Elefantes executados publicamente na história

Topsy
A Topsy era uma elefante do the Forepaugh Circus, que passou os últimos anos de vida em Coney Island’s Luna Park. Por ter morto 3 homens em (incluindo um treinador abusivo que a tentou alimentar com cigarros) a Topsy foi condenada a morrer electrocutada, a 4 de Janeiro de 1903. Thomas Edison capturou o evento num filme que pretendia lançar nesse mesmo ano sob o título “Electrocuting an Elephant” (electrocução de um elefante).
A execução inicial seria por enforcamento, mas a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals protestou e forem considerados outros meios. Edison sugeriu a electrocução, que já tinha sido utilizada em humanos desde 1890.
A execução foi assistida por cerca de 1500 pessoas e o filme de Edison assistido por imensa gente nos Estados Unidos.
Quando O Luna Park ardeu em 1944, o fogo foi considerado uma “vingança da Topsy”
Em Julho de 2003, foi erguido um memorial em memória da Topsy, em Coney Island.

Mary A Mary era uma elefanta de 5 toneladas que actuava no circo Sparks World Famous Shows. A sua morte é recordada como um acto de precaução sobre os animais em cativeiro e o abuso dos animais de circo no inicio do século 20.
A 11 de Setembro de 1916, foi contratado para assistente do treinador de elefantes do circo, o empregado de hotel Red Eldridge. Na noite de 12 de Setembro, Red é assassinado por Mary em Kingsport, Tennesse, enquanto a levava a Mary, para um lago perto para beber água e se refrescar. A versão mais credível do que se passou naquela noite é a que Red a picou com um gancho depois de Mary ter mordido uma melancia. Mary enfureceu-se albadrou Red com a sua tromba e esmagou-lhe o crânio. As histórias que se sucederam são um misto de sensacionalismo noticioso e folclore.
Com a ameaça das cidades vizinhas não receberem o circo, enquanto Mary actuasse, o proprietário do circo tomou a decisão de executar a Mary em público. Na manha enevoada de 13 de Setembro de 1916, a Mary foi transportada por comboio para Erwin, Tenesse, onde uma multidão de cerca de 2500 pessoas (incluindo a maior parte das crianças da cidade) juntaram-se para assistir à morte pública de Mary. A Mary foi pendurada pendurada numa grua. A primeira tentativa resultou na quebra da cadeia de ferro e a elefanta caiu partindo a anca. A Mary morreu na segunda tentativa e foi enterrada junto à linha de comboio.

loja vegetariana

8 comments

  1. Reggty concordo com você, maldito seja quem maltrata os animais, além de presos e enjaulados, são maltratados e mortos, o que acontece com os Rinocerontes na África, com os Touros na Espanha, com as Onças aqui no Pantanal, que os gringos pagam uma bagatela, pra vir aqui caçar e matar, semelhante ao que aconteceu com o Leão, morto por aquele destista, simplesmente por hobby, assim é a crueldade dos piores animais de todos, os seres humanos!!!!

    Responder
  2. Tesla foi superior a Edson , acreditó ate p bondade mas os negocios o bloquearam. O sistema económico siempre seguro u a humanidad e e nao possui amor!

    Responder
  3. Desde o coliseo maltratamos os animáis que estas em seu meio, seres humanos sao sadicos e covardes . Os herois sao escritos e produzidos e as maldades ocultas. Pagaremos o preco ainda de todo isso !

    Responder
  4. Na escola nem se ouve falar em Tesla. Edison é o nome. Eu não imaaginava que isso tivesse acontecido. Minha admiração por ele hoje é menor.

    Responder
  5. A da elefanta Mary eu ainda não conhecia, muito trágica sua morte. A da Topsy fiquei sabendo antes por documentários sobre a Guerra das Correntes. Pelo que li Tesla era um cientista que amava os animais e nada ganancioso. Thomas Edison antes da morte da Topsy já vinha de muito tempo a matar outros animais com CA só para provar que Tesla estava errado. A maioria das pessoas desconhece esse lado negro de Edison.

    Responder
  6. Parabéns a Gabriel Campanini pela excelente explicação, foi assim mesmo.

    Responder
  7. È horrivel o que esta gente fez com estes animais, a historia diz que mary agonizou meia hora pendurada depois de quebrar a anca. maldito seja quem tortura um animal!

    Responder
  8. A história da Topsy é mais complexa que uma simples execução. Thomas Edison estava contra Nikola Tesla em um debate conhecido como “guerra das correntes”. Edison defendia que a energia elétrica fosse distribuída para os consumidores através do sistema de corrente contínua. O problema desse sistema, que era vigente nos EUA, é que a corrente não conseguia percorrer distâncias muito grandes. A maior parte era perdida na resistência dos cabos.

    Nikola Tesla desenvolveu o sistema de corrente alternada, que resolvia o problema da distância porque atingia voltagens extremamente altas. O lado ruim é que isso poderia causar choques fatais nas residências. Para mostrar ao mundo como a corrente alternada era perigosa, Thomas Edison eletrocutou o elefante com uma corrente alternada de 6.000 V, matando-o quase instantaneamente.

    Em vão. O sistema de corrente alternada de Tesla se provou o melhor e hoje é utilizado no mundo inteiro. O problema da alta tensão é resolvido com transformadores espalhados pelas cidades que diminuem a tensão para valores não letais, geralmente 127 ou 220 V, antes que a energia chegue aos consumidores.

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário