Na quarta feira, 22 de Junho de 2011, 12 activistas dos direitos dos animais foram presos pela polícia espanhola, numa serie de buscas a mando do juíz de Santiago de Compostela.
As buscas domiciliárias e a captura dos activistas da Igualdad Animal e da Equanimal ocorreram em Madrid, Astúrias, Vizcaya e na Galiza, sendo que os activistas detidos doram levados para o tribunal de Santiago de Compostela onde foram acusados de ofensas contra o meio ambiente, desordem publica e formação de quadrilha.
A origem das investigações está centrada sobre a aparente libertação intensional de 20 mil visons da quinta Visones Bermúdez, localizada em Santiago de Compostela, em Novembro de 2007, o que indicaria o suposto dano para o ambiente. Ambas as organizações negaram qualquer envolvimento no actos.
As organizações Igualdad Animal e Equanimal condenaram publicamente a tortura e o massacre de mais de 300.000 visons anualmente pelo comércio de peles espanhol, tendo conduzido investigações secretas nas quintas de peles e montado campanhas importantes sobre o uso das mesmas.
Estas detenções representam um claro ataque por parte da indústria das peles para encobrir e sensionar os activistas que divulgam os horrores que esta pratica oculta (gaseamentos, mutilações, cativeiro, sofrimento)
As duas organizações definem-se como activistas não violentos que dedicam os seus esforços para sensibilizar a opinião pública sobre os direitos dos animais, informando a sociedade sob a consequiencia do uso de produtos de origem animal e promovem o uso das alternativas. Mesmo que nenhum dos elementos que neste momento está preso estivesse envolvido na libertação dos visons, a Igualdad Animal e a Equanimal, não condenam estas acções pois defendem os interesses de todos os animais, independentemente da espécie.
À semelhança do que aconteceu noutros paises europeus, as autoridades espanholas numa tentativa de criminalizar o movimento pelos direitos dos animais em Espanha, vários acivistas foram presos.
Neste momento encontram-se presos três dos doze activistas.
Está prevista uma manifestação de apoio frente às embaixadas espanholas e centros das cidades para o dia 24 de Junho de 2011. (morada de embaixada em Portugal Rua do Salitre, 1.- 1269-052 Lisboa).
Há uma petição online que todos podemos assinar para a libertação dos activistas :
http://www.thepetitionsite.com/1/free-the-spanish-12—animal-rights-activism-is-not-terrorism-libertad-para-los-activistas/
Para mais informações : http://thespanish12.wordpress.com/about/