Março 22 2017 1Comentário
mousse-aquafaba-vegan

Mousse Vegan Aquafaba e Chocolate (com vídeo)

Já andava a “namorar” a mousse vegan de aquafaba há algum tempo, confesso que me sentia um pouco incrédula em relação à sua consistência e sabor.

Apesar de já ter experimentado a aquafaba em merengue ou suspiros estava reticente em relação à mousse. Será que ficaria bem? A mousse de abacate que costumo fazer é doce e suave, muito parecida com um creme, mas lembro-me da mousse da minha Mãe (que leva ovos) ter corpo e ficar de pé na colher e era esta a textura que procurava.

A receita da mousse é bastante simples e a base são dois ingredientes apenas, a água de cozer o grão de bico ou se for de conserva, a água que vem na latinha ou frasco de vidro. Se gostares de sobremesas mais doces, podes acrescentar uma colher de agave ou outro adoçante à escolha e uma colher de chá de extrato de baunilha para suavizar o sabor.

Mousse Vegan de Chocolate e Aquafaba

Ingredientes

200 gramas de barra de chocolate vegan
1/2 copo de aquafaba

Preparação
Num recipiente derreter o chocolate em banho maria (podes acrescentar o adoçante e a baunilha nesta fase).

Com a ajuda de uma batedeira, bater a água do grão até ficar tipo clara de castelo, sem se desmanchar.

De seguida mistura-se uma parte do chocolate com uma parte da “clara de aquafaba” para suavizar o chocolate. Quando a mistura estiver homogénea, junta-se a aquafaba restante e mistura-se bem. De seguida é só separar por taças e deixar no frio até à hora de servir.

Agora é só provar e deliciar-se.

A mousse conserva-se durante um dia sem que o chocolate se separe da água do grão.

Podes ver a receita passo a passo através do vídeo que coloquei no canal do youtube

loja vegetariana

1 comment

  1. Gostaria de receitas de doces que eu pudesse fazer com poucas calorias e que me sentisse saciada com a vontade de doces, e receitas de refeições completas de um almoço.

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário