Março 28 2024 0Comentários

Empresas no Reino Unido começam a escolher embalagens de papel para bebidas alcoólicas

Hoje tive conhecimento que no Reino Unido começam a mudar as garrafas de vidro por garrafas de papel, por serem mais ecológicas e fáceis de transportar.

Há uns anos atrás utilizava um detergente liquido que era embalado em papel e achava muito interessante, apesar de ter uma bolsa no interior, utilizava menos plástico que uma embalagem de detergente convencional e por isso adorei a ideia das bebidas espirituosas e gostava que passassem das garrafas de bebidas alcoólicas para outras. Por aqui ainda não vi nenhuma, mas tenho muita curiosidade.

Há uma tendência crescente no reino unido para a substituição de garrafas de vidro por papel. A adesão mais recente foi o Aldi que introduziu a utilização de garrafas de papel, feitas com 94% de cartão reciclado. Esta iniciativa precede a decisão da Absolute Vodka de começar a comercializar garrafas de papel desde junho de 2023. Esta decisão prende-se com alguns factores chave, entre eles a sustentabilidade, o custo de produção e as perturbações na cadeia de fornecimento.

Sendo a sustentabilidade uma das grandes preocupações actuais, uma fábrica de produção de garrafas de papel (Frugalpac) afirma que as garrafas de papel têm uma pegada de carbono aproximadamente 6 vezes menor do que as tradicionais garrafas de vidro. Além do mais, apesar do vidro ser biodegradável, a quantidade de areia utilizada na sua produção a larga escala causa a erosão dos solos e a sua deterioração, além de também poder prejudicar a vida marinha e as áreas costeiras. O transporte do vidro também é mais pesado e tem um custo maior do que o cartão, aumentando o preço dos produtos.

O papel faz com o que o transporte seja mais leve e menos poluente, assim como também é mais fácil de transportar pelo consumidor.

O que achas desta mudança?

Escreva uma resposta ou comentário