A manteiga de amendoim é um alimento bastantes simples e versátil, fácil de utilizar e com imensos benefícios para a nossa saúde, mas que deve ser consumido com moderação. Cá em casa somos grandes consumidores de manteiga de amendoim e ela faz parte da nossa rotina diária desde o pequeno-almoço até ao jantar.
Este alimento natural é rico em vitamina E, folatos e vitamina B3 e B6, rica em magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e magnésio. Além do mais tem na sua composição resveratrol, flavonóides e fitoesteróis que desempenham um papel importante no controlo do colesterol. As gorduras da manteiga de amendoim são instauraras e ajudam na redução do “mau colesterol”.
Como vês a manteiga de amendoim, tem imensas vantagens, mas não significa que possamos comer uma grande quantidade por dia, uma vez que também é altamente calórica. O seu consumo deve ser por isso moderado para que não comece a pesar na balança.
Se optares por comprar, em vez de fazer manteiga de amendoim (ou de outra oleaginosa) em casa lê sempre o rótulo, algumas marcas acrescentam óleos, açúcares e gorduras hidrogenadas que deverão ser evitadas! Procura sempre a marca que tiver o rótulo mais simples.
Como consumir manteiga de amendoim
A forma mais simples de comer manteiga de amendoim (além de diretamente do frasco). Experimenta barrar numa face do pão manteiga de amendoim e na outra compota de fruta (gosto mais quando são compotas de frutos vermelhos). Juntas as duas e tens uma sandwiche simples de compota e manteiga de amendoim (peanut butter jelly jam).
1. Cereais, overnight oats, pudim de chia e papas de aveia
Quando acrescento manteiga de amendoim aos cereais ou aveia, coloco sempre uma bola de manteiga de amendoim no final. Na papa de aveia adoro acrescentar banana e um fio de manteiga de amendoim para contrastar o sabor e textura.
Nas overnight oats ou pudim de chia podes colocar uma camada de manteiga de amendoim. Coloco sempre a primeira camada para que não crie conflito entre as restantes.
2. Bombons e brigadeiros
Chocolate e manteiga de amendoim é uma combinação feita no céu. Quanto mais amargo o chocolate melhor. A manteiga de amendoim é naturalmente doce e contrasta bem com o amargo do chocolate. Experimenta fazer “copos de chocolate” para isso basta derreter o chocolate em banho maria, banhar umas formas e rechear com manteiga de amendoim. Para uns brigadeiros diferentes, experimenta substituir o leite condensado por manteiga de amendoim.
3. Com fruta
Manteiga de amendoim com fruta como maças, bananas, peras ou morangos é uma delicia. A textura quente da manteida de amendoim vai contrastar muito bem com a frescura da fruta. Experimenta mergulhar duas rodelas de banana em chocolate derretido e rechear com manteiga de amendoim. Leva ao congelador alguns minutos e tens um delicioso snack refrescante.
4. Temperar tofu
Podes temperar o tofu com manteiga de amendoim, para isso basta fazer um molho com sumo de 1 limão, sal e uma colher de manteiga de amendoim. Grelhas as fatias de tofu e antes de as retirar do calor pincelas com o molho. A manteiga de amendoim vai caramelizar e dar um sabor agri-doce ao tofu.
5. Molho de amendoim para saladas e não só
O molho de amendoim pode ser utilizado para saladas, regar batata assada ou frita, saltear legumes, etc. Uma receita base para o molho de amendoim é: sumo de limão, molho de soja, malagueta, picada e agua qb para tornar o molho mais liquido e menos pastoso.
6. Bolachas de manteiga de amendoim
Podes ver uma receita de bolacha de manteiga de amendoim aqui .
7. Batidos e smoothie bowls
No batido que faço de manhã acrescento sempre uma colher de manteiga de amendoim. Além de acrescentar mais sabor, também torna o batido mais cremoso e saboroso. A minha combinação ideal é: morango + banana + manteiga de amendoim + proteína vegetal e um leite vegetal à escolha.
13 Março, 2022
Amei o 7
Vegan Nation