Setembro 22 2025 0Comentários

Vamos falar de refeições escolares Vegan?

Os últimos dias tem sido um pouco atarefados e cheios de novidades, com tanta coisa para fazer, em conversa com a minha filha ela perguntou o que é que eu fazia. Estive a contar o que faço e o que já fiz antes e claro que estive a mostrar o blog e as vezes que ela já apareceu, mas que agora o tempo era diferente e por isso já não escrevia tanto. Prontamente me lançou um desafio, próprio dos 5 anos ”Mamã, tens que voltar a escrever” e por isso, 3 dias depois estou aqui a escrever sobre algo, nos primeiros dias de Outono.

Hoje gostava de reescrever algo que fiz no ano passado, quando no inicio do ano estava a procura de lanches vegetarianos saudáveis para o pré-escolar e tinha uma serie de ideias que queria colocar, pois não sabia que na escolha da A. os lanches são oferecidos pelo Município e claro que tem a opção de base vegetal, obrigatória em todos os estabelecimentos públicos.

O que mais me agrada nestes lanches (assim como nas refeições) são que elas são preparadas de modo a ser idênticas às restantes. Os lanches apesar de não terem carne tem elementos lácteos, que são substituídos pelas opções vegetais. Fiquei ainda mais surpreendida por utilizarem a bebida vegetal HUG, que é uma marca portuguesa (antiga Shoyce), assim como utilizarem marcas que eu considero premium como a Alpro.

O pedido para a refeição vegetariana foi efetuado através do email e pedi uma refeição vegetariana estrita que já inclui estes elementos todos.

Fiquei ainda mais feliz por saber que este ano houve um aumento de pedidos de refeição vegetariana na escola o que causou alguns atropelos, mas que foram rapidamente resolvidos. Foi recomendado que no próximo ano faça o pedido mais cedo para evitar atrasos ou equívocos.

Agora falando das refeições, temos sempre acesso ao menu e a escola apresenta uma alimentação variada, a A. até agora não reclamou (muito) do menu e pelo retorno que tenho das auxiliares, alimenta-se muito bem. Durante as férias chegou mesmo a dizer que sentia falta das refeições da escola e que gostava muito.

As refeições privilegiam os alimentos da época e as leguminosas, sendo que por vezes também acrescentam o tofu ou seitan.

As refeições são preparadas na própria escola e a opção vegetariana pode ser pedida uma vez por ano apenas.

E vocês, qual é a vossa experiência com as refeições e lanches escolares?

Escreva uma resposta ou comentário