Dezembro 26 2022 0Comentários

Introdução de alimentos – bebé vegan

Quando os bebés começam a introdução alimentar é sempre um vinculo que se corta e começa uma nova fase da vida da criança e claro que pode trazer alguma angústia e ansiedade.

Quando a A. deixou a amamentação exclusiva, lembro-me de ter ficado triste, porque iríamos perder aqueles momentos só nossos. Agora com o N. irá ser mais tranquila e planeada de maneira diferente.

O principal irá ser a organização e desta vez, ao contrário da A. irei fazer em maior quantidade e congelar refeições, o que não fiz com a A., fazia tudo na hora e em pequena quantidade para não guardar. O importante agora é ter tudo organizado.

A introdução da alimentação complementar de um bebé vegan não é muito diferente de um bebé não vegan, apenas muda a proteína animal para a vegetal. Mas para que não existam duvidas, recomendo que visites um nutricionista, porque todos os bebés são diferentes e as necessidades também.

Apesar de só estar programado para a primeira semana de janeiro, começo a estar muito ansiosa a pensar qual será o primeiro alimento, como irá reagir entre outras coisas.

Para já irei começar com as sopas de cenoura, abóbora, cebola. Irei experimentar um ingrediente de cada vez, por exemplo, creme de cenoura (sem sal) durante 3 dias e só depois acrescento a cebola, experimento mais três dias e acrescento a abóbora, até chegar à sopa dos 5 ingredientes.

Para complementar a sopa irei utilizar azeite (para bebé) ou óleo de linhaça por ser uma fonte de ómega 3.

Também irei introduzir fruta como a maça e pera cozidas.

As papas serão introduzidas numa segunda fase. Irei tentar partilhar contigo algumas receitas que possas utilizar, apesar desta fase ser um pouquinho aborrecida, ela passa muito rápido e é aqui que começamos a traçar o futuro da alimentação dos mais pequenos, oferecendo alimentos saudáveis e deliciosos.

 

Escreva uma resposta ou comentário