Março 01 2022 1Comentário

Cosmética sólida – sabes como tirar melhor proveito?

Há uns dias estava a falar com uma amiga sobre o boom que a cosmética sólida teve em Portugal. Lembro-me que há uns anos não se encontrava muita variedade e a minha primeira experiência com cosmética sólida foi um hidratante em barra da Lush. Depois desse não encontrei mais variedade durante alguns anos.

Já experimentei diferentes tipos de cosmética sólida, champô sólido, amaciador sólido, dentífrico sólido e hidratantes. A minha amiga dizia que não percebe como eu gosto tanto da cosmética sólida, ela tinha experimentado e achou que o champô tinha durado pouco tempo em relação ao champô liquido que ela normalmente utiliza. Por isso fiquei muito surpreendida quando me disse que a barra de champô tinha durado pouco mais de duas semanas! Apesar de ser uma marca diferente da que normalmente utilizo, percebi que o motivo pelo qual o champô durava pouco tempo era a maneira com ela o guardava e acho que essa é a maior dificuldade que encontramos quando começamos a utilizar os produtos sólidos.

Foi por isso que decidi escrever este artigo para que possam tirar melhor partido dos vossos produtos e percebam porquê que a cosmética sólida é mais duradoura do que as restantes.

Champô e condicionador sólido

Comecei a utilizar champôs sólidos há alguns anos, não sei precisar quanto tempo e no inicio também tinha alguma dificuldade em fazer com que eles durassem mais tempo, mas actualmente, com lavagens frequentes o meu champô dura em média 4-5 meses. O condicionador sólido não consigo precisar uma vez que comecei a utilizar muito recentemente e ainda vou na primeira embalagem.

O champô liquido tem em média 70 a 80% de água e é por isso que dura pouco tempo. Uma embalagem média pode durar cerca de 1 mês, consoante a utilização. A poupança do champô e condicionador sólido começa na aplicação, ou seja, para utilizar o champô sólido, apenas precisamos de humedecer o cabelo, passar a barra pelo couro cabeludo e massajar a cabeça. Não é necessário repetir a passagem da barra pela cabeça, o champô espalha-se facilmente pelo cabelo quando se massaja. Depois de aplicar apenas precisas de guardar o produto numa zona seca e afastada da humidade dos banhos. Para absorver melhor a água que possa ter ficado no champô, costumo pousar o meu sobre um pedaço de papel numa base afastada do chuveiro. e é aqui que o consigo preservar mais tempo. Como apenas lavo o cabelo duas vezes por semana assim evito que ele receba salpicos de água e outras interferências que possam reduzir a sua vida útil.

Pastilhas de banho

As pastilhas de banho, comprei por curiosidade e também por estarmos numa altura em que é necessário ter especial atenção à limpeza das mãos, assim conseguia ter sempre um par de pastilhas para poder limpar as mãos facilmente.

As pastilhas de banho, são pequenos sabonetes, mas o que difere do sabonete normal é que as mãos e o corpo não fica seco, elas têm uma espécie de hidratante que cuida da nossa pele não a deixando ficar seca. As pastilhas de banho devem ser guardadas da mesma maneira que o champô e condicionador sólido, mas como cada embalagem traz bastantes unidades, eu guardo as minhas num frasco de vidro e vou retirando à medida que vou precisando. Também tenho sempre duas unidades na mala da bebé para quando saimos para lhe limpar as mãos. Apesar de serem mais divertidas do que o sabonete normal, as pastilhas também são mais duradouras. Apesar de serem pequenas, cada pastilha serve para 2 – 3 banhos!

Dentífrico sólido

Não me consegui adaptar bem ao dentífrico sólido. Mas dei a experimentar e o feedback foi muito positivo por isso o erro foi meu. O dentífrico sólido são pequenas pastilhas, do tamanho de uma vitamina B12. Para utilizar deves colocar a pastilha na boca e passar pelos dentes com a ajuda da língua, depois apenas precisas de escovar os dentes com a escova como fazes regularmente.

Os dentífricos vem em pequenas embalagens com fecho zip e podes guarda-las no saquinho ou numa embalagem de vidro e tirar à medida que precisas.

Ou seja, para preservar a tua cosmética sólida precisas apenas de a guardar em superfícies protegidas da humidade e vais perceber que ela é mais económica e duradoura. Além das outras vantagens, a cosmética sólida não utiliza plástico, é mais leve e perfeita para levar para todo o lado. Por exemplo, se vais de férias, uma embalagem de 500ml de champô pesa muito mais do que uma barra de 80 gramas de champô. Se viajas de avião podes levar o champô sólido contigo na cabine e poupar na bagagem de porão ou poupar na compra de um champô que vais utilizar por poucos dias no destino das férias.

Se gostas de viajar de mochila às costas também vais poupar no peso e volume! E que quem o faz sabe que o volume e peso são muito importantes para poder fazer alguns percursos.

A maior parte dos champôs sólidos são vegan e não têm ingredientes esquisitos, também sabemos que estamos a apoiar pequenas empresas e produtores que realmente se preocupam com o ambiente e não só e as embalagens normalmente são feitas de papel ou outros produtos ecológicos! O cheiro dos champôs também é delicioso, normalmente conseguimos identificar o champô pelo seu aroma natural.

Por fim, para quem tem o couro cabeludo sensível como eu, eles não são tão agressivos e vão proteger o cabelo e couro cabeludo, são perfeitos para os dias de verão quando o cabelo e couro cabeludo sofre mais agressões do sol, mar ou piscina.

Já experimentaste algum produto de cosmética sólida? Diz-me qual o teu preferido!

1 comment

  1. Parece ser bem mais saudável!

    Vegan nation

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário