Agosto 24 2021 0Comentários

Vinho vegan – o que é?

Portugal é um país de vinho e somos mundialmente reconhecidos por isso. Temos óptimos vinhos do norte ao sul do país e vinhos versáteis que se adaptam a todos os gostos e paladares.

Mas falar de vinho num blogue vegan pode parecer estranho, ainda para mais o vinho é vegan? É muito simples, para mim o vinho sempre fez parte do quotidiano, adoro relaxar à noite com um copo de vinho à noite enquanto vejo um filme, enquanto cozinho ou num encontro de amigos e família. É muito importante reconhecer que o vinho nem sempre é vegan, mas se antes utilizava a aplicação Barnivore para identificar os potenciais vinhos, licores ou bebidas espirituosas, hoje em dia a tarefa é mais facilitada com a certificação V-Label da AVP (associação Vegetariana Portuguesa).

Mas qual é a diferença entre o vinho vegan e não vegan?

A produção do vinho envolve várias etapas e o vinho resulta da fermentação do sumo de uva. Após a fermentação o vinho fica turvo naturalmente, carregado de matéria em suspensão ocorrida pela fermentação. Para clarificar ou “limpar” o vinho são utilizadas proteínas que podem ser ou não de origem vegetal e é esta a fase crucial para definir se um vinho é adequado a vegans ou não. As proteínas mais utilizadas nesta fase de clarificação são a albumina de ovo, a caseína ou até mesmo gelatinas, sendo estas três de origem animal e por isso não podem ser utilizadas num vinho vegan.
Apesar de ainda ser muito comum a utilização de proteínas animais, muitas quintas já se preocupam em tornar os vinhos acessíveis a todos, utilizando proteínas vegetais para filtrar os seus vinhos.

O sabor do vinho vegan é diferente?

Claro que não! O sabor do vinho é exactamente o mesmo, a utilização da proteína vegetal não vai alterar o aspecto, o aroma ou sabor do vinho convencional, estes produtos são eliminados com a borra e não fazem parte do vinho.

Como escolher um vinho vegan

A escolha do vinho vegan pode ser feita de duas formas, através da aplicação barnivore (que já coloquei em cima), falando directamente com as quintas ou mais facilmente, virar a garrafa e ver o certificado Vegan V-Label. Depois é só procurar o vinho que se gosta mais seja tinto, rosé, verde, licoroso há um vinho para todos.

Que vinho vegan certificado existe

Um exemplo fácil de encontrar são os vinhos Quinta da Tapada do Barro brancos ou rosé que já tem o certificado vegan! Estes vinhos são uma excelente escolha para o verão porque são vinhos leves e frescos, ideais para acompanhar um piquenique ou um almoço de verão.

Apesar de produzir vários vinhos, a Quinta da tapada do Barro lançou este ano duas opções vegans, ou seja tal como está indicado no site da quinta ” Na vinificação e estágio apenas foram incluídos produtos de origem vegetal” além que também tema certificação da V-Label que também oferece mais segurança.

A Quinta da Tapada do Barro conta com 20 hectares de vinhas, onde são predominantes as castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Jaen, Tinta Pinheira, Malvasia-Fina, Malvasia-Rei, Cerceal Branco, Encruzado e Bical, que produzem vinho únicos e equilibrados com um excelente sabor e aroma.

Tags:

Escreva uma resposta ou comentário