Agosto 19 2015 14Comentários
post

Qual a diferença em ser vegetariano e vegan

queijo vegan

Existe muitas vezes a dúvida, sobre as diferenças entre um vegano e um vegetariano e também sobre o que define um vegetariano.

Hoje, numa conversa, surgiu essa questão. O que é um vegetariano e se o vegetariano come peixe. De facto existem muitos, que se intitulam de vegetarianos, mas continuam a consumir produtos de origem animal, incluindo peixe.

O vegetarianismo define-se pela exclusão de produtos animais da alimentação (carne, peixe, leite, ovos e derivados). Quando a vegetarian society começou-se permitir a inclusão de ovos, leite e derivados, Donald Watson sentiu a necessidade de separar os que queriam incluir estes produtos e os que queriam seguir o regime vegetariano puro. A palavra vegan deriva de veg(etari)an.

Ao contrário do que se possa pensar, o veganismo não é um regime alimentar, mas uma filosofia de vida, que não só exclui todos os produtos animais ou que possam ter causado sofrimento animal (vivissecção ) da alimentação, mas também do vestuário, cosmética, produtos para a casa,… A alimentação que o vegan segue é a vegetariana.

A alimentação vegetariana pode ser dividida nas seguintes categorias:

Ovo-lacto-vegetariano
A sua alimentação inclui lacticínios e ovos.

Lacto-vegetariano
Excluem os ovos da alimentação, mas mantém os lacticínios.

Ovo-vegetarianos
A sua alimentação inclui ovos, mas retiram os lacticínios.

Vegetarianos
Os vegetarianos não consomem produtos de origem animal, excluem as carnes, peixe, ovos, lacticínios, mel.

Frutívoros
Os frutívoros alimentam-se, como o nome indica, de frutas, grãos e sementes. A sua alimentação difere da vegetariana, uma vez que os frutívoros se recusam a consumir raízes e germinados.

Crudívoros
A alimentação crudívora é baseada se única e exclusivamente em alimentos crus, preservando as propriedades nutritivas dos alimentos.

proteína vegan

14 comments

  1. Gostei muito das seguintes informações
    Obrigada

    Responder
  2. Gostei muito das informações
    Obrigada

    Responder
  3. O leite materno é considerado, produto de origem animal ?

    Responder
    1. Olá Helio.
      Os humanos pertencem ao grupo dos animais, daí o leite materno ser de origem animal.

      Responder
  4. Hola obrigado por estas materia , minha pregunta e’ tengo 45 anos quero mudar minha alimentacao radicalmente comendo so frutas e verduras ,e’ possivel ? Isso pode afectar minha saude a largo tempo?

    Responder
    1. Olá Eduardo. Qualquer alteração deverá ser feita de acordo com as necessidades de cada um. É perfeitamente possível ter uma alimentação RAW, mas devemos ter atenção ao que o corpo nos pede e como é que ele responde às mudanças de alimentação. A mudança também deverá ser estudada, para que não ocorram carências.

      Responder
  5. Eu nao como carne vermelha, ovos leite e derivados mas como ave ( frango ou galinha) e peixe ( e nao como de agua salgada e nem frutos do mal) nao como mel.em qual desses grupos eu me encaixo, porque as pessoas me perguntam em q grupo eu me encaixo e eu nao sei responder me ajudem.

    Responder
    1. Olá Adryana, se come aves e peixe, não é vegetariana ou vegan. Consumir produtos de origem animal faz de si carnista, apenas escolhe consumir certas espécies em vez de outras.

      Responder
  6. Ola comecei agora a ler o seu blogue e estou adorar, ha muito tempo que ando com vontade de deixar comer alimentos de origem animal. Vou continuar a seguir para me ajudar nesta fase de iniciação.

    Responder
    1. Obrigada Claudia, qualquer dúvida que tenhas, não hesites em questionar :)

      Responder
  7. Obrigada. Estou fazendo um trabalho pelo colégio positivo sobre alimentação vegana e gostei muito do site.

    Responder
  8. Obrigada pelas informações!!

    Responder
  9. Simples e elucidativa explicação

    Responder
  10. Adorei o site

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário