250 Touros bravos vão ser abatidos em Idanha-a-Nova


Actualização 3 de Novembro de 2012
Idanha-a-Nova optou pela via mais fácil e cruel. Na segunda feira 5 de Novembro de 2012 irá começar uma operação de “acantonamento e abate” de touros em Segura que se prevê durar até ao final do mês de Novembro. Para esta operação de matança irão entrar em acção os militares da GNR. É com muita tristeza que publicamos estas palavras, uma vez que nos parece um treino sádico por parte de quem vai participar nele.

6 de Outubro de 2012
Em Idanha-a-Nova existem cerca de 250 touros bravos à solta, vítimas de uma disputa antiga entre um veterinário e a população da aldeia. Após várias denúncias de populares e de dois ataques, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária  está a preparar uma batida para abater os Touros. A batida é uma método que consiste em afugentar os Touros bravos,com a ajuda de homens e cães, para uma zona de atiradores.

A situação de abandono dos animais já se arrasta desde o ano 2000, altura em que um veterinário adquiriu várias propriedades em Idanha-a-Nova. Porém este veterinário não foi bem acolhido pela população da aldeia, que não viu com bons olhos a sua chegada, chegando mesmo a destruir as vedações da propriedade para que os animais que tinha pudessem fugir. Como resposta, o veterinário adquiriu Touros. O auge da disputa deu-se quando o antigo presidente da junta, em entrevista a um jornal regional, ameaçou de morte o veterinário. A partir deste momento o proprietário começou a requerer protecção policial à GNR, cada vez que se dirigia à quinta. Como tal não foi concedido e achando que não tinha condições de segurança para tratar dos animais, deixou de se dirigir à quinta e como consequência, de tratar dos animais. Com o passar do tempo e com a falta de manutenção as vedações começaram a ficar degradadas e os animais conseguiram fugir, expandido o seu território.
As denúncias da população sobre as invasões dos touros na aldeia e de dois ataques (um idoso e um caçador que ficaram felizes) levaram a que fossem estudadas formas de eliminar os touros.  No inicio do verão foi planeado capturar os touros para abate em matadouro, mas a acção nao foi concretizada, já que não se conseguiu capturar os animais. Em setembro foram chamados os militares das Operações Especiais da GNR, para abater os animais em campo, acção que foi suspensa para reavaliação pelo Ministério da Agricultura. Neste momento está a ser preparada uma acção de caça por parte da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária para abater os Touros que continuam soltos.
Da nossa parte acreditamos que possam existir alternativas ao abate sádico e cruel de animais que está a ser preparado. Mais uma vez os animais ficam a perder numa disputa entre homens, na qual eles ficaram sem protecção por parte de quem devia cuidar deles.

2 comments

  1. Graças ao ódio entre as pessoas os animais é que sofrem???

    Responder
  2. QUE ABSURDO A QUE PONTO CHEGOU O DESFECHO DESTA HISTÓRIA. SERÁ QUE MAIS UMA VEZ OS TOUROS VÃO SER CRUELMENTE MORTOS? AS PESSOAS DESTE LOCAL PERDERAM A VERGONHA NA CARA, AO INVÉS DE APOIAR O VETERINÁRIO AINDA QUEREM MATÁ-LO. QUE PAÍS É ESSE SEM LEI E SEM ORDEM? SÓ SE HOUVE FALAR EM MATANÇA DE TOUROS BRAVOS. AFINAL EU ACHO QUE AÍ QUEM É REALMENTE BRAVO SÃO AS PESSOAS QUE PRATICAM TODO E QUANTO É TIPO DE CRUELDADE SEM SER PUNIDOS. PORQUE NÃO SE REUNEM PARA UMA SOLUÇÃO PACÍFICA. A MISÉRIA ESTÁ TÃO GRANDE QUE AS AUTORIDADES NÃO CONSEGUEM TER CONDIÇÕES DE RESOLVER ESTA SITUAÇÃO. QUE VERGONHA !!!

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário