Dezembro 07 2017 13Comentários

As desculpas mais utilizadas pelos carnistas

Quando alguém fica a saber que sou vegetariana, que não me alimento de carne, peixe, ovos, lacticínios e derivados, por vezes ficar um pouco apreensivo. Desde cedo notei que ser vegetariano é encarado como uma “ameaça” ou como um afrontamento. Ser apresentada como “a Beatriz e é vegetariana” é muito comum e acontece quer seja num jantar ou não, um encontro casual na rua já é motivo para ser apresentada como “vegetariana ou vegan”. Não me importo, mas o que me faz perder a cabeça são os comentários que surgem a partir daí.

Todos nós já ouvimos argumentos e desculpas contra o vegetarianismo, já fomos colocados em situações extremas para explicar como reagiríamos ou como manteríamos o nosso veganismo se tal acontecesse. A última situação que me colocaram envolveu um desastre de avião, no qual eu sobreviria, mas a partir daí como fazia para manter a minha sobrevivência, mantive a calma e respondi apenas que apenas me preocupo com a minha sobrevivência actual e que tenho uma grande disponibilidade de alimentos vegetais para me alimentar e que não preciso de matar (ou pagar para o fazerem) e comer animais não-humanos.

Outro ponto comum dos carnistas é a argumentação de que comem apenas um pedaço muito pequeno de carne, o necessário para sobreviverem, mas esquecem-se que esse pedaço de carne implicou a exploração e morte de um anima não humano.

Top das desculpas dadas para não ser vegano

1. Deus criou os animais para comermos

animais-sociedadevegan

Que tipo de Deus criaria os animais para serem maltratados e mortos? No Génesis 1.29 está escrito “E acrescentou Deus: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento!”

2. As plantas têm sentimentos

plantas-tem-sentimentos

As plantas não têm sistema nervoso central, por isso não sentem dor. Já alguém ouviu uma alface a gritar ou uns brócolos assustados?

3. A dieta do tipo sanguíneo

tipo-sanguineo

Esta é a que mais ouço, muitas vezes a complementar uma frase do tipo ” sou vegetariano, mas às vezes como carne, é o meu corpo que pede. O meu tipo sanguíneo (Tipo O) não me permite ser 100% vegetariano”

4. Se não comermos carne os animais vão dominar o mundo

animals-takeovertheworld

Actualmente o número de animais criados para consumo humano já ultrapassa largamente o número de humanos. Se pararmos de comer carne ainda estamos a tempo de inverter a calamidade ambiental que criamos. Os humanos são responsáveis pelas alterações climáticas que estão cada vez mais evidente e a grande responsável é a criação de animais, que está a destruir florestas e ecossistemas completos.

5. Adoro bacon ou adoro queijo.

violife-lojavegetariana

O que adoras é o sabor salgado e a gordura. É possível fazer bacon vegetariano com o mesmo sabor e textura sem comprometer a vida de um animal não-humano. O mesmo se passa com o queijo, para fazer queijo é preciso leite e não se deixem enganar pelas vacas felizes. Hoje em dia também existem muitos queijos vegetais como o Sheese ou Violife, que são mais ecológicos e melhor que tudo, não implicam a morte de animais.

5. Os leões comem carne

leao-sociedadevegan

Sim, vais querer mesmo comparar-te a um leão? Os animais carnívoros comem a carne crua e não escolhem as partes mais tenrinhas, eles comem olhos, cérebro, vísceras, tudo o que o animal tem. Se acreditas que és um leão, tenta também caçar como um leão e cortar a carne de um animal morto sem o apoio de facas.

6. Temos caninos e eles servem para cortar a carne

homem-leao-sociedadevegan

Espero que a imagem te elucide, se tiveres um cão ou um gato em casa, compara os caninos com os teus.

dentes

7. Os nossos ancestrais comiam carne

medievais-sociedadeveganE

também viviam em cavernas, não tinham telefones e queimavam bruxas. Se evoluímos não foi só para ter as comodidades que hoje temos.

8. As plantas não têm proteína

frutas-vegetais

Todos os alimentos têm proteína e neste artigo podes ficar a saber mais sobre os alimentos e como ganhar peso com uma alimentação 100% vegetariana. Por outro lado as plantas não estão associadas a doenças degenerativas, diabetes, doenças cardíacas ou colesterol elevado. Não há um único caso de ataque cardíaco por consumo excessivo de brócolos.

13 comments

  1. Muita falta de Bíblia para fazer tal comentário! O que Jesus multiplicou segundo as Escrituras?

    Responder
  2. Plantas são sim seres vivos, não é uma desculpa pq animais também são seres vivos, carne dão fibras eles comem carne não por machucar outro animal e sim pra comer como Eu também faço por comer, Plantas são seres vivos também, todo ser vivo nasce cresce envelhece e todos eles tem água no corpo. Se carnistas fossem maldosos por causa disso os Animais tmb seriam, quer ajudar os animais? seja veterinária( a ) . Sou carnista e minha profissão vai ser veterinária ! Ajudar os animais é uma coisa só comer e pensar que está ajudando é outra. Quer ser vegano ( a ) seja mais como cada um tem sua opinião essa é minha opinião, não é militância. A natureza não vai se importar oque você vai deixar de comer ou oque você vai comer.

    Responder
    1. Olá Helena, com tantas opções vegetais, precisa mesmo comer carne? Não é uma questão de sobrevivência, mas de privilégio. Se quer ser veterinária comece por estudar a senciência e perceba se vale mesmo a pena perpetuar o sofrimento animal.

      Responder
    2. Você vai comer os seus clientes 😅

      Responder
  3. Outro argumento sem nexo: “Gosto de comer de tudo.”

    Responder
  4. Concordo que as plantas sejam vivas. Mas retirar um fruto não mata uma planta e é possível comer alface sem a matar, basta ir retirando folhas. O trigo quando é apanhado já está seco.

    Responder
  5. dependendo que ela falou, nao concordo. Até pq os vegetais sao seres vivos sim, a ciencia explica isso, no caso delas não sentir dor eu nao posso da uma opniao. mas darei de animais dependendo da forma que o animal for morto ele tbm nao sente dor, qualquer animal que se retira sua cabeça de seu corpo ele nao sentira nada

    Responder
    1. Tem que colocar essa desculpa nos tópicos. ” Se cortar a cabeça do animal ele não sente nada” . Mais uma pra lista . Tsc tsc

      Responder
      1. Gente, liberdade de fazer o que querem… Tanto a produção agrícola e pecuária é a roda principal da economia. Tanto vegan e pessoas onívoros, comem o que acha melhor para si. Queira ou não, estamos no topo e é o nosso papel de ser pensante colaborar com a natureza, tirando ou colocando.

        Responder
  6. quero imprimir isso e da para as pessoas nas ruas
    otimo post curto e ao mesmo tempo deixa qualquer um sem o que flr

    Responder
  7. Hahahaha! As pessoas ficam extremamente defensivas com a alimentação delas, é impressionante. Tem um rapaz que ajuntou todos essas argumentações fracas e criou esse site:

    https://www.carnismdebunked.com/

    Gostei do seu blog! Parabéns!

    Responder
    1. é sempre melhor encarar certas situações com humor =) obrigada por partilhares a página, não a conhecia =)

      Responder
  8. Sabe, colega, estou nem um pouco preocupada com o que dizem e pensam os carnistas, também já fui uma que gostava de salame e bife, por isso devemos olhar com indulgência para os comedores de animais. Não importa o que falem, importante é que o Planeta está mudando e quem não muda com ele, dança. Mas quando quero dar uma resposta, digo simplesmente que veganos não comem cadáveres de animais porque existe muita coisa melhor e menos mórbida para o cardápio. E,sempre que possível, envio documentários e vídeos sobre, porque cada qual tem sua hora de acordar e nem é preciso buzinar no ouvido dele, só esperar.
    https://www.vista-se.com.br/docs/
    http://veganize.com.br/medicos-veganos-norte-americanos-que-voce-precisa-conhecer/
    http://noticias.r7.com/blogs/patas-ao-alto/saiba-de-onde-vem-a-carne-de-baby-beef-ou-vitela/2014/04/09/

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário