Julho 20 2023 2Comentários

O impacto ambiental do veganismo: 3 dicas simples e sustentáveis

Como vegana, estou consciente do impacto ambiental das minhas escolhas e por isso acredito que é importante partilhar as minhas experiências pessoais e destacar o veganismo como opção sustentável para ajudar a preservar o nosso planeta.

Ao longo dos anos, descobri e adoptei três dicas simples que podem ajudar qualquer pessoa a tornar-se mais ecológica, independentemente de ser vegan ou não. Estas dicas incluem reutilizar sacos e garrafas, optar pela bicicleta ou caminhar e beber água da torneira.

A primeira dica é reutilizar sacos e garrafas.

Não é preciso ser vegan para perceber que o consumo excessivo de plástico é um problema cada vez maior. Para evitar contribuir para o consumo de plásticos descartáveis, comecei a reutilizar sacos de compras e garrafas de água. Apesar de ser uma medida cada vez mais adoptada, levo os meus próprios sacos reutilizáveis ou evito colocar as frutas e legumes em sacos individuais. Isso não só reduz a quantidade de plástico que acaba em aterros sanitários e oceanos, mas também poupa dinheiro a longo prazo. Além disso, levo sempre comigo uma garrafa de água reutilizável, evitando a compra de garrafas de plástico descartáveis. Estas pequenas mudanças têm um impacto significativo no meio ambiente.

A segunda dica é optar pela bicicleta ou andar a pé sempre que possível.

Desde pequena que percebi a importância de andar a pé e apesar de não saber que ao fazê-lo estava a reduzir a minha pegada de carbono, é um hábito que ainda hoje mantenho. Outra forma eficaz de reduzir a nossa pegada também passa por é optar por meios de transporte mais ecológicos. Sempre que tenho oportunidade, escolho a bicicleta ou opto por caminhar em vez de usar o carro. Para além de reduzir as emissões de carbono, esta escolha contribui também para um estilo de vida mais saudável. Descobri que andar de bicicleta ou a pé permite-me apreciar melhor o ambiente ao meu redor e conecto-me com a natureza de uma forma mais profunda.

A terceira dica é beber água da torneira.

Para além de reduzir a quantidade de plástico que vai para os aterros sanitários, beber água da torneira também poupa recursos naturais, como água e energia utilizadas na produção e transporte de água engarrafada.

Estas três dicas simples foram fundamentais para a minha jornada e para tornar o meu estilo de vida mais ecológico. Para além disso, são práticas para qualquer pessoa que queira reduzir o seu impacto ambiental. Reutilizar sacos e garrafas, optar pela bicicleta ou caminhar e beber água da torneira são escolhas que podem fazer a diferença. Lembra-te de que pequenas mudanças podem ter um impacto significativo no meio ambiente e criar um futuro mais sustentável para todos nós.

Não precisas de comprar  uma garrafa, podes reutilizar garrafas de vidro que compras com alimentos, como por exemplo polpa de tomate ou leguminosas, para transportar água ou sumos.

Por isso, convido-te a experimentar estas dicas e adotar um estilo de vida mais ecológico. Sejas vegano ou não, cada um de nós pode fazer a diferença e contribuir para a preservação do nosso planeta. Juntos, podemos criar um mundo mais sustentável para as gerações futuras.

2 comments

  1. Outra coisa que podemos fazer, além de andar de bicicleta ou a pé, se moramos em centros urbanos e os temos à mão, é usar os transportes públicos. Na cidade onde moro até há autocarros a gás natural e elétricos.

    Responder
    1. Olá Cândida, exato! Os transportes públicos são sempre a melhor opção, além de poupar o ambiente, também poupamos tempo à procura de estacionamento =)

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário