Julho 14 2021 0Comentários

Como cozinhar tofu – aprende a preparar este alimento

O tofu é aquele ingrediente que primeiro estranha-se depois entranha-se. Por aqui é um alimento relativamente recente, mas no Sudeste Asiático ele já faz parte da alimentação quotidiana há várias gerações, sendo o tofu mais conhecido o silken tofu (tofu sedoso).

Em Portugal existem vários tipos de tofu e cada um deles tem uma função e modo de preparação diferente! Para quem não está acostumado a cozinhar tofu, espero que estas dicas ajudem a preparar e começar a gostar deste estranho “queijo” de soja, para quem já utiliza regularmente espero dar novas dicas e se puderes partilha comigo como gostas de preparar o tofu.

Silken tofu (tofu sedoso)

este tofu é mais aguado e é considerado um alimento premium, costuma ser mais caro que o regular e é mais utilizado em sobremesas doces do que na culinária regular. É muito volátil e desfaz-se facilmente.

como utilizar:
Pode ser utilizado diretamente da embalagem como a base de mousses, em substituição do queijo fresco em tostas com um fio de agave ou outro adoçante, servido em cubinhos com fruta, tofu mexido.

Tofu regular

Este tofu é o mais comum e encontra-se facilmente em lojas de especialidade mas também nas grandes superficies comerciais onde já quase todas tem a marca branca. Este tofu é muito fácil de preparar e é o meu favorito. Ele absorve muito os sabores dos temperos e por isso é fácil de utilizar.

Pode ser utilizado para fritar, grelhar, tofu mexido, assado. Um dos meus pratos favoritos passa por grelhar o tofu até ficar bem tostado e no final pincelar com pasta de pimentão, fica delicioso no dia seguinte.

Tofu Firme e Extra-firme

É o tofu que menos utilizo, é muito difícil de trabalhar e o seu sabor não é muito agradável.

Tofu temperado / tofu fumado

Para quem tem pouco tempo ou gosta de uma salada fria o tofu temperado é uma excelente escolha. Existem diferentes tipos de tofu temperados e fumados, tofu basílico, jardineira, curcuma, tomate. Estes tofus são ótimos para saladas ou para preparar massas e assados, os meus favoritos são os Da Flori e Taifun.

Tempero base para preparar o tofu

Numa taça colocar: sumo de 1 limão , 3 colheres de sopa de molho de soja, pimenta, 1 dente de alho picado. Cortar o tofu em tiras e deixar 2 – 3 horas a marinar antes de cozinhar

Tempero para grelhar tofu (para 500 gramas)

Numa taça colocar 1/2 chávena de manteiga de amendoim, sumo de meio limão ou lima, 1 colher de sopa de xarope de acer ou agave, 1 pitada de sal, água qb para a pasta ficar mais macia
Grelhar dos dois lados as fatias finas de tofu numa frigideira com pouco azeite, pincelar com o molho de amendoim.

Como fazer tofu mexido

O tofu mexido é a receita base para todos os amantes de tofu e não só.
1 embalagem de 500 gramas de tofu
1 colher de chá de curcúma
sumo de 1/2 lima
sal qb
azeite para saltear
especiarias a gosto

Começa por esfarelar o tofu para uma taça, acrescenta a cúrcuma, o sumo de lima e o sal, assim como as especiarias. Deixa Marina durante 1 hora.
Numa frigideira aquece o azeite e salteia o tofu, podes acrescentar 2 colheres de sopa de água para ficar mais suave.

Escreva uma resposta ou comentário