Julho 12 2021 0Comentários

Alimentação para bebés vegetarianos! Depois dos 12 meses

Finalmente a minha filha passou a barreira dos 12 meses, e porquê que rejubilo? A partir dos 12 meses terminam as restrições alimentares e a pequena já pode fazer uma alimentação mais variada e com mais sabor.

Confesso que fui um pouco cuidadosa com a introdução alimentar e com os pedaços maiores, tive muito receio e utilizei todos os truques para que a menina não tivesse dificuldade em comer alimentos sólidos. Desde redes, a pedacinhos bem cortados em porções muito pequenas, esta foi a minha opção.

Ainda hoje tenho cuidado, mas já come pela própria mão com mais segurança, aliás é um encanto vê-la separar os alimentos que gosta mais e tentar esconder os que menos gosta, como partilha a casa com dois gatos, é mais difícil fazer desaparecer os que menos gosta!

Se até aos doze meses a alimentação era basicamente frutas, legumes, cereais e leguminosas, complementados pelas papas e leite materno, hoje quando preparo uma refeição serve para todos cá em casa! Mas é muito importante reforçar que na cozinha utilizo pouquíssimo sal, ou se for um prato mais temperado, opto por retirar uma porção antes de avançar com as especiarias e sal.

O que reparei foi que com esta nova alimentação a bebé começou a querer experimentar texturas e sabores e também come com mais entusiasmo e nós também. Entre as receitas favoritas da Bebé estão os panados de tofu, tofu mexido, seitan e pão, que ela gosta em porções maiores para poder agarrar e comer, mas é preciso ter muita atenção ao que eles colocam na boca, por isso nunca a deixo comer sozinha sem vigilância. A maior parte das receitas que lhe faço também são muito boas servidas frias e por isso é fácil de as levar para a praia ou para os passeios de fim-de-semana.

Vou deixar aqui o exemplo do que a bebé come durante o dia que são entre 5 – 6 refeições durante o dia e ainda mantém o aleitamento materno, que não coloco uma vez que é livre demanda. Também quero referir que a minha filha tem dias que come mais do que outros, tem dias que prefere um alimento e no dia seguinte já não o quer, mas são fases de crescimento e eles vão escolhendo o que querem e nós temos que os acompanhar.

Manhã / Lanche / Ceia
As papas favoritas são a cerelac e a nutribén, mas também come Hero e Blédina*, estas últimas sempre com fruta para ficar mais saborosa.
Quando está mais quente faço um “smoothie de bebé”, em vez de utilizar água quente para preparar as papas, utilizo iogurte e fruta fresca.
Pão com pasta de amêndoa ou amendoim

Almoço / jantar
Sopa de legumes com um quinoa ou lentilhas
Arroz / massa / quinoa / millet / batata
tofu / seitan /
legumes / leguminosas / vegetais

Snacks
bolachas próprias para bebé, fruta, crackers de milho

* opto por papas próprias para bebés porque já são fortificadas com ferro, vitaminas e é muito importante para o crescimento deles. Estas papas são feitas com leite materno ou fórmula (novalac rice)

Escreva uma resposta ou comentário