Março 05 2016 8Comentários
image

Bebidas vegetais – alternativas saudáveis ao leite

Quando me tornei vegana, não havia muitas opções de bebidas vegetais disponíveis no mercado. As poucas marcas que existiam eram muito adocicadas e vendiam apenas bebida de soja. Com o passar do tempo a oferta começou a ser mais diversificada, com o aumento da procura global, há cada vez mais pessoas que tomam a opção de não beber leite.

Quando deixei de consumir lacticínios, fi-lo consciente de que “existe mais crueldade num copo de leite, do que num pedaço de carne” (prof gary francione)

Porque não devemos beber leite

Aos poucos apareceram bebidas de amêndoa e arroz, apesar de actualmente já ser fácil encontrar bebida de espelta, avelãs, cajus, entre outras.

As bebidas vegetais tem menos gordura e não tem colesterol, além de serem ricas em fibra.

Apesar de ser cada vez mais fácil encontrar bebidas vegetais nas lojas e supermercados, opto por fazer as minhas em casa, o que me permite variar mais no tipo de bebida que consumo.

A grande vantagem de fazer a minha própria bebida é poder escolher os grãos, sementes e nozes que utilizo e poder reutilizar o que sobra da bebida para preparar outras receitas.

Para fazer as minhas bebidas ou leites vegetais, utilizo a máquina de leite de soja midzu. O meu modelo é mais antigo, já o utilizo semanalmente há vários anos e por vezes mais do que uma vez por dia. Optei por adquirir este modelo, pela facilidade com que me permite fazer uma bebida, bastam 15 minutos e a bebida está pronta a ser consumida. Apesar de a máquina poder ser utilizada para outras receitas, confesso que apenas a utilizo para preparar a bebida.

As bebidas que preparo mais vezes são a de soja, amêndoa, quinoa e caju.

Bebida de Soja
A bebida de soja é rica em fibra, proteína, vitaminas do complexo B e cálcio. O consumo da bebida de soja diminui o risco de doenças cardiovasculares, combate a osteoporose e ajuda a diabetes e colesterol alto.

O consumo de bebida de soja equilibra os níveis de glicose e insulina no sangue e diminui o risco de problemas renais.

A bebida de soja também contém isoflavonas que aliviam os sintomas da menopausa e a TPM (tensão pré-menstrual).

A bebida de soja é cozida e demora cerca de 15 minutos na máquina de leite de soja.
image

100g de feijão de soja demolhado durante 8-12horas, fazem 1,5litros de bebida de soja, que pode ser guardada durante 4-5 dias no frigorífico.

Bebida de amêndoa
A bebida de amêndoa tem um índice glicémico baixo e ajuda a emagrecer e a controlar a diabetes.

O consumo de bebida vegetal de amêndoa ajuda na presença de doenças cardiovasculares e facilita a digestão.

A amêndoa é rica em cálcio e magnésio, tem poucas calorias e muita fibra, que ajudam a combater a prisão de ventre.

100g de amêndoa demolhada 4 horas fazem 1,5 litros de bebida vegetal. A bebida de amêndoa é crua.

Bebida de castanha de caju
A bebida de castanha de caju é rica em beta-caroteno e ácido fólico. Graças às suas propriedades antioxidantes, esta bebida fortalece os vasos sanguíneos.

Nutricionalmente é muito rica e ajuda na prevenção das artrites e osteoporose.

image
É uma bebida naturalmente cremosa e levemente adocicada.
100g de castanha de caju demolhada 4 horas fazem 1,5 litros de bebida vegetal. A bebida de castanha de caju é crua.

Bebida de quinoa
A quinoa é típica dos Andes e é uma boa fonte de cálcio, ferro, ácidos graxos (omega3), além de ser muito rica nutricionalmente, com 18.1g de proteína, rica em ferro, fósforo, cálcio, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitaminas E é C, potássio, magnésio e omega 3 e 6, além de que não tem glúten.

O consumo de quinoa também ajuda a combater os sintomas de menopausa e TPM.

Pode comprar a máquina de leite de soja aqui

Salvar

Salvar

Salvar

loja vegetariana

8 comments

  1. bom dia meu filho de 10 anos sempre tem sinusite tem alguma receita de xarope ou outra coisa.obrigada

    Responder
  2. Olá, eu gostaria de saber se é possível fazer a bebida sem a máquina, se há um meio diferente, como utilização de liquidificador, por exemplo. Obrigada!

    Responder
    1. O liquidificador pode ser utilizado na confecção de bebidas de amêndoa,em que não é preciso cozer.

      Responder
  3. Ola,,, Boa Tarde. Eu nunca tinha ouvida falar neste tipo de alimentação, fiquei hiper surpreso , mas adorei o que li. Parebéns a todos que realizam esta sintonia de vida. Realmente impressionante, e u vou tentar realizar esta façanha, que não será nada fácil pra mim pelo fato que amooooo comer carne de qualquer es´pecie neste planeta desde que seja comestível. Um abraço a todos.

    Responder
  4. Muito bom fiquei interessada , gostaria muito de aprender mais sobre essa alimentação, pois tenho um menino de 15 anos, e ele esta com um problema seria de caspa, já levei ele na dermatologista e ela passou um shampoo caro e não esta adiantando nada, chega a dar feridas na cabeça, talvez seja alimentação. Gostaria de uma orientação, agradeço.

    Responder
    1. Olá, para encontrar uma solução mais adequada, ao problema do seu filho, aconselho a procurar um nutricionista que o possa acompanhar.

      Até breve

      Responder
  5. GOSTEI, TENHO DIABETE E GOSTARIA DE COMPRAR A MAQUINA DE FAZER LEITE.
    ONDE COMPRAR E MARCA.

    Responder
    1. Olá, poderá encontrar a máquina na lojavegetariana.pt

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário