Julho 24 2021 0Comentários

Vamos falar de rótulos?

Em modo de brincadeira, quando alguém quer mudar para um estilo de vida vegano, a primeira fase é LER RÓTULOS! Sim, esta é a parte mais importante e é assim que se descobrem os vegan às compras. Quem nunca reparou que entre as prateleiras das lojas há sempre alguém a virar as embalagens ou a roupa do avesso?

Ler rótulos é muito importante para quem quer ter uma alimentação de base vegetal, quer ser mais saudável ou simplesmente fazer uma escolha mais informada.

Apesar de já existirem muitos produtos com o logótipo VEGAN, a menos que o símbolo seja V-label, os restantes confirmo sempre os ingredientes! Isto porque os logótipos não oficiais são criados pela própria marca e por vezes pode haver deslizes entre a distinção de Vegan ou Vegetariano.

O que significa “pode conter vestígios de”

Para facilitar, os principais ingredientes também são marcados como alergénios, por isso se estivermos a ver umas bolachas o mais certo é que o leite ou o ovo estejam marcados a negrito. Esta é a parte mais simples, ler e identificar os ingredientes dos produtos. Quanto aos E’s existem aplicações que te ajudam a identificar quais é que são de origem animal, mas podes consultar uma lista aqui.

Mas o cerne deste artigo é a descrição que mais dúvidas causa e que eu também evitei durante muito tempo “pode conter vestígios de…”. Esta pequena descrição que me fazia tremer quando a lia, apenas serve para indicar que o produto foi manipulado numa fábrica onde também estão outros produtos, que podem ser lacticínios, ovos, frutos secos, marisco,.. normalmente os produtos que mais alergia causa. Claro que preferia consumir apenas produtos fabricados em locais 100% vegan, mas esses são muito escassos, e esta indicação não altera o facto de um produto ser vegetariano ou não, é mais uma indicação para quem tem alergia (dependendo do nível de alergia) saber se pode ou não consumir!

Normalmente as máquinas são limpas antes de começar a produzir os produtos e por isso o risco de contaminação deverá ser mínimo.

Vitaminas – vitamina D e vitamina B

Esta parte é mais traiçoeira e difícil de identificar. As vitaminas podem ser de origem animal ou vegetal e para poder identificar a melhor forma é contactar o SAC da marca que só eles poderão ajudar.

Mas não desanimes, já existem muitos sítios onde podes encontrar produtos vegan facilmente identificados, como por exemplo, nos achados veganos que com certeza vão tornar a tua ida às compras mais fácil!

Para mim esta é a parte mais importante da rotulagem e a que deve ser sempre levada em atenção, por isso não fiques aborrecido se encontrares um produtos vegan com a indicação “pode conter vestígios de…”

Escreva uma resposta ou comentário