Outubro 09 2020 0Comentários

Gyrotonic® no Instituto do Lago – bons hábitos de vida e de boas posturas corporais

ovo vegan

Sou do Porto e venho de uma família com formação e prática profissional na área da saúde, uma realidade que me permitiu, desde cedo, tomar consciência da importância do bem-estar, dos cuidados com o corpo e do alívio preventivo de disfunções, antes do seu agravamento. A prática de tratamentos preventivos em casa e em família foi sempre algo regular no meu dia-a-dia, e desde cedo me acostumei a ver o meu pai a usar agulhas de acupuntura, a fazer manipulações osteopáticas, massagens e outros tratamentos.

Devido ao contacto frequente com esta realidade, fui conhecendo cada vez melhor o corpo humano e aprimorando a minha sensibilidade nesta área.

Era comum o meu pai pedir-me ajuda nos tratamentos regulares de prevenção que ainda hoje faz a si próprio em casa. Com estes pedidos para o ajudar a fazer algumas manipulações osteopáticas, ou a colocar e retirar agulhas de acupuntura, foi-me passando vários ensinamentos – e intuitivamente, fui aprendendo cada vez mais sobre esta área.

Para além da minha aproximação ao corpo e à saúde, sempre fui também muito ligado à actividade física e prática de vários desportos, fator que aumentou a minha consciência corporal e do movimento.

O meu primeiro contacto com o Gyrotonic® surgiu em 2005 através da minha mãe que, além de fisioterapeuta, também se formou como instrutora de Gyrotonic® nesse ano.

Após terminar o liceu mudei-me para Londres, onde fiquei durante 6 anos para me formar em Engenharia de Som. Nesta fase, o sedentarismo, as longas horas sentado ao computador, o stress e os maus hábitos alimentares e de sono, passaram a estar presentes na minha vida.

Foi só em 2009 que, devido a uma lesão no joelho, acabei por conhecer melhor o Gyrotonic®. Nessa altura precisei de fazer reabilitação, e a minha mãe acompanhou-me em todo o processo, dando-me a conhecer a fundo esta metodologia fantástica. Fiquei supersatisfeito com os resultados e com a forma rápida como recuperei da lesão. Comecei então a criar uma ligação com a metodologia do Gyrotonic®, devido à forma como o meu corpo se mobilizava e como me fazia sentir, durante e após cada sessão.

Pouco depois, também porque começava a sentir o impacto que o estilo de vida que tinha em Londres, enquanto Engenheiro de Som, estava a ter em mim, decidi regressar a Portugal e enveredar profissionalmente pela área da saúde, especificamente pelo Gyrotonic®.
Assim, em 2010 completei a formação de instrutor de Gyrotonic® e iniciei os estudos de Osteopatia, para complementar a minha prática.

Nesse mesmo ano, eu e a minha mãe abrimos o nosso estúdio de Gyrotonic® no Instituto do Lago, e este espaço mantém-se até hoje como o único estúdio dedicado à prática de Gyrotonic® e Gyrokinesis® no norte do país.

Ao longo dos anos fui fazendo diversas formações dentro do Gyrotonic®, como o Gyrokinesis® e outras especializações em temáticas específicas dentro do Gyrotonic®, tendo adquirido o grau de formador deste método, e tornando-me o único profissional na zona norte apto a formar novos instrutores de Gyrotonic®.

Nestes 10 anos de experiência no Instituto do Lago, temos tido resultados muito bons e com grande impacto positivo nas vidas dos nossos clientes.

Trabalhamos num espaço privado e exclusivo, onde as pessoas praticam Gyrotonic® e mobilizam o seu corpo sem limitações, espreguiçando, alongando e relaxando as suas mentes, para se libertarem de tensões musculares e do stress do quotidiano.

O Gyrotonic® é uma metodologia que recorre a diversos aparelhos artesanais que guiam o movimento, feitos em madeira e desenhados segundo a biomecânica do corpo. Os objetivos são assistir e guiar os movimentos dos clientes, proporcionar mais consciência do corpo no espaço, corrigir posturas, tonificar e alongar os diversos grupos musculares, aliviar e prevenir tensões corporais. De uma forma geral, o Gyrotonic® promove a implementação de bons hábitos de vida, de estratégias e de boas posturas corporais que podem ser incorporadas no dia-a-dia, tanto em contexto laboral, como doméstico.

Para além do Gyrotonic®, temos ainda o Gyrokinesis®, que é o seu método percursor, e que não envolve a presença de aparelhos. Isto facilita a sua prática em qualquer lugar, tornando-o uma boa alternativa para os momentos em que não podemos praticar Gyrotonic®, e usufruir dos benefícios que os seus aparelhos proporcionam.

O Gyrotonic® e o Gyrokinesis® ensinam-nos códigos e nuances de movimento que conseguem ser incutidos através da prática regular de movimentos orgânicos, circulares, suaves e fluídos, que ocorrem durante os treinos. São estes componentes tridimensionais que distinguem o Gyrotonic® e o Gyrokinesis® de outras metodologias de treino.

Ambas as metodologias implicam movimentos circulares, contínuos e fluídos, que são a base do movimento natural do corpo e que se têm vindo a perder na sociedade atual devido ao stress, ao sedentarismo e às longas horas sentados. Para além disso, os sistemas atuais de treino, desenvolvidos tradicionalmente nos ginásios e noutras metodologias, incutem padrões de movimento lineares, retilíneos e segmentados que, por si só, são insuficientes para um bem-estar efetivo e sem lesões. Podendo ser importante para uma boa dieta física, este tipo de prática sairá definitivamente mais enriquecida se complementada com o Gyrotonic® e o Gyrokinesis®, que vêm acrescentar uma linguagem corporal necessária e benéfica para todos nós, principalmente para aqueles que estão a iniciar uma vida mais ativa e saudável.

Instagram
institutodolago

Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário