Março 19 2024 0Comentários

Polvo Vegan – Revo Foods lança uma novidade acessível a todos!

Se costumas fazer compras nos grandes supermercados, decerta que já reparaste nesta marca que está presente neles todos, com o seu salmão vegan. A Revo Foods é uma empresa vienense que lançou o primeiro análogo vegan de polvo, feitos a partir de microproteína.

Os tentáculos de polvo têm uma aparência bastante realista e também podem ser cozinhados da maneira tradicional, grelhados, fritos ou assados, para preparares os teus pratos favoritos sem polvo. Além do aspecto realista, os tentáculos de polvo da Revo Foods são ricos em ómega-3 e fibra.

A composição do Kraken é à base de cogumelos, pela sua semelhança com a textura do polvo e por enquanto é apenas uma edição limitada disponível a partir do site da marca e em restaurantes selecionados. Dependendo da aceitação do publico, ele poderá ser lançado numa escala maior.

THE KRAKEN

Robin Simsa, durance o lançamento do produto disse que este é mais um exemplo de como a aplicação de novas tecnologias podem trazer benefícios ao mundo vegan.

“Toda a indústria é um fervilhar de inovação no momento, e estou confiante de que em cerca de cinco anos, muitos produtos à base de plantas serão quase indistinguíveis dos produtos de origem animal em termos de sabor.”

Enquanto isso, de acordo com a Protein Production Technology, a marca descreveu THE KRAKEN como ‘muito especial’ e com uma ‘aparência impressionante.

“Até agora, não havia uma alternativa realista no mercado. THE KRAKEN tem o potencial de ser um verdadeiro petisco para os fãs de polvo!”
O Dr. Robin Simsa acrescentou: “Com um pouco de criatividade e conhecimento tecnológico – e uma obsessão por frutos do mar – tudo é possível. Se continuarmos assim, logo poderemos oferecer uma paella de frutos do mar totalmente à base de plantas!“

Ele acrescentou que, além de oferecer um sabor, gosto e textura idênticos ao polvo real, ele possui um perfil nutricional excelente com alto teor de proteínas e fibras, e alto teor de ácidos graxos ômega-3.

relacionado: Aquacultura – uma visão sobre a criação de peixes

Criação de Polvos em Cativeiro

O lançamento do produto ocorre em meio a controvérsias sobre a criação de polvos. No início deste mês, um projeto de lei descrito como ‘inovador’ foi aprovado no Senado do Estado de Washington.

A votação teve 29 a favor da legislação e 20 contra.

O Aquatic Life Institute observou em um comunicado à imprensa que os polvos, são ‘animais altamente inteligentes e complexos’, sofrem muito em cativeiro devido à sua natureza solitária e curiosa.

Eles acrescentaram: “Além disso, não existem métodos aprovados de abate humanitário para esses animais, e sua dieta carnívora torna a criação deles insustentável e prejudicial ao meio ambiente.

“Resíduos de nitrogênio e fósforo seriam produtos das quintas de produção intensiva de polvo, assim como contaminação por fertilizantes, algicidas, herbicidas e desinfetantes.

“Também é possível que doenças se espalhem das quintas para o ambiente selvagem e para os animais aquáticos que vivem nesses ambientes.”

Escreva uma resposta ou comentário