Março 28 2019 6Comentários

Receita de kimchi – couve fermentada

No último ano a minha cozinha transformou-se num autêntico laboratório de fermentações, onde experimento vários tipos de fermentados, desde uma simples kombucha, passando pelos queijos veganos até ao meu favorito e que não pode faltar, o kimchi.

O kimchi é um daqueles produtos gastronómicos que eu desconhecia totalmente, até participar nas jornadas gastronómicas e perceber que é um produto bastante conhecido e com óptimas propriedades terapêuticas (é um fermentado).

O kimchi é um alimento típico da Coreia e é basicamente uma mistura de vegetais emersos em salmoura onde se cria um ambiente propício às bactérias de ácido láctico presente nos vegetais. A base do kimchi é couve-chinesa que é imersa durante várias horas em salmoura para perder a amargura e ficar flexível. Tradicionalmente o kimchi pode levar molho de peixe e também já vi com caldo de carne, por isso se comprares verifica sempre o rótulo, na dúvida é melhor fazer em casa que fica sempre saboroso e é uma óptima maneira de aproveitar vegetais em excesso.

A receita base que uso é adaptada do Sandor Katz e os vegetais são apenas uma sugestão, nesta receita usei beterraba que dá uma tonalidade rosa que depois gostode aplicar nos queijos e eles ficam cor-de-rosa.

Receita de Kimchi
1 litro de água
4 colheres de sal marinho
2 cenouras
2 cebolas
4 dentes de alho
1 beterraba
Ervilhas de quebrar (qb)
Raiz de gengibre
Malaguetas qb
Outros vegetais de que gostes e algas

Preparação
1. Misturar 1 litro de água com 4 colheres bem cheias de sal, mexer bem até dissolver o sal.
2. Cortar a couve (eu deixo as folhas intactas), a cenoura, a beterraba, as ervilhas de quebrar e colocar no recipiente com a água salgada.
3. Deixar repousar na salmoura durante a noite.
4. No dia seguinte preparar as especiarias. Para isso é preciso fazer uma pasta com a Cebola, o alho, 3 colheres de sopa de raiz de gengibre e as malaguetas. Para preparar esta pasta precisas de um processador de alimentos, eu utilizo a Vitamix, mas pode ser um outro.
5. Triturar tudo
6. Retirar os vegetais da salmoura e guardar o líquido que ainda irá ser necessário.
7. Passar a pasta de especiarias pelos vegetais para que fiquem todos bem misturados. Colocar os vegetais num frasco e cobrir com a salmoura.
8. Deixar repousar durante 5 dias num local à temperatura ambiente, abrindo o frasco todos os dias.
9. Ao fim deste tempo o kimchi está pronto e pode ser guardado no frigorífico.

6 comments

  1. Não tem problema as folhas saírem de baixo da água durante o tempo de fermentação? Pergunto, porque o chucrute tem que ficar imerso na água para não mofar…

    Responder
    1. Olá Roberta, as folhas devem ficar mergulhadas. Para isso coloco um peso em cima.

      Responder
  2. Bom dia Beatriz, aqui é o João, estou ensaiando pera iniciar na Vegetaria/Vegana, só que meu ambiente ainda não é propício, de momento estou tomando só Detox/Suco verde. Hoje, recebi meu primeiro Scuby para iniciar meu chá de Kombuchá que trouxe de São Tomé das Letras onde fiquei por 10 dias. Quando tiver dúvidas posso consultá-la?
    Grato,
    João Baptista

    Responder
    1. Olá João =) Claro que sim, terei todo o prazer em ajudar.

      Responder
  3. deve ser muito bom. vou experimentar

    Responder
    1. Olá Anabela, depois partilha o resultado =)

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário