Abril 17 2019 2Comentários

Gatos vegetarianos – podem ser saudáveis?

comsética vegan

Quando adoptei o Pico uma das minhas maiores dúvidas estava relacionada com a ração, os gatos são carnívoros e a informação sobre a alimentação vegetariana para gato em português é muito escassa e ainda é muito recente em Portugal.

Nada incendeia mais uma discussão entre veganos do que o tema da alimentação dos nossos companheiros felinos, as opiniões são muito fortes e são raros os que apoiam uma alimentação vegetariana para gato, mas há alguns factos que convém ter em conta quando se fala em alimentação de origem vegetal para gatos:

Ração Equilibrada
O ponto mais importante é encontrar uma ração equilibrada que suporte todas as necessidades do Gato em qualquer fase da sua vida, desde bebé a adulto. É muito importante que a alimentação principal do Gato seja feita com uma ração equilibrada, ao contrário dos Cães é muito difícil preparar uma refeição caseira para Gato. Por natureza os gatos são mais esquisitos

Ter em conta as necessidades nutricionais de um gato
No que toca a alimentação e as suas necessidades nutricionais são mais complexas. Os gatos precisam de uma quantidade considerável de vitamina A, que eles não podem biossintetizar a partir do caroteno. Quantidades insuficientes de vitamina A podem causar perda de audição, bem como problemas de pele, ossos e sistemas intestinais e reprodutivos. Os gatos também precisam de taurina. Um felino sem taurina pode perder a visão e desenvolver cardiomiopatia.

Alimentos proibidos para gatos
Existem alguns alimentos tóxicos para os gatos e por isso convém evitar quando se prepara algum miminho, entre eles encontra-se: cebola, alho-porro, alho, abacate, chocolate, azeitonas, uvas, passas, sal, açúcar e especiarias (entre outros).

Os meus gatos adoram sopa e normalmente faço com poucos ingredientes, sem azeite e sal para que eles possam comer. Também polvilho com um pouco de levedura nutricional que eles adoram. A levedura nutricional é uma óptima fonte de proteína e também é pobre em gordura e pode ser dada como complemento de alimentação dos Gatos. Os benefícios da levedura nutricional incorporada na alimentação de um gato são: fortalece o sistema imunitário, é uma excelente fonte de energia, torna o pelo mais brilhante, para os gatos mais gordinhos é uma óptima forma de ele se sentir mais “cheio” e que evite petiscar tantas vezes, ficando obeso.

O Impacto ambiental das rações para animais
A produção de rações de origem animal tem um grande impacto no ambiente, de acordo com uma investigação de Gregory Okin, professor da Universidade da Califórnia, as rações para cão e gato nos Estados Unidos representam 30% do consumo da carne, que corresponde anualmente à libertação de 64 milhões de dióxido de carbono.

A alimentação vegetariana para gato é cara?
Se esta era uma realidade há uns anos atrás, com o aparecimento de novas marcas, deixou de o ser. Em Portugal existem três  grandes marcas, a Ami, Veggie Animals e Benevo.

Os meus gatos comem uma mistura das três rações (aproximadamente) 60% Veggie Animals, 30 % Ami cat e 10% Benevo. A ração Veggie Animals é a mais económica, um a embalagem de 5 quilos custa 31,8€. Um gato adulto que pese 3 quilos precisa de comer 45 gramas de ração por dia, o que representa um custo de 29 cêntimos de ração.

O que está nas rações comerciais
A alteração do tipo de alimentação deve ser pensada e reflectida, mas se levarmos em conta que as rações comerciais são produzidas a partir de subprodutos animais que não podem ser utilizados para a alimentação dos humanos, tudo aquilo que sobra dos animais, cabeças, pés, ossos, sangue, intestinos, pulmões, baços, fígados, ligamentos, aparas gordas, bebés em gestação, animais doentes e outras partes geralmente não consumidas por humanos.

Corantes alimentares – Agentes cancerígenos
Quando abrimos uma ração comercial, as cores saltam logo à vista, o verde, laranja, que nos fazem pensar que são legumes e vegetais, mas que na verdade são corantes alimentares, entre eles Red 3, Red 40, Amarelo 5 e Amarelo 6, listados como agentes cancerígeno.

De tudo o que li, percebi que a ração dos meus gatos seria vegetariana, primeiro por eles, em segundo por todos os outros animais explorados e por fim pelo ambiente.

Fotografias instagram PawsomeVegans

The Humble Co

2 comments

  1. Boa tarde, estou a pensar em adoptar uma gato e achei este artigo muito útil. Agradeço a partilha da experiência já que informações e opções de rações vegetarianas ou vegan em Portugal parecem-me um pouco reduzidas. Gostaria de saber o porquê de uma mistura das três rações “60% Veggie Animals, 30 % Ami cat e 10% Benevo”. Será que uma só não tem tudo o que precisa? Obrigada

    Responder
    1. Olá Ana =) Faço a mistura para que eles possam ter mais variedade de sabor uma vez que as rações são todas diferentes =) Por vezes apenas combino duas mas raramente comem apenas uma ração.

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário