Março 23 2021 0Comentários

Seitan à alentejana ou uma espécie de

ovo vegan

E passado um ano, a Páscoa volta a ser fechada e mais uma festa familiar passada (desta vez a 5). Se no ano passado havia muita incerteza sobre o vírus e como ele poderia afectar a gestação, este ano há uma ansiedade crescente de querer partilhar estes momentos com a família e uma bebé que não pára de crescer longe deles.

Mas isto afeta toda a gente e fechámo-nos-nos agora para daqui a umas semanas / meses podermos estar todos junto e recordar (sem saudade) o ano em que ficamos todos afastados.

Na Páscoa do ano passado, fiz um almoço improvisado bem tradicional, com seitan assado, doces, bebidas, tudo o que tinha direito! Este ano será mais regrado e já sei que quero uma receita que ando a tentar venalizar há vários meses! Seitan à Alentejana! Não sei porquê, mas é uma receita que me traz de volta os tempos em que saia de casa e visitava sítios e éramos felizes sem o saber.

Não sei porquê, mas a Páscoa pede pratos quentes e pesados! se no Natal, as receitas são leves aqui há uma grande tradição de pratos quentes. Passei sempre a Páscoa na aldeia e os fornos a lenha das casas nesta altura cozinhavam uma infinidade de receitas, desde o pão-de-ló, passando pelo tradicional arroz de forno com açafrão e uma infinidade de enchidos.

Para este seitan, vou fazer o seitan de raíz para ficar mais suave, mas se não tiveres tempo, recomendo uma destas duas marcas: da flori ou shambhala. São os que costumo utilizar e são fáceis de encontrar em lojas online e não só!

Esta receita é bastante simples e prática, a vantagem é que resiste bem ao frigorifico e pode ser sempre “reciclada” numa outra receita.

Para o meu seitan à alentejana vou precisar de:

400 g de batatas cortadas aos cubos
Gluten de trigo (1 chávena)
2 dentes de alho
1/2 copo de vinho tinto (ou branco)
pickles
Azeite qb
1 colher de sopa de massa de pimentão
Sal e pimenta
1 caldo de legumes

Preparação:
Começa por cortar as batatas aos cubos e coloca-as em água, seca-as e coloca no forno a assar, mexendo de vez em quando.

Seitan
Numa taça adiciona o glúten de trigo
Numa outra os dentes de alho picados, o vinho, massa de pimentão, sal e a pimenta.
Mistura tudo com o glúten de trigo e para esta mistura é preciso um pouco de paciência, o glúten vai separar-se e é preciso retirar e mexer fora da calda para formar uma bola
Coloca o caldo de legumes num tacho com água e deixa dissolver. De seguida coloca a bola de seitan no tacho e deixa cozinhar cerca de 40minutos.
Corta o seitan em pequenos pedaços e numa frigideira salteia o seitan com azeite até ficar tostado.
Coloca numa taça de servir, juntamente com as batas, e decora com coentros (esqueci-me) e pickles!

Vego

Escreva uma resposta ou comentário