Junho 08 2020 1Comentário

73 cows – da produção de carne bovina para uma quinta vegana

ovo vegan

Quando Jay Wilde herdou a quinta Bradley Nook de 70 hectares dos pais, e apesar de estar ligado à pecuária desde sempre, começou a sentir uma grande pressão ética para continuar o negócio de família.

Um dos primeiros passos que tomou foi abandonar a produção de leite e focar-se na produção de carne bovina biológica, acreditando que desta forma iria reduzir o sofrimento das vacas, mas foi algo com o qual nunca conseguiu conviver.

Em 2017 Jay Wilde e Katja, a sua esposa, reuniram com a Vegan Society fez uma proposta que lhes iria mudar a vida, a dos seus animais e a orientação da quinta. A mudança começou com a doação de parte da manada para o santuário Hillside Animal Sanctuary, ficando a outra parte como animais de companhia. Da produção de carne biológica avançaram para a agricultura biológica e vegana, abrindo ainda um restaurante, uma escola de culinária e uma loja.

O realizador Alex Lockwood ficou fascinado pela transformação dos Wilde’s e tomou a iniciativa de fazer um documentário sobre a sua história, baseando-se em entrevistas com os intervenientes e imagens das vacas e da quinta. As vacas deixaram de ser encaradas como mercadoria e passaram a ser indivíduos com sentimento e personalidades próprias. A transformação de Jay Wilde também é muito marcada, passou anos numa profissão que o deixou muito marcado, um turbilhão de sentimentos que tiveram um impacto muito negativo na sua vida e saúde. Vender a quinta parecia ser a solução mais óbvia e fácil, mas de certa forma eles não queriam abandonar os animais e perpetuar o seu sofrimento.

Ao longo do documentário Jay explica que cada vez que levava as vacas para abate, sentia que as traía e que quando começaram a delinear a mudança, o abate dos animais não lhes pareceu um bom começo e que foi aí que procuraram novas alternativas, que acabou por criar momentos de tensão com os outros produtores.

Perderam dinheiro, mas a sua ética falou mais alto.

Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário