais.

“A lã é um dos cinco produtos mais poluentes utilizados na industria da moda”

Mas agora há um revés! Não só os vegan são contra a lã, mas a indústria da moda também está focada em reduzir a sua utilização! A lã é um dos cinco produtos mais poluentes utilizados na industria da moda (claro que o primeiro é o couro) e por isso existe um pedido para que a industria da moda reduza a sua utilização pelo menos para 50% até 2025 e que sejam utilizadas alternativas naturais ou sintéticas. A produção da lã é três vezes mais poluente que o acrílico, e utiliza até 360 vezes mais terreno do que o cultivo de algodão.

Para produzir lã, é necessário criar os animais e isso polui a terra a vida aquática, além do stress que é viver em confinamento, a vida de uma ovelha não é muito diferente da vida de outro animal explorado, são constantemente inseminadas e os cordeiros separados das Mães à nascença. São utilizadas para a produção de carne e leite. O que conta mais é o lucro e o seu bem-estar é colocado em segundo plano.

Estes são alguns dos motivos pelos quais procuro alternativas à lã e a outros produtos de origem animal e hoje em dia existem imensas alternativas às fibras animais e as marcas cada vez mais procuram utiliza-las nas suas colecções. Desde fibras mais antigas como o algodão e o cânhamo até ao piñatex, tecido de cortiça e cogumelos, entre outros.

 

4 comments

  1. Olha Luccas, claramente um não vegano, é necessário generalizar sim, pois mesmo atualmente existe uma grande dificuldade de se saber a origem da lã, e eu e nem você, acredito nisso, acompanhamos o processo de produção. A tosquia de uma ovelha para seu bem estar é diferente de uma tosquia para se aproveitar do seu material e gerar lucro com isso. Utilizar um animal como meio comercial é e sempre será errado, mesmo que isso “não envolva” sofrimento.

    Responder
  2. No título: ”As ovelhas que são utilizadas para a produção da lã foram geneticamente modificadas, através de sucessivos cruzamentos que faz com que elas produzam maior quantidade de lã, causando é claro sofrimento, problemas de pele, sobreaquecimento e claro facilitam a propagação de parasitas.” há algumas informações falsas, elas foram sim genéticamente modificadas para uma maior produção de lã, porém isso não lhe causa danos como citados “sofrimento, problemas de pele e sobreaquecimento” a lã do animal o protege tanto do frio como também do CALOR, lembrado que a época de tosquia é no verão então mesmo que a lã a aquecesse de forma desproporcional, não haveria esse desconforto térmico!
    Além disso, a prática de mulesing hoje é proibida.
    O confinamento, por contrário do que se pensa, pode causar menos estresse do que animais em “vida livre”.
    As ovelhas tem um limite de inseminação e não são tão afetivas com parentesco como nós humanos.
    O lucro e o bem-estar são uma via de mão dupla, onde com um maior bem-estar = maior produtividade.

    É muito importante que tenhamos consciência de que em algumas propriedades os animais são sim mau tratados, mas não se pode generalizar de tal forma com que se tenham conclusões de que assim se faz em TODAS as propriedades, e é o que sua publicação dá a entender com este extremismo nas falas.

    Você optar por seguir este estilo de vida está tudo bem, mas propagar notícias falsas ou casos isolados é completamente errado!
    Espero que busque talvez se informar mais sobre o assunto.

    Responder
  3. gostaria de estar actualizado com inf vegana
    obg

    Responder
  4. Artigo muito importante!

    A Vegan Nation tem trazido bastante consientização tambeém nesse ramo

    Parabéns pelo seu trabalho

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário